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ALE Combustíveis investe em programas digitais como ferramenta para manter proximidade com revendedores e equipes dos postos

Projetos têm como objetivo fortalecer o posicionamento dos negócios da rede

Douglas Luccena
Para reforçar o relacionamento e a proximidade com os revendedores neste período de isolamento social, a distribuidora de combustíveis ALE acelerou o processo de convergência digital e desenvolveu novas modalidades de capacitações. Entre elas, está o "Em Frente", workshop virtual para revendedores da rede. Em 2021 já ocorreram edições do programa e está previsto um encontro mensal para os empresários da rede até o fim do ano.
 
O projeto integra as ações da Academia Corporativa ALE, que oferece capacitação às equipes dos postos e lojas de conveniência, e apresenta conteúdos estratégicos para a gestão do negócio, perfil do consumidor e análise do cenário atual, entre outros temas direcionados ao varejista. "Essa programação tem sido uma importante ferramenta de aproximação com a nossa revenda. O 'Em Frente' tem essa proposta de enfrentamento dos desafios, trazendo elementos importantes para auxiliar a revenda neste momento de adversidades, nos mantendo conectados e juntos virtualmente", declara Karen Rodrigues, head da Universidade Corporativa da ALE.
 
Com o objetivo de oferecer capacitação profissional também à equipe de pista dos postos, a ALE ampliou o projeto "Ônibus Escola", que existe há sete anos, e agora conta com o "Parada Digital" para oferecer treinamentos on-line. "A tecnologia facilita o acesso dos postos aos treinamentos para capacitar suas equipes. Antes, levávamos dois anos para circular toda a rede; hoje, é possível oferecer os treinamentos para o país inteiro em apenas um mês", afirma Karen. Ao todo, foram concluídas 20 turmas com 820 profissionais dos postos treinados, totalizando 1.650 horas de capacitação, que encurtaram a distância entre 18 estados e 135 cidades.
 
A companhia também criou um conteúdo exclusivo em webséries gratuitas. "É um treinamento intuitivo, em formato de streaming, com situações que ocorrem no dia a dia dos postos", explica. São seis episódios que duram, em média, de 20 a 30 minutos. "O conteúdo fica disponível o ano inteiro e é constantemente atualizado. Além disso, serão lançados novos temas", complementa. A empresa adotou ainda o formato 100% virtual para o "Programa de Gestão dos Novos Postos ALE", projeto desenvolvido para o onboarding do revendedor e com intuito de oferecer uma consultoria prática aos novos gestores e às novas operações, sejam elas oriundas de troca de bandeira ou nova revenda.
 
Além de alterar os workshops presenciais para o meio digital, a companhia criou um canal no Telegram, em que compartilha diariamente, com 350 inscritos, conteúdo exclusivo relacionado ao cotidiano de negócio dos postos (já são 440 publicações). A empresa também lançou o podcast “Tanque Cheio”, que, semanalmente, leva assuntos relevantes do setor aos revendedores e funcionários e já está na 64ª edição. O conteúdo está disponível gratuitamente em nove plataformas de streaming, sendo as principais Spotify, Deezer, Apple Podcast e Sounclound.
 
Somente neste ano, a Academia Corporativa ALE qualificou cerca de 2.300 pessoas, entre revendedores e equipe dos postos, em projetos de capacitação. De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires, a Academia Corporativa é um dos grandes diferenciais da companhia, pois acredita que colaboradores e equipes capacitados são o motor para o sucesso no mercado. "Nosso papel é oferecer conteúdo que possa desenvolver a revenda, com sustentabilidade e perenidade no negócio, tendo como base temas ligados à estratégia da companhia."
 

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