Tecnologia nas empresas: quais as soluções indispensáveis para alavancar os negócios?
Por Paulo Campos
A tecnologia tem ocupado um espaço de protagonismo nas companhias. Seja
qual for o porte da corporação, o mercado tem valorizado cada vez mais aqueles
que apostam na inovação e em metodologias atuais. E, quando falamos em
tecnologia nas empresas, a Inteligência Artificial,
Data Science e Big Data ganham força, contribuindo para o avanço da
transformação digital no ambiente corporativo.
A recente pesquisa divulgada pela Samba
Digital, unidade de negócios digitais da Sambatech, apontou que
38% das empresas pretendem investir mais em Inteligência Artificial nos próximos
anos. O estudo contou com a participação de 100 líderes e diretores em
pequenas, médias e grandes empresas no Brasil. O relatório revelou ainda que,
para 62% dos entrevistados, a principal tecnologia disponível no mercado para
aprimorar a transformação digital de modo mais efetivo é o investimento em
analytics. Este cenário reflete a importância de estar atento as principais
tendências para que as empresas ganhem mais vantagem competitiva,
eficiência e lucratividade. Mas, afinal, quais são as
tecnologias fundamentais para impulsionar os negócios?
Como a Inteligência Artificial pode
auxiliar as empresas
No universo da Inteligência Artificial, existem diversas
possibilidades que podem ser aplicadas na rotina das empresas. Os chatbots, por
exemplo, podem ser uma ferramenta poderosa para auxiliar o atendimento ao
cliente. O recurso funciona por meio de uma ação pré-programada e utiliza a
linguagem para conversar e interagir com naturalidade com pessoas, reproduzindo
o comportamento humano. Esse software é capaz de reconhecer nomes e números de
telefones, e pode ser integrado a outras ferramentas e bancos de dados. Desta forma, essas integrações tornam
os serviços mais rápidos, aprimorando a experiência do consumidor e tornando o
atendimento ao cliente mais humanizado.
As aplicações de Inteligência
Artificial no ambiente corporativo podem auxiliar ainda gestores e líderes a
monitorarem a produtividade de suas equipes e identificar quais colaboradores
estão desempenhando as tarefas com mais eficiência. Ter acesso a esse tipo
tecnologia nas empresas, ajuda na tomada de decisão dos gestores, uma vez que
os mesmos podem contar com informações confiáveis e precisas sobre os processos
da companhia. Assim, com dados relevantes em mãos, facilita a análise de quais
ações estão mais assertivas ou não.
Outro exemplo de Inteligência
Artificial que pode ser aplicado nas corporações são as assistentes virtuais
como Alexa, Siri, Google Assistente, entre outras, que podem facilitar as ações
do nosso cotidiano. Com elas é possível agendar reuniões e checar tarefas. Tudo
isso, por meio de um simples comando de voz. Além disso, com os dados, as
assistentes conseguem antecipar as solicitações com base na tendência de
comportamento de cada pessoa, tornando a experiência do usuário ainda melhor.
Outra aplicação bastante desenvolvida
na área de IA, são os mecanismos de segurança para proteger pessoas físicas e
jurídicas de ataques digitais, garantir a privacidade de dados e
consequentemente, melhorar o desempenho das companhias. Nesse contexto, um dos
exemplos mais comuns é o Internet Banking. Através da vinculação de tecnologias
de Inteligência Artificial com os servidores bancários, é possível identificar
tentativas de ataques nos sistemas com mais agilidade do que um humano, além de
viabilizar uma análise precisa dessas tentativas, criando maneiras de
neutralizar e evitar novas ocorrências.
No caso do uso de Machine Learning
nas empresas, a tecnologia tem auxiliado significativamente na identificação de
padrões de consumo e comportamento do consumidor, melhora processos logísticos,
além de proporcionar um atendimento mais personalizado ao cliente e tornar os
sistemas mais seguros. Esse recurso tecnológico oferece aos gestores uma
atualização de dados em tempo real, o que auxilia para uma tomada de decisão
mais assertiva e com maior agilidade.
Como o uso de dados pode
ajudar no crescimento das empresas?
A análise de dados exerce
um papel crucial no desenvolvimento das empresas, sobretudo na tomada de
decisões, auxiliando
executivos a preverem possíveis problemas para, assim, adotar a estratégia mais
assertiva para o negócio. Seja ao definir novos investimentos, cortes de gastos
ou até mesmo otimizar processos. Porém, é válido ressaltar que, para que essas
informações tenham valor e ajudem a impulsionar o negócio, é crucial
certificar-se da qualidade de dados. Mas, como identificar se as informações
que temos disponíveis são relevantes?
A qualidade de dados, ou Data Quality
como o mercado define, é determinada a partir da forma como o dado disponível é
armazenado, manipulado e inserido em soluções tecnológicas. Ações como:
rastrear a origem das informações, realizar atualizações periódicas e
implementar ferramentas de apoio para análise de dados, podem ajudar a garantir
a qualidade dos dados dentro de uma organização.
De modo geral, é nítida a evolução das
tecnologias disponíveis no mercado e o amadurecimento das organizações no que
diz respeito a utilização dos novos recursos. Apesar de ainda haver muito o que
se fazer e aprimorar, estamos caminhando a passos largos para melhor aplicarmos
essas ferramentas inovadoras, especialmente desenvolvidas para impulsionar o
crescimento das empresas e fomentar a competitividade no mercado.
Paulo Campos é CIO Global da HartB, startup
de soluções inovadoras que utilizam a inteligência humana para transformar
dados em informações de valor baseadas em tecnologias Big Data, Inteligência
Artificial, Internet das Coisas e análise de dados.
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