Produtores rurais aguardam com expectativa volta dos eventos presenciais, mostra 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural
Foto/Divulgação Agrishow |
A pandemia mudou a
realidade dos eventos agropecuários. Dias de campo, feiras, exposições,
congressos e outros se tornaram virtuais. “Os produtores rurais continuam
preferindo os eventos técnicos e comerciais, porém aguardam com expectativa as
edições presenciais. A 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural identificou
que 39% dos agricultores e criadores foram a eventos presenciais antes da
pandemia e que 58% deles pretendem ir no futuro. Essa resposta foi praticamente
unânime: os produtores rurais desejam a volta dos eventos presenciais”, aponta
Ricardo Nicodemos, vice-presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural
e Agronegócio (ABMRA) e coordenador da Pesquisa, o mais amplo levantamento do
perfil dos produtores, incluindo seus hábitos de mídia, compra e conectividade,
entre outros.
A pesquisa também
constata o avanço das ferramentas de comunicação no campo: 94% dos produtores
têm smartphone, contra 61% na pesquisa anterior, realizada em 2017. Outro ponto
importante é a maior oferta de internet no meio rural, disponível para 91% dos
produtores de animais e 88% para os agricultores. 57% dos entrevistados usam a
rede 15 ou mais vezes por dia. Previsão do tempo e informação são os principais
conteúdos buscados por agricultores e criadores.
“Nunca o conteúdo foi
tão importante nas mídias digitais”, aponta a pesquisa. “74% dos produtores
usam a internet para se atualizar. O levantamento comprova a relevância do
Whatsapp como meio de comunicação digital. Nada menos do que 76% dos produtores
usam a plataforma para realizar negócios, o que é uma novidade. O Facebook
continua sendo importante como rede social, porém não para fazer negócios, e o
YouTube quase triplicou de importância em relação à pesquisa de 2017”, detalha
Jorge Espanha, presidente da ABMRA.
Entre os meios de
comunicação tradicionais, os produtores preferem a tv aberta, seguida por
rádio, tv especializada, jornal e revista. “Destaco a resiliência do meio
rádio, que permanece muito importante no meio rural e também a confiança dos
agricultores e criadores nas revistas e jornais. Um em cada quatro produtores
participantes da pesquisa (26%) disse que “a revista é muito importante para me
manter informado sobre o setor rural” e 30% destacaram que “jornais e revistas
do agronegócio ajudam os profissionais do campo a inovar e aumentar os seus
ganhos”. “O que vemos é a convergência de vários meios de comunicação com a
necessidade de agilidade na tomada de decisão e interação, fator já previsto na
7ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, de 2017”, ressalta Jorge Espanha.
“A 8ª Pesquisa ABMRA
Hábitos do Produtor Rural mostra, com exatidão, o que está na mente dos
agricultores e criadores neste exato momento em que o Brasil e o mundo ainda
são impactados pela pandemia do novo coronavírus. O levantamento é essencial
para todos os agentes da cadeia da produção, incluindo empresas das mais
diferentes áreas de atuação, entidades de classe, órgãos governamentais,
formadores de opinião e meios, para entender os hábitos dos produtores e a
relevância ou mesmo a baixa relevância dos novos agentes de comunicação, como
as mídias sociais, a tecnologia de forma geral e os influenciadores
digitais do agro”, destaca Ricardo Nicodemos, também coordenador da pesquisa,
que foi encomendada pela entidade à IHS Markit.
Software Exclusivo e
Mineração de Dados – O cérebro da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural
é um software exclusivo, que possibilita dezenas de milhares de combinações de
dados. Com essa ferramenta, os usuários podem filtrar por atividade,
localidade, meio de comunicação, perfil regional e vários outros indicadores.
“A pesquisa completa
está disponível somente às empresas cotistas. O que informamos aqui é apenas um
pequeno extrato do que é possível fazer em termos de mineração de dados. Os
cotistas têm um produto único à disposição para aumentar, e muito, o êxito das
suas estratégias de comunicação e marketing e para conhecer profundamente o
mercado agropecuário, sob a ótica dos agricultores e dos criadores de animais.
A ABMRA está à disposição das empresas interessadas em se juntar às dezenas de
companhias que já adquiriram a pesquisa e, assim, têm grande vantagem
competitiva em relação aos seus concorrentes”, explica Ricardo Nicodemos.
“O software exclusivo
da pesquisa possibilita determinar, com extrema confiabilidade, as preferências
dos produtores em comunicação e em formas de interação, chegando ao detalhe de
mostrar quando, onde e a que hora da semana ocorrem os acessos”, complementa
Jorge Espanha.
ABMRA realiza a
pesquisa desde 1985 – A Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural é realizada
pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) desde 1985.
A 8ª edição é a maior da história, incluindo 14 culturas agrícolas (grãos,
perenes e hortifrúti) e 4 animais (pecuária de corte e de leite, avicultura e
suinocultura). As entrevistas foram realizadas em 16 estados – participação de
todas as regiões do país.
Foram ouvidos 3.048
produtores rurais, sendo 2.310 agricultores e 738 criadores, de pequeno, médio
e grande portes. A equipe da IHS Markit, liderada pelo diretor Marcelo
Claudino, fez 273 perguntas para cada produtor. No total, foram 4.500 horas de
entrevistas.
Mais informações:
www.abmra.org.br / abmra@abmra.org.br / (11) 3812-7814 e (11) 97751-8297
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