SulAmérica e Docway atendem mais de 300 mil pacientes por meio da receita digital Memed
O objetivo da parceria é modernizar a experiência do paciente, acelerar os processos de atendimento e ampliar os canais de suporte médico
Com o objetivo de aprimorar
seus sistemas de atendimento e oferecer uma experiência cada vez melhor aos
seus beneficiários, a SulAmérica, uma das principais operadoras de saúde do país, e
a Docway,
plataforma de telemedicina e pronto atendimento digital, integraram a
plataforma de prescrições médicas digitais da Memed em seus programas de cuidado via telemedicina. Com
a adoção da tecnologia, 100% das prescrições realizadas por meio de
telemedicina passaram a ser emitidas a partir da plataforma, que também permite
a prescrição de atestados médicos, pedidos de exame e elaboração de relatórios
médicos com certificação digital, proporcionando legitimidade do documento. O
intuito da parceria é oferecer uma experiência cada vez mais eficiente e
moderna ao paciente, além de acelerar o processo de atendimento e ampliar os
canais de suporte médico da seguradora.
A parceria teve início logo
após a regulamentação da telemedicina no Brasil, em caráter excepcional, a
partir da Portaria nº 467/2020, do Ministério da Saúde, e da Lei Federal nº 13.989/2020, em março de 2020. A autorização abriu novas
possibilidades de atendimento aos clientes da seguradora, que optou pela Memed
para o suporte de suas prescrições digitais. A plataforma foi totalmente
integrada aos sistemas Salesforce Health Cloud e o app SulAmérica Saúde,
utilizado para agendamento de consultas de diversas especialidades com os
médicos credenciados na rede, e com a Docway, empresa parceira do grupo, que
realiza teleconsultas conectando médicos a pacientes, com serviço disponível 24
horas por dia, 7 dias por semana e sem filas, para atendimentos de casos de
baixa complexidade.
Benefícios da integração entre
as plataformas
De acordo com Alexandre Putini,
diretor de Inovação e Transformação Digital e Advanced Analytics da SulAmérica,
além do aumento expressivo do número de atendimentos e, consequentemente, de
prescrições, a integração da Memed aos sistemas utilizados pela operadora
apontou diversos outros benefícios logo que finalizada. “O paciente é atendido
na hora ou em seu melhor momento, sem necessidade de se deslocar até um pronto
socorro, quando não houver urgência e sem o risco de exposição e contaminação,
especialmente neste momento de pandemia, recebendo, em questão de minutos, a
receita em seu aparelho celular”.
Segundo Fábio Tiepolo, CEO da
Docway, o impacto do Pronto Atendimento Digital é expressivo. “Atualmente,
cerca de 91% dos nossos pacientes solucionam seus problemas de saúde na
teleconsulta da Docway. Em alguns períodos, essa porcentagem pode chegar a 95%.
São milhares de pessoas, todos os dias, que deixam de ir ao pronto-socorro,
impactando positivamente empresas, operadoras de saúde e beneficiários, evitando
o autodiagnóstico, exposição a riscos maiores e a utilização desnecessária de
serviços que oneram o acesso à saúde. Além disso, fica nítido nas avaliações
dos atendimentos por telemedicina, feitas pelos próprios pacientes, como
aumenta a percepção de valor que ele tem sobre empresas que oferecem esse tipo
de benefício”, explica Tiepolo.
O retorno dos beneficiários em
relação à plataforma é ainda mais positivo quando observado o crescimento da
nota do Net Promoter Score (NPS), conforme conta Putini. De 2019 a 2020, o NPS
das consultas via telemedicina dos plantonistas e médicos ainda em modelo
presencial, era de 85. De agosto de 2020 até
final de abril de 2021, o NPS subiu para 87.
Segundo Putini, ambos os períodos
contam com zona de excelência, mas foi possível melhorar as avaliações, apesar
do desafio com a oferta de um serviço novo. Vale destacar que mais de 320.000
beneficiários realizaram teleconsultas nos últimos 12 meses, sendo obtidas mais
de 135.000 avaliações. “Após o início da utilização da plataforma Memed notamos
um crescimento com relação à avaliação do atendimento médico no NPS, com
resultado em zona de excelência após a digitalização dessa jornada entre
pacientes e médicos”, explica o diretor da SulAmérica.
Tempo de integração
Além de todos os benefícios
gerados a partir desta implementação, um dos grandes destaques do projeto foi o
tempo de integração entre as plataformas. Mesmo sendo realizada em duas
frentes, o processo de integração foi um dos sucessos do projeto, de acordo com
a gerente de parcerias da Memed, Vanessa Liebl. “A SulAmérica nos procurou logo
que a telemedicina entrou em vigor no Brasil. As tratativas foram rápidas e em
menos de um mês finalizamos o projeto. Em abril, a SulAmérica e a Docway já
tinham implementado a plataforma nas duas frentes de atendimento”, explica
Liebl. Atualmente, a SulAmérica é uma das empresas que mais emitem prescrições
pela plataforma.
Sobre a Memed
Pioneira e líder no mercado de
prescrições médicas digitais, a Memed atende mais de 250 empresas /
instituições de saúde no país como: Prevent Senior, SulAmérica, Hospital Alemão
Oswaldo Cruz e Unimed Campinas. Com uma frente exclusiva de atendimento B2B, a
Memed disponibiliza todo suporte necessário para uma integração simples e
rápida da sua instituição em até 7 dias. Escolhida por mais de 120 mil médicos,
a Memed gera mais de 2,5 milhões de receitas médicas mensalmente. Apresenta o
mais completo banco de medicamentos proprietário do Brasil, com mais de 60 mil
itens, sendo uma das primeiras healthtechs do país e uma das principais
companhias no mercado de novas tecnologias para o setor de saúde. Dentro do seu
objetivo de consolidar um ecossistema de saúde através das prescrições digitais
e por meio da integração de todas as pontas da cadeia de saúde, dispõe de
soluções específicas para médicos, pacientes, hospitais, clínicas, operadoras
de saúde, empresas de telemedicina, varejo farmacêutico e laboratórios de
análises clínicas e de diagnóstico por imagem.
Sobre a SulAmérica
A SulAmérica é uma companhia de
125 anos que se dedica a entregar Saúde Integral para seus mais de 7 milhões de
clientes por meio de produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e
Investimentos. A companhia tem como missão melhorar a vida das pessoas,
oferecendo apoio, segurança e autonomia em cada momento e decisão de saúde
física, emocional e financeira. Para isso, conta com colaboradores engajados e
comprometidos, além de uma rede de distribuição com milhares de corretores de
seguros em todo o Brasil. Em 2019, a companhia registrou receitas operacionais
de R$ 20 bilhões, além de mais de R$ 45,9 bilhões sob gestão de sua asset. Para
mais informações, acesse: www.sulamerica.com.br.
Sobre a Docway
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