Eu acredito em um futuro híbrido
Marcelo Trevisani Foto Divulgação |
Na pandemia dois sentimentos afloraram nas pessoas: a incerteza e a insegurança. Questionamentos como para onde vamos, como ficaremos e quando tudo isso terminará são os mais frequentes. Já no mundo corporativo, uma das grandes dúvidas é como será o futuro do trabalho?
O distanciamento social levou vários
profissionais ao modelo de trabalho em casa, já com a expectativa de saber qual
será o modelo de trabalho mais adequado. É nítido percebermos como os
colaboradores almejam por uma definição sobre este tema e seus líderes precisam
corresponder à essa expectativa.
Acredito que no momento que estamos, se
uma empresa ainda não adotou o sistema híbrido de trabalho, com revezamentos
semanais, certamente fará isso a curto prazo. Isso é uma tendência que, a meu
ver, chegou para ficar. Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV)
revelou que, no Brasil, 1 em cada 10 pessoas que responderam a pesquisa deixou
o emprego voluntariamente durante a pandemia. Destas, 29% precisavam de mais
flexibilidade de horário ou de local de trabalho (por exemplo, capacidade de
trabalhar remotamente para lidar com as demandas da família). Para mim, se o
modelo híbrido veio com força para permanecer entre nós, é fundamental que as
empresas se reorganizem para que este formato tenha excelência em sua execução.
E a transformação digital nos modelos de negócio e nos relacionamentos é uma
positiva consequência disso.
Além disso, pesquisas indicam que embora
possa haver um aumento na produtividade de seus colaboradores neste modelo, é
ainda mais importante que as empresas olhem para o lado mais humano de seus
funcionários. O número de pessoas que desenvolveram transtornos como a
ansiedade, por exemplo, durante a pandemia, aumentou fortemente. Segundo uma
pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos
meses de maio, junho e julho de 2020, cerca de 80% da população brasileira
tornou-se mais ansiosa em relação à pandemia. E essa ansiedade pode impactar
diretamente a forma de trabalho das pessoas. Então, assim como todos estão se
esforçando para entregar o melhor resultado, é fundamental que as companhias
enxerguem esse desempenho e forneçam condições para alcançarem os objetivos e
metas desejados.
A relação entre a empresa e o
colaborador, na minha visão, precisa ser sempre uma via de mão dupla. Se você,
como líder, motiva seu funcionário, o faz sentir-se incluso, olha por ele, pode
ter certeza de que os resultados tendem a ser melhores. E você, colaborador,
tenho certeza que estar em um local que te acolhe, percebe e inclui, certamente
essa sensação te ajudará e dará mais energia para um bom trabalho.
A chave para um futuro híbrido, no qual as experiências mediadas pela tecnologia e as nossas atividades de trabalho presenciais sejam harmonicamente integradas está na junção entre a comunicação e a tecnologia. Um futuro em que agilidade, velocidade e entrega de valor, tanto para os colaboradores quanto aos clientes, são cruciais.
Por isso, precisamos compreender como a tecnologia como Cloud, Data e IA para impulsionar o crescimento de negócio, dar insumos para as equipes colaborarem de uma forma híbrida e integrada, automatizar os fluxos de trabalho, diminuindo custos e acelerando o Time to Market serão capazes de transformar a incerteza vivida por esses dias de mudanças e incertezas. Eu acredito nisso, e você?
Marcelo Trevisani é CMO da IBM Brasil.
Nenhum comentário