Live commerce: Pioneira no conceito "bed in the box" no Brasil, Zissou faz estreia em novo formato de vendas
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E agora se prepara para mais um desses momentos. Está estreando no mundo do live commerce, tendência de venda de produtos online em tempo real que está fazendo a cabeça das marcas e dos consumidores. Seu primeiro evento acontece no dia 07 de julho, na plataforma da Mimo Live Sales, empresa que inaugurou esse movimento no Brasil.
De acordo com o cofundador da Zissou, Ilan Vasserman, o interesse de partir para esse tipo de canal de venda já estava nos planos da companhia. "Como nascemos no universo digital, estamos sempre atentos ao que acontece no mundo. E observamos o comportamento dos consumidores asiáticos, que cada vez mais estão usando esse formato de compras".
E ele tem razão. Somente na China - considerado o berço do live commerce - esse mercado movimentou em 2020 cerca de US$ 200 bilhões, de acordo com estimativa da consultoria especializada Research and Markets. E por lá, já foi vendido de tudo por essa modalidade - desde simples acessórios a imóveis, carros e até foguete.
No Brasil, a CEO da Mimo Live Sales, Monique Lima, destaca que a variedade de produtos também é grande. "Já fizemos mais de 80 lives de diversos segmentos e a performance é sempre muito boa, o live commerce se adequa a qualquer segmento", reforça.
No caso da Zissou, a empresa levará colchões, travesseiros, lençóis e duvets cheios de design e tecnologia para serem vendidos ao vivo através da tela de um computador, smartphone ou tablet. Farão parte do catálogo virtual os colchões tecnológicos da linha Coral e Blue, que trazem diferenciais como sistema de conforto com viscoelástico e látex, que proporciona equilíbrio e molda à curvatura do corpo, além da tecnologia "deep freeze plus" na coleção Blue, que oferece resfriamento térmico, mantendo o corpo na temperatura ideal para um sono mais profundo.
Juntam-se aos colchões - que contam com cinco medidas: solteiro, solteiro especial, casal, queen e king size - um modelo de travesseiro, lençol e duvet, que também têm diversos apelos tecnológicos em prol do conforto.
Durante a live, a Zissou vai trazer uma série de surpresas para quem estiver assistindo, incluindo descontos que nunca foram praticados nos produtos da marca, que são trazidos dos Estados Unidos.
"O comportamento do consumidor é muito ‘on demand’. É sempre importante oferecer algo especial que não está disponível nos outros canais de compra. Aspectos que atraiam o consumidor para parar tudo o que está fazendo para assistir a live", aponta Monique.
Aguçar os sentidos
Até o momento, não se sabe de marcas de colchões que encararam o desafio de vender o produto por meio do live commerce - a Zissou está puxando a fila, de forma disruptiva. O desafio é significativo, pois a grande maioria das pessoas gosta de tocar e testar o colchão antes de fechar a compra.
De acordo com Vasserman, o grande pulo do gato para aproveitar bem a oportunidade de comercializar os produtos da marca pelo live commerce é proporcionar uma experiência visual para despertar o lado sensorial dos consumidores.
Para isso, as influenciadoras parceiras da marca, Karol Pinheiro e Maqui Nobrega, que comandarão a live, serão responsáveis por mostrar detalhes dos produtos, como densidade, tamanho, textura, medidas, além de tirar todas as dúvidas ao vivo dos internautas. "Nós recebemos muitas dúvidas sobre os produtos pelos nossos canais que podem ser facilmente esclarecidas ao vivo", diz o cofundador.
Além disso, o evento contará com a geração de conteúdo sobre o assunto que tem tudo a ver com a bandeira defendida pela marca: a importância de ter um bom relacionamento com o sono para alcançar bem-estar.
Além disso, o evento contará com a geração de conteúdo sobre o assunto que tem tudo a ver com a bandeira defendida pela marca: a importância de ter um bom relacionamento com o sono para alcançar bem-estar.
O cenário escolhido para a live da Zissou é estratégico para tornar a experiência ainda mais envolvente. O evento acontecerá na Casa Zissou 3.0, flagship da marca que recentemente ganhou uma nova roupagem por meio do trabalho do arquiteto Guto Requena. Para se ter ideia, as paredes do espaço são decoradas com o papelão utilizado na fabricação das caixas e traz as cores da marca em degradê.
Além disso, conta com vários espaços privados com os colchões e os demais produtos da marca para que o consumidor possa desfrutar de um ambiente propício para curtir uma verdadeira experiência de sono. As demonstrações dos produtos serão nesses espaços.
Presença online avança e provoca mudanças no varejo
Com a pandemia, a Zissou viu sua penetração no e-commerce avançar. As vendas no site da marca cresceram mais de 70% com a conquista de um novo público que acabou se dobrando às compras virtuais. Mas, quem quer conhecer de perto os produtos antes de comprar pode ir à flagship e também os encontrará em 100 lojas da rede FastShop.
Com esse crescimento, a empresa decidiu apostar no live commerce, também atraída pelo retorno de vendas, que hoje na Mimo está na casa dos 10% ante 1% a 2% do e-commerce tradicional brasileiro.
Para Monique, outro ponto que depõe a favor desse formato de venda online é a própria experiência de compra. "O consumidor assiste a live, escolhe seus produtos e fecha a compra na mesma tela, sem precisar abandonar o evento para fazer o check-out".
Para Monique, outro ponto que depõe a favor desse formato de venda online é a própria experiência de compra. "O consumidor assiste a live, escolhe seus produtos e fecha a compra na mesma tela, sem precisar abandonar o evento para fazer o check-out".
A Mimo foi responsável por não somente fornecer a plataforma para a live da empresa, mas também forneceu uma consultoria completa para fazer o evento acontecer. Experiência é o que não falta, já que a startup - que também nasceu com DNA digital - já realizou mais de 80 lives desde o ano passado, quando foi fundada.
Pela ferramenta da empresa já passaram empresas de diversos segmentos - alimentos, bebidas, brinquedos, moda para vários tipos de público, incluindo grandes grifes, como Dolce Gabbana e Givenchy Beauty.
Pela ferramenta da empresa já passaram empresas de diversos segmentos - alimentos, bebidas, brinquedos, moda para vários tipos de público, incluindo grandes grifes, como Dolce Gabbana e Givenchy Beauty.
A Mimo oferece suporte e estrutura para um evento de sucesso, e, no final fica com um percentual das vendas realizadas durante a live.
Na expectativa, Ilan Vasserman, da Zissou, acredita que essa modalidade de venda veio para ficar e que não há separação entre o varejo físico e online. "O setor sempre foi híbrido, nunca acreditei na separação dos canais, pois o consumidor transita entre os dois mundos".
Serviço:
Live Shop Zissou
Quando: 07 de julho de 2021 (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h00
Onde: https://live.mimo.com.br
Live Shop Zissou
Quando: 07 de julho de 2021 (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h00
Onde: https://live.mimo.com.br
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