Padaria Pet supera 20 unidades no Brasil
Com valor inicial de R$85 mil, quiosque é o novo modelo de negócio da marca pet; Rede de franquia registra crescimento de 200% em 2020
A Padaria Pet, rede de franquias e
produtos gourmet para cães e gatos, acaba de chegar a 22 unidades espalhadas
pelo Brasil. A marca pet que, só em 2020 cresceu 200% pelo número de franquias,
agora está presente em três regiões do país: Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste,
além de mirar sua expansão em novos formatos de negócios como quiosques.
O mercado pet é destaque entre as opções
de investimentos para os empreendedores, devido às inovações de produtos e
serviços para os amigos de quatro patas. Somente em 2020, o faturamento do
setor chegou a R$40,8 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil.
Para Arquelau So, Diretor de Expansão da
Padaria Pet, todo processo de abertura e operacionalização de um negócio é uma
curva de aprendizado, principalmente para aqueles que não possuem experiência
no varejo, nem tampouco no mercado pet. “Um dos maiores desafios é a gestão,
porque muitos empreendedores se preocupam apenas em realizar as tarefas que
mais gostam, deixando de lado o gerenciamento financeiro, gestão de pessoas e
controle de estoque, setores importantes para o bom funcionamento da empresa”,
explica.
No primeiro semestre de 2021, a empresa
pet inaugurou mais três franquias, nas cidades de Recife, Fortaleza e Rio
Verde. Além disso, mais cinco unidades serão abertas nos próximos meses, sendo
duas delas na região Sul.
Para crescer, a marca optou por
implantar novos formatos de negócios. O destaque está por conta do quiosque,
com área mínima de 6 m² e valor de investimento inicial a partir de R$85 mil,
preço no qual já inclui a montagem da unidade e o estoque inicial. Já as
franquias em formato de lojas físicas têm o valor inicial de R$150 mil e podem
chegar até R$300 mil com lucros entre 13% a 17%.
Os públicos dos dois modelos de negócios
tendem a ser diferentes, os clientes que frequentam as lojas de rua,
normalmente, são moradores da região. Já em shoppings, existe uma diversidade
maior de perfil do público, sendo uma mescla de pessoas residentes na região e
moradores de outros bairros ou outras cidades. “Essa diferenciação de público
pode ser determinante nas estratégias que o franqueado deve adotar, sobretudo
nos produtos a serem oferecidos no local, além do foco em serviços ou produtos,
atividades e parcerias que o franqueado venha a realizar para atrair o público
e inclusive nas campanhas de marketing”, comenta Arquelau.
Apesar do impacto causado pela pandemia,
a Padaria Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de
2021, além de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e
outros acessórios.
Inovação na alimentação pet
O Brasil conta com quase 140 milhões de
animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de
Alimentos para Animais de Estimação (Abinpet). Do número total, 54,2 milhões
são cães, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes, além de 39,8 milhões
de aves.
O setor pet é um dos mais promissores
pelo crescimento no número de animais nos lares durante a pandemia e os tutores
passaram a conviver mais tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do
consumo de alimentos, artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi
elencada como serviço essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande
se comparado a outros setores do varejo.
Com o objetivo de trazer uma alimentação
ainda mais saudável para os pets, assim como dos humanos, a Padaria Pet acaba
de lançar a linha de comidas naturais, com cinco sabores diferentes: risoto de
frango à moda do rei, arroz carreteiro, frango supremo da fazenda, carne de
panela com legumes e risoto premiado do chef - para gatos. Os produtos não
contêm conservantes artificiais, sem necessidade de manter congelados e podem
ser encontrados nas unidades da Padaria Pet.
Sobre Padaria Pet
Em 2011, ao retornarem de uma viagem aos
EUA, os irmãos Rodrigo e Ricardo Chen perceberam um mercado promissor em
ascensão, mas carente da experiência que a Padaria Pet oferece. Igualmente aos
americanos, os brasileiros também humanizaram o tratamento de seus pets,
tratando-os como membros da família. Assim, o conceito da marca é transmitido
até hoje em toda sua rede, que já conta com vinte lojas e produz mais de 100
toneladas por ano entre petiscos e tiras de carnes, além de outros alimentos
para cães e gatos. Para abastecer suas lojas, franquias e mais de 600 petshops
no Brasil, a Padaria Pet tem um centro de distribuição localizado em Cotia (SP)
com 8 mil metros quadrados. Saiba mais: www.padariapet.com.br
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