5 dicas para a sobrevivência das pequenas empresas
Consultor ensina como empreendedores podem sobreviver à crise e aumentar a lucratividade
Em 2020, o
alto índice de desemprego, agravado pela crise gerada pela pandemia, fez
disparar o número de empreendedores no Brasil. Segundo a pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor (GEM), a quantidade de empreendedores motivados por
necessidade saltou de 37,5% em 2019 para 50,4% em 2020. Mas, em cinco anos,
cerca de 29% desses MEIs serão encerrados, é o que mostra a pesquisa
Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita
Federal.
O engenheiro de software e consultor de empresas
Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG Analytics, explica que
o despreparo para administração, a falta de planejamento e a falta de caixa são
os principais motivos que levam ao encerramento de pequenas e médias empresas. “O problema é que quem empreende por
necessidade normalmente não tem tempo de se planejar, nem de estudar o mercado
ou de se organizar para garantir a sobrevivência pelos primeiros anos”,
comenta o analista.
Menezes, que é
consultor de pequenas e médias empresas, explica que organização é fundamental. “Muitos empresários usam vários
softwares para gerenciar seu negócio. Isso dificulta a organização, reduz a
eficiência da gestão, consome tempo e não permite que o empresário tenha um
panorama global da sua operação. É imprescindível que a empresa otimize esse
processo e tenha um controle de toda a sua operação em um software único,
porque isso consumirá menos tempo e essa eficiência se traduz, com as
estratégias corretas, em ganho de produtividade”, reforça.
Despreparo e falta de planejamento são os
principais motivos
que levam à falência de
pequenas e médias empresas
O consultor explica que
o mercado dispõe de softwares de gestão a preços acessíveis e reforça que eles
permitem ter, em poucos cliques, acesso ao panorama completo da operação. “É possível controlar estoque, fluxo de
caixa, de vendas, base de clientes, contas a pagar e essas informações são
indispensáveis, por exemplo, para fazer a precificação correta dos produtos”,
exemplifica.
Saber
precificar seus produtos e serviços é, na avaliação de Menezes, uma arte e uma
ciência ao mesmo tempo. “O
empresário tem que incluir o custo de compra, os custos para vender e saber
qual é a margem mínima e máxima pra ser competitivo em termos de preço. Isso
não é uma tarefa muito simples, é preciso ter um processo de compra muito bem
desenhado e uma gestão de estoque diária”, completa. Segundo o especialista,
disciplina operacional é outra característica indispensável para uma boa
gestão. “Todos os dias o empresário tem que alimentar o software porque isso
permite que acompanhe seus resultados para traçar estratégias inteligentes de
crescimento”, acrescenta.
Vendas on-line
O Brasil
tinha, em julho deste ano, 18.102.814 empresas ativas. Se destacar entre tanta
gente requer planejamento. “Boa
parte das empresas que sobreviveram à pandemia, além de gerar caixa suficiente,
investiram nas vendas on-line, mas o processo não é tão simples como muita
gente pensa. É um processo que precisa de planejamento completo. Gerir vendas
tem a ver com gerir clientes, você precisa conhecer quais são aqueles que
compram mais de você, colocar o foco neles. Em resumo, para o pequeno
empresário crescer ele tem que praticar a gestão por indicadores, por isso os
softwares únicos de gestão são indispensáveis”, afirma o
consultor.
Outra coisa
importante é acompanhar o giro, saber quais produtos vendem mais e quais
emperram. Essa gestão permitirá que o empreendedor não tenha um custo alto com
estoque parado e permitirá direcionar a produção para os produtos que vendem
mais. “Definir
estratégias adequadas é indispensável para aumentar a produtividade, os lucros
e, portanto, para garantir a sobrevivência das empresas”,
resume.
Dicas para empreendedores
- Tenha
organização e disciplina operacional
- Use um
software único de gestão
- Invista
em vendas on-line
- Faça
gestão por indicadores
- Aprenda
a precificar produtos e serviços
Fonte: ZUG
Analytics
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