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Entenda o que é o Buzz Marketing

Por que Buzz Marketing é uma estratégia importante?

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O Buzz Marketing é uma das principais estratégias quando o assunto é chamar atenção do cliente. De modo geral, podemos entender essa técnica como uma forma organizada e altamente planejada de obter impacto com o público-alvo certo de qualquer tipo de marca.

Mas porque isso é tão importante? Em primeiro lugar, a atenção move a forma como as pessoas consideram uma empresa, isso porque ela se torna o centro das conversas.

Geralmente a empresa trabalha previamente um assunto que pode ser interessante para o público, fazendo com que dentro dessa comunicação existam gatilhos que tornem a peça e a própria marca relevantes com o público em geral, mas especificamente com seus clientes.

Um bom exemplo disso é quando uma empresa de óculos de proteção com grau, por exemplo, faz um comercial falando sobre seu produto, de forma relacionada com um tema considerado tabu.

Essa situação faz com que as pessoas passem a comentar sobre a marca, e principalmente, comecem a ser atingidas de forma positiva pelo item que ela entrega.

Sobre mais formas de entender buzz marketing, saiba mais no artigo a seguir, onde além de seu significado, vamos falar sobre seus principais pontos de gatilho e a vantagem que ele agrega para empresas dos mais variados segmentos de atuação.

O que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing pode ser entendido, seguindo a tradução da palavra, marketing de comentários ou de burburinhos, algo que pode ser compreendido pela quantidade de relevância e movimentação entre muitas pessoas sobre algo que a marca fez.

Para entender melhor esse conceito, basta olharmos para algumas ações de marcas, consideradas icônicas e super conhecidas, mesmo com o passar dos anos e evoluções.

Você provavelmente já deve ter visto alguma campanha na internet ou presencialmente, ou até mesmo um comercial de televisão de uma marca, em que a temática e toda a produção chamou bastante atenção, fazendo com que pessoas comentassem o assunto entre si.

Provavelmente o assunto e toda estrutura comunicacional por trás dessa peça teve alto índice de planejamento, entregando ao público algo que de fato o surpreendesse.

O buzz marketing é justamente isso, uma estratégia voltada para chamar a máxima atenção do público, pensada milimetricamente para gerar comentários, pela sua alta forma de utilização de gatilhos, mas tendo principalmente uma relação certa com seus clientes.

É um pouco diferente das estratégias de marketing viral feitas por uma empresa de, por exemplo, higienização do ar condicionado, afinal, o buzz marketing não tem foco em todas as pessoas.

Pode não parecer, mas a idealização dessa estratégia conta com a atenção conquistada de pessoas que de fato são consideradas compradoras da marca, ou seja, aqueles clientes em potencial, que entram em contato com a ação e se sentem impulsionados à compra.

Isso só acontece a partir de uma alta dose de planejamento e de foco da marca, que se preocupa, primeiramente, em conhecer de fato as pessoas que vão entrar em contato com a campanha a ser realizada pela marca de, por exemplo, máquina de alinhamento 3D.

Para tal, é imprescindível se conectar com os gatilhos que interessam esse público em especial, ou seja, focar no que de fato vai fazer efeito dentro de um contexto.

Outro ponto de importância para quem começa a colocar em prática o buzz marketing: lembre-se, de considerar alguns pontos relacionados principalmente à ética e ao bom senso.

Claro que o foco principal é aparecer, tornar-se relevante dentro de um público de aluguel de carro para noiva considerável e, especialmente, ser o comentário dentro de um entendimento que aquela comunicação feita pode ser considerada relevante.

Mas ainda assim, é preciso deixar de lado qualquer forma de atenção que possa parecer desrespeitosa e principalmente preconceituosa, visto que a ideia pode acabar se tornando negativa para o lado da empresa.

Por que ele é importante para uma marca?

Ao falarmos mais sobre a importância do buzz marketing, o primeiro ponto é justamente a atenção recebida pelo público, ainda mais em uma época de mercado em que, através do impulso da internet e das redes sociais, a concorrência é algo que pode ser um problema.

Por isso, em meio a um público e uma área de trabalho tão grande, como no ramo de alarme para casa, obter um pouco do tempo das pessoas pode ser decisivo para o negócio.

Outro ponto é a forma como as pessoas conseguem determinar mais sobre sua marca a partir de alguns sentimentos provocados dentro da ação. Essa questão é mais uma maneira de entender como é importante elaborar ações que de fato despertem gatilhos.

Um bom exemplo disso é o comercial de uma marca de peças para carretas, que a partir de uma contação sobre a história da marca, passando por seus desafios e sucessos, acaba emocionando os espectadores da ação e conectando-os com aquilo que ela agrega.

Essa pode ser considerada uma oportunidade essencial para empresas fazerem seu contato com maior ênfase com o público, trabalhando especialmente sua importância.

Por fim, um ponto de relevância e que se torna essencial para que muitas marcas escolham o caminho do buzz marketing é o custo-benefício que essa ação pode agregar. Não é preciso gastar muito para comunicar, basta elaborar algo de forma criativa.

Por exemplo, uma empresa de transporte dedicado pode colocar uma campanha no ar, por meio das redes sociais, sem gastar com produções exageradas ou algo do tipo.

Pelo contrário, tendo uma ideia relevante e potente, é possível fazer com que o público olhe para a empresa e seja impactado de forma tão boa quanto em uma ideia altamente prensada, produzida e veiculada nos principais meios de comunicação.

Os principais gatilhos do buzz marketing

Até aqui entendemos um pouco mais sobre como buzz marketing tem a principal função de impactar o público-alvo de uma empresa, principalmente por meio de sentimentos e sensações, que agregam identificação e principalmente, provocam ao máximo a pessoa.

No entanto, para chegar de fato neste resultado, muitas empresas costumam utilizar como pontos de interesse alguns gatilhos, considerados essenciais para chamar atenção.

Abaixo vamos ver alguns deles, onde você vai entender melhor se de fato já foi impactado com uma campanha desta, feita por, por exemplo, uma empresa de tacógrafo digital vdo.

Tabu

Um tabu é considerado um assunto relacionado especialmente com a atenção, onde, para muitos, torna-se difícil conversar sobre, ou até mesmo ter a coragem de citá-lo, principalmente para criticá-lo dentro de uma utilização na sociedade.

Sobre isso, alguns dos principais podem ser:

  • Aborto;
  • Machismo;
  • Sexualidade; 
  • Drogas;
  • Dentre outros.

O foco não é abordar essas questões como erradas ou certas, cada uma em seu contexto. Mas sim levantar discussões sobre caminhos diferentes, e principalmente, fazer com que as pessoas sejam tocadas por esse assunto, sendo surpreendidas positivamente.

Engraçado

Você provavelmente se lembra de algum tipo de campanha de uma marca onde o conteúdo foi considerado hilário, provocando risadas e fazendo com que muitas pessoas comentassem ou compartilhassem entre si, sempre trazendo para um lado positivo.

Esse é um dos principais pontos quando falamos de buzz marketing, e quase sempre é uma estratégia que pode trazer resultados agradáveis para a marca.

Segredo

É comum do ser humano que ele tenha uma propensão para a curiosidade, ainda mais quando um segredo pode ser revelado. Isso faz com que dentro do buzz marketing a formação de uma informação a ser revelada gere muita movimentação.

Por exemplo, uma marca de roupas pode começar a movimentar campanhas sobre uma parceria, e fazer com que as informações sejam repassadas em uma grande ação.

Incomum

Tudo que é incomum nos traz tanto a novidade, em relação ao assunto, como uma surpresa sobre nossos sentimentos com aquela questão. Para marcar o ideal é fazer ações de buzz marketing que agreguem algo de novo, diferenciado e principalmente impactante.

Para tal, nada melhor do que trabalhar fortemente a criatividade e a inovação, sempre tentando se diferenciar e mostrar o que geralmente ninguém faz.

Chocante

O chocante também é considerado uma forma incomum, mas tendo uma ênfase muito maior na surpresa, e no verdadeiro choque que alguém tem ao entrar em contato com essa comunicação.

No buzz marketing isso pode ser visto quando uma empresa faz uma revelação improvável, ou fala sobre um assunto com ênfase na provocação máxima de sentimentos.

Considerações finais 

De modo geral, o buzz marketing pode ser considerado uma verdadeira forma de fazer com que a marca se torne ainda mais relevante para seu público, agregando pontos que, além de trazerem a surpresa e a diferenciação, chamam a atenção necessária.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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