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Programa de acolhimento socioemocional vai ajudar crianças e adolescentes no retorno às aulas presenciais

"Os estudantes serão recebidos com atividades que promovam a reconstrução dos laços com a comunidade escolar. Isso vai ajudá-los a se sentirem confortáveis e confiantes na escola", afirma o coordenador da iniciativa implementada para escolas públicas brasileiras

Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay

Cerca de 350 mil alunos de escolas públicas dos ensinos infantl e fundamental I já foram impactados pelo programa de ensino socioemocional estruturado e sequencial, denominado Compasso. Em Boa Vista, capital de Roraima, o programa está inserido em 100% das escolas públicas do município, impactando 43 mil estudantes na cidade.

A metodologia é baseada no programa socioemocional da ONG Committee for Children, presente em 70 países. No Brasil, a implementação é feita pelo Instituto Vila Educação (IVE) e pela Academia Soul, que promovem projetos para o desenvolvimento humano em diversos contextos sociais.

Acolhimento para o retorno presencial

Fernando Gabas, diretor do IVE e da Academiia Soul, conta sobre o conteúdo de acolhimento refinado pela equipe brasileira. Segundo ele, no momento de retorno às aulas presenciais, os alunos serão recebidos com atividades que promovam um senso de comunidade. “As aulas visam a reconstrução dos laços com a comunidade escolar – alunos entre si e alunos com professores. Isso vai ajudar os estudantes a se sentirem confortáveis e confiantes na escola, para que estejam prontos para aprender”, explica.  

Após o período de acolhimento, o conteúdo socioemocional segue a grade normal, com o ensino estruturado e sequencial de habilidades como o controle dos impulsos, a identificação dos sentimentos e das emoções, a construção de relações saudáveis e a tomada de decisões responsáveis.  

Segundo Gabas, nas escolas atendidas pelo Programa, durante o período de ensino on-line os alunos puderam continuar com o ensino socioemocional. O conteúdo foi adaptado para aulas gravadas, ao vivo ou individuais. Orientações frequentes para os pais também são realizadas para ajudar a família no acompanhamento das atividades em casa. 

Resultados em escolas brasileiras

Há quatro anos no Brasil, o programa já provocou impactos positivos na vida das crianças e adolescentes das escolas inseridas. Esses resultados estão na redução de conflitos entre alunos, no aumento do desempenho escolar e, também, no rendimento acadêmico dos professores.

Ingrid Rubim, moradora da cidade e professora da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, conta que segue o cronograma das aulas semanais dedicadas ao conteúdo didático do Programa. No entanto, conta que sente a necessidade de inserir os aprendizados em outras disciplinas. “Muitas vezes é preciso falar sobre sentimentos com os alunos antes de iniciar a aula, senão não temos condições de seguir”, destaca.  

Esmeralda Araújo, gestora da escola completa: “O ensino socioemocional atua de forma preventiva, independentemente se está havendo problema com o aluno. Isso porque não se soluciona conflitos pontuais. Desde que iniciamos com o programa, deixaram de existir conflitos diários entre alunos. Alguns, chegavam à agressão física. O mais importante neste momento será fazer com que um aluno se coloque no lugar do outro. O conteúdo também vai ajudar na superação, principalmente daqueles que perderam familiares”.

Doação para entidades

Gabas salienta para a necessidade de implementação do conteúdo socioemocional também em entidades que acolhem crianças e adolescentes, desde que existam nessas organizações um olhar de educação integral para os menores e um educador para facilitar a implementação do ensino. 

Para isso, responde pelo Bem Viver Importa,  movimento criado para receber sugestões de entidades. Com as recomendações, serão doados kits de educação socioemocional e mindfulness. A doação inclui a formação dos educadores das entidades. 

Para serem recomendadas, é preciso que tais organizações existam, no mínimo, há dois anos e acolham um número superior a 100 crianças ou adolescentes. As recomendações poderão ser cadastradas no portal do Movimento: www.bemviverimporta.com.br

Relatos de alunos e educadores de algumas escolas, no vídeo No Compasso das Emoções.  

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