Últimas

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS CONVIDA O PÚBLICO A CONHECER A VIDA E OBRA DE GODOFREDO RANGEL

PALESTRA SOBRE O AUTOR SERÁ APRESENTADA PELO ESCRITOR ENÉAS ATHANÁZIO EM VÍDEO NO DIA 05 DE AGOSTO

A vida e obra do autor Godofredo Rangel fica em evidência em palestra na Academia Mineira de Letras. O escritor Enéas Athanázio apresenta “Recordando Godofredo Rangel” em vídeo que ficará disponível, no YouTube da AML a partir do dia 05 de agosto, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Autor amplamente reconhecido pela crítica, Godofredo Rangel se destacou ao retratar em seus livros a vida rural. Iniciou a carreira literária por incentivo de um de seus melhores amigos, Monteiro Lobato. É autor de “Vida ociosa” (1920), livro considerado por Lobato como “obra-prima da psicologia e realismo das mais puras”.

Na palestra, será abordado um panorama da vida e obra de Godofredo Rangel, destacando os aspectos mais significativos de sua produção literária e sua atuação como ficcionista, ensaísta, crítico e tradutor de numerosas obras dos mais variados gêneros.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.



Sobre o palestrante:

Nascido em Campos Novos (SC), em 28 de março de 1935, José Enéas Cezar Athanázio, que adotou o nome profissional e literário de ENÉAS ATHANÁZIO fez Faculdade de Direito de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, exerceu a advocacia por vários anos na terra natal, período em que foi vereador, lecionou em colégios e muito escreveu para os jornais e o rádio.

Começou a escrever ainda nos tempos acadêmicos, mas seu primeiro livro só foi lançado em 1973 – “O Peão Negro”, coletânea de contos. Desde então, deu a público outros 59 livros e 15 opúsculos, totalizando 74 obras individuais em volumes nos gêneros novela, conto, crônica, ensaio, reportagem, crítica e jurídico. Participou em numerosas coletâneas organizadas em vários Estados e algumas no Exterior.

Recebeu vários prêmios, literários e jurídicos, nacionais e regionais, distinções, condecorações e títulos honoríficos, inclusive a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, conferida pelo Governo do Estado, a Medalha do Mérito Judiciário, conferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o título honorário de Cidadão do Piauí, outorgado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.





SERVIÇO:

Palestras online “Recordando Godofredo Rangel” – com Enéas Athanázio

Data: a partir de 05 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras



Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.



Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário