Outsourcing of Things: qual a influência sobre a gestão de negócios das empresas?
Sócio e CTO da Aluga.com explica como a Terceirização das Coisas pode beneficiar as companhias
Gustavo Pacca*
Entre as mais diversas nomenclaturas
para terceirização, o Outsourcing of Things (Terceirização das
Coisas) tem ganhado cada vez mais espaço entre os serviços. Conhecido
também pela sigla OoT, o modelo se aplica a possibilidade
de alugar ou contratar sob demanda qualquer produto ou serviço para o meio
corporativo ou para qualquer finalidade pessoal.
Tendo como teoria a evolução
natural da gestão dos negócios, o OoT é mais um resultado da intensa
transformação digital, em um mundo mais ágil e conectado. As companhias estão
cada vez mais atentas à inovação tecnológica e isso faz com que a procura por
uma boa infraestrutura de tecnologia aumente. A intenção
do Outsourcing of Things é ajudar empresas que
desejam otimizar seus negócios, com produtos, serviços e equipamentos mais
modernos e atualizados, que auxiliem no desempenho da empresa e de seus
funcionários.
De acordo com a consultoria IDC, até
2024, 70% das empresas latino-americanas vão rever seu relacionamento com
fornecedores e parceiros para melhorar a execução de estratégias
digitais e para a implantação generalizada de recursos e operações autônomas de
TI. Isso significa que a procura por empresas que prestam serviços de
terceirização irá alavancar, principalmente no que diz respeito à equipamento
de tecnologia.
Principais
benefícios do outsourcing para as empresas
Ter acesso a melhores serviços
e produtos por um menor investimento é um dos principais
benefícios para empresas que optam pela terceirização, principalmente para
companhias em rápido crescimento que precisam de verba para
alavancar outros setores próximos à atividade principal da empresa.
No caso de empresas que
oferecem outsourcing de logística, aquisição e manutenção de TI, seus
serviços farão mais sentido para pequenas e médias empresas, que
se beneficiarão ao não precisar contratar um terceiro agente para realizar a
manutenção dos equipamentos. O processo de aquisição costuma ser rápido,
mas a manutenção é um trabalho recorrente e que precisa ser feito de modo
eficiente. Dessa forma, esses serviços trazem agilidade e prontidão.
Ao contratar o serviço de outsourcing, a
empresa terá sempre equipamentos atualizados e a possibilidade de renová-los ao
fim de cada contrato. Rapidez e qualidade são pontos a serem levados em
consideração ao assinar contrato. Esses diferenciais justificam o custo
adicional ao longo prazo para empresas que têm o capital disponível para
compra.
Reduzir a necessidade de contratar novas
pessoas para desempenhar o serviço que a empresa contratada fornece é uma das
ajudas que a terceirização oferece para a gestão de negócios das
empresas. Contratação, onboarding e manutenção de um setor são mais burocráticos
e levam mais tempo quando comparado à contratação
de serviços de outsourcing, por isso torna-se vantajoso.
Antes de contratar uma empresa
terceirizada, é importante definir o segmento do
negócio, avaliar as atividades mais relevantes dentro da
cadeia de valor, analisar o custo total dessas ações e
o relacionamento com os fornecedores compatíveis com o tipo
de negócio. Isso auxiliará a empresa a definir qual serviço poderá ser
feito por funcionários internos e quais demandas precisarão de serviços
terceirizados.
Pandemia
e a busca por serviços de outsourcing de TI
No contexto atual, com a pandemia de
COVID-19, lidar com a logística e manutenção de equipamentos em home office é
uma complexidade ainda maior. Isso resultou em maior procura pela locação
de serviços e equipamentos, visto que as empresas necessitam de
mais otimização de processos nesse momento.
De forma geral, a disparada na
procura foi mais significativa em momentos em que houve o aumento do
dólar. Isso explica parcialmente a relação entre compra e locação dos
equipamentos, em que, quanto maior for o valor de aquisição, mais as
pessoas procuram pelo aluguel.
A diferença na pandemia é que as
empresas precisaram lidar com a entrega, retirada e manutenção dos equipamentos
que estavam na casa dos funcionários. Com a terceirização, as companhias
não precisam mais se preocupar com essa logística, já que a empresa contratante
será responsável por esse processo.
*Gustavo Pacca, sócio e CTO da Aluga.com
Sobre a Aluga.com: Fundada em 2012, a Aluga.com é especializada em locação de equipamentos de TI. Seus
fundadores possuem vasta experiência de mercado de hardware e acreditam na
importância da rapidez, desburocratização de processos e, principalmente,
qualidade da prestação de serviço aos clientes. Possui escritórios no Rio de
Janeiro e em São Paulo e atende a clientes de boa parte do Brasil. São
dedicados à flexibilidade e a praticidade para negócios através da locação.
Para saber mais acesse: https://aluga.com/
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