Fintechs: como podem ajudar sua vida financeira
Meta Description:
Você sabe o que são fintechs? Vou tirar todas as suas dúvidas sobre essas empresas para você fazer transações confiáveis! Vem comigo.
Texto:
Foto: Pixabay
Você provavelmente já ouviu falar em fintechs. Mas sabe o que significa exatamente este termo e como essas empresas podem ajudar consumidores e outros negócios?
Para esclarecer essas questões, fizemos este texto explicando o que são fintechs, se elas são seguras e quais as principais modalidades de soluções que elas oferecem.
Então continue esta leitura para entender mais sobre a revolução das fintechs no mercado brasileiro.
Tecnologia e finanças: o que são as fintechs?
A palavra fintech surgiu da combinação dos termos “financial” e “technology”. Ou seja, representa a junção de tecnologia e finanças.
Fintechs são empresas, geralmente startups, focadas em oferecer soluções financeiras inovadoras e atuais. Além disso, elas utilizam a tecnologia como sua aliada. Esse é um dos principais diferenciais das fintechs em relação às empresas mais tradicionais do mercado financeiro.
Alguns exemplos dessas soluções que as fintechs oferecem são cartões de crédito, empréstimos, seguros e contas digitais. E esses serviços abrangem tanto pessoas físicas como clientes finais quanto empresas e grandes negócios.
Como elas facilitam a vida financeira?
As fintechs facilitam a vida financeira através da combinação de tecnologia, foco na experiência do consumidor e baixo custo.
Elas eliminam a burocracia e as restrições que os bancos tradicionais impõem. Isso possibilita a inclusão financeira de pessoas de baixa renda ou empresas pequenas.
Soluções para empresas
As fintechs criam soluções para empresas buscando reduzir custos, melhorar a gestão financeira e simplificar transações bancárias. Tudo isso com o auxílio da tecnologia e através de inovação.
Alguns exemplos de serviços prestados são a automação de processos, contabilidade e concessão de empréstimos.
Soluções para o consumidor
Já para o consumidor, o foco de uma fintech financeira é funcionar como um banco moderno através de conta digital e cartão de crédito. Além disso, elas também oferecem crédito como empréstimos.
Para conquistar clientes, essas empresas trabalham com aplicativos de smartphone completos e pouco burocráticos em que o cliente consegue fazer quase tudo, como simular empréstimo, pedir aumento do limite do cartão e até investir seu dinheiro. Isso foi uma verdadeira revolução das fintechs.
Afinal, as fintechs são seguras?
Como são empresas relativamente novas, muitas pessoas têm dúvidas se fintechs são seguras.
Primeiramente, quando falamos em movimentações financeiras, você sempre deve investigar sobre a instituição com a qual está negociando para ter a certeza de que colocará o seu dinheiro em uma empresa séria.
O maior risco não é o de a empresa quebrar, e sim de se tratar de uma fraude. Mas não se preocupe porque as fintechs consolidadas no mercado são seguras e irão ajudar você com soluções financeiras.
Quais as principais modalidades?
Já comentamos que as fintechs oferecem diversas soluções digitais. Então agora vou te apresentar as principais delas.
Fintechs de crédito
As fintechs de crédito oferecem empréstimo tanto para consumidores quanto para empresas. Elas buscam ser mais atraentes do que os bancos tradicionais através da diferenciação e com ofertas e serviços sem burocracia, mais flexibilização e melhores condições de pagamento.
Algumas fintechs oferecem empréstimo para negativado, por exemplo, o que bancos tradicionais não costumam fazer.
Bancos digitais
Outra modalidade bastante comum são os bancos digitais. Essas são aquelas fintechs que funcionam como bancos 100% online e você pode fazer transações tanto pelo site quanto pelo aplicativo da instituição.
Mas, se precisar sacar dinheiro, geralmente você pode usar algum caixa da rede Banco24Horas. Os bancos digitais possibilitam transferências, pagamentos, o uso do cartão de crédito e, algumas vezes, só de ter o dinheiro em conta ele já rende de acordo com uma taxa de referência, como o CDI.
Fintechs de investimentos
Também existem as fintechs de investimentos. Com opções especializadas em renda fixa ou renda variável, elas ajudam os clientes a aumentarem seu patrimônio fazendo investimentos com alta rentabilidade e com os menores riscos possíveis.
A fintech entenderá o seu perfil para sugerir o investimento ideal em seu caso. Ou seja, você pode conservador ou mais ousado e a empresa saberá o que funciona para você, considerando também prazos e condições do investimento.
Fintechs de pagamentos
Além disso, existem as fintechs de pagamento. Elas são focadas no mercado de meios de pagamento para oferecer soluções inovadoras. Alguns exemplos são a PicPay, a Stone e a Mercado Pago.
Essas fintechs podem trabalhar com maquininha de cartão, adquirentes, subadquirentes. Enfim, elas podem atuar em todos os processos que envolvem pagamentos.
Considerações finais
Saber o que são fintechs é o primeiro passo para entender as diferentes modalidades que existem e como aproveitar as soluções que essas empresas oferecem da melhor forma.
Unir tecnologia às soluções financeiras é uma tendência cada vez mais forte no Brasil para diminuir a burocratização e obter melhores produtos financeiros.
Por isso, aproveite a revolução das fintechs para obter empréstimo, fazer o seu dinheiro render ou até criar conta em um banco digital.
Nenhum comentário