Empreendedores de impacto têm até 5 de agosto para se inscrever no BNDES Garagem
As startups que se destacarem no processo de aceleração podem receber um prêmio de até R$ 30 mil. Inscrições podem ser feitas pelo site: garagem.bndes.gov.br
São Paulo, 3 de agosto de 2021 | Os empreendedores que lideram negócios
de impacto focados em Educação, Saúde, Cidades Sustentáveis, Govtech e
Sustentabilidade têm até quinta-feira, 5 de agosto, para se inscrever no BNDES Garagem - Negócios de Impacto,
programa de aceleração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES). As startups que
se destacarem no processo de aceleração – uma de cada estágio – podem receber
prêmios no valor de R$ 20 mil e R$ 30 mil, respectivamente. As inscrições podem
ser feitas pelo site garagem.bndes.gov.br
A iniciativa está sendo conduzida pelo Consórcio AWL (composto por
Artemisia, Wayra e Liga Ventures), em parceria com o BNDES, e tem o objetivo de
selecionar e acelerar, neste ciclo, 45 negócios. A ação espera estimular o
campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas
para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e impacto
socioambiental positivo.
O programa é gratuito e selecionará
empreendedores com negócios em dois estágios: Criação, para quem está começando a
empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos, e Tração, para quem já tem
um negócio de impacto e quer apoio para crescer e ganhar escala. Os
selecionados serão potencializados por meio de metodologias de aceleração
aplicadas pela Artemisia, Wayra e Liga Ventures – referências no ecossistema de
empreendedorismo – e receberão apoio individual de especialistas; acesso a
mentores para aconselhamento e resolução de desafios; conteúdos sobre inovação,
empreendedorismo e impacto; serviços gratuitos e subsidiados;além de conexão
com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas.
Critérios de seleção e benefícios aos
selecionados
Em Criação,
o empreendedor receberá suporte para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP,
sigla do inglês Minimum Viable
Product), validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os
primeiros clientes. A metodologia aplicada é composta por uma trilha de
conteúdos, mentorias e workshops
para apoiar o empreendedor a desenvolver o negócio de impacto; a duração da
aceleração será de três meses. A startup
que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 20 mil.
Em Tração,
o empreendedor receberá suporte personalizado para acelerar o crescimento da
própria startup,
refinar o impacto da solução, além de ter acesso à rede de empresas parceiras –
públicas e privadas – e de investidores. A metodologia é composta por trilhas
de conteúdo alinhadas ao momento e à necessidade de cada negócio em um processo
de aceleração flexível e personalizado, que conta também com conexões com
mentores, empresas parceiras e investidores. Na prática, uma metodologia
aplicada ao longo de quatro meses, pensada para empreendedores que desejam
acelerar o desenvolvimento do negócio de impacto social ou ambiental para
chegar rapidamente a outro patamar. Nesse estágio, a startup que se destacar
receberá uma premiação no valor de R$ 30 mil.
Para ambos os estágios, estão
credenciados a participar empreendedores de todo o país, que tenham intenção
genuína de gerar impacto positivo; que sejam engajados com o negócio; e estejam
abertos a repensar pontos fundamentais da solução dentro do programa.
Exemplos de negócios acelerados
Pickcells é um dos negócios que participaram
da edição 2019 do BNDES
Garagem e que foi a vencedora do DemoDay. A empresa oferece uma solução de
diagnóstico de baixo custo para análises clínicas e patológicas, conduzidas por
laboratórios públicos e privados. Fundada por André Caetano, Allyson Costa,
Paulo Melo e Rodrigo Paiva, a plataforma se baseia em inteligência artificial e
no uso de um microscópio automatizado – que permite o diagnóstico mais rápido,
preciso e eficiente de exames (parasitológico, sedimentos de urina, doenças no
sangue e doenças tropicais negligenciadas), em tempo real e com baixo custo. A
empresa propicia a otimização da rotina de trabalho e redução de custos em
laboratórios de análises clínicas e demais serviços de saúde. Na análise de
impacto social, o acesso a exames diagnósticos de baixo custo pode evitar
complicações ou mortes associadas a doenças que impactam diretamente regiões de
maior vulnerabilidade. A maioria das doenças associadas à falta de saneamento
básico é considerada de fácil prevenção, mas causa diversas mortes no país como
geohelmintoses, malária, leishmaniose e tuberculose, entre outras.
Segundo Paulo Melo, os ganhos em
participar do processo de aceleração são muitos e vão da interação com o maior
banco de desenvolvimento do país, passando por mentorias com empreendedores
experientes do mercado a conexões com fundos de investimentos e investidores.
“Tivemos, ainda, acesso a mentores do BNDES que nos mostraram as possibilidades
de interações com grandes empresas, clientes do banco. Foi excelente a
oportunidade de trocar com outros empreendedores em um ambiente saudável e de
muita colaboração. Além disso, os conteúdos foram muito relevantes,
customizados para atender as particularidades dos selecionados”, afirma Melo.
Um outro negócio participante da edição
passada foi a WeCancer. Em 2014, César Filho e Lorenzo Cartolano vivenciaram os
desafios da jornada contra o câncer ao cuidar de suas mães. Do amor, da saudade
e da vontade de apoiar os milhares de pacientes oncológicos no Brasil, nasceu a
plataforma – que combina tecnologia, assistência de saúde digital e
inteligência de dados –, em 2016. Com o objetivo de melhorar o cuidado e
acolhimento do paciente, evitar hospitalizações desnecessárias e reduzir os
custos de tratamento, o aplicativo gratuito para todos esclarece dúvidas via
chat com enfermeiros especializados em oncologia, gerencia o uso de
medicamentos e agenda de exames e consultas. Um destaque é o
"Câncerpedia" – série de conteúdos seguros e de qualidade sobre o
câncer, disponíveis no aplicativo. Na prática, o paciente pode registrar
diariamente os sintomas, gerando alertas na plataforma que serão acompanhados
em tempo real pela equipe de saúde, permitindo uma atuação rápida e precisa na
assistência do paciente caso o sintoma seja considerado de alto risco. O
negócio de impacto social conta com mais de 2600 usuários cadastrados na
plataforma; apenas no mês de junho de 2021 foram realizadas aproximadamente 330
horas de atendimento multidisciplinar a pacientes, mais de 50% desse tempo foi
destinado à assistência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A evolução tecnológica e protocolos de
saúde estão pautados em comprovações científicas sendo que, em 2017, um
ensaio clínico publicado na Sociedade Americana de Oncologia (ASCO) – uma
associação de renome e referência em oncologia mundialmente –, comprovou que o
uso de uma tecnologia semelhante a utilizada pela WeCancer pode aumentar em até
cinco meses a sobrevida do paciente, com ganhos estimados de até 30% na
qualidade de vida. “Nosso propósito é fazer com que pacientes com câncer vivam
mais e melhor, democratizando o acesso à informação e cuidados de saúde de
qualidade. Para isso, seguiremos desbravando soluções tecnológicas e
disruptivas que nos ajudem a impactar cada vez mais vidas”, afirma César Filho.
Sobre a participação no BNDES Garagem,
César Filho destaca a convivência com outros empreendedores. “Conviver com
pessoas que elevam a sua barra, que sobem a sua régua de excelência é muito
bacana. São empreendedores que, muitas vezes, têm desafios semelhantes ou
diferentes dos seus, mas com interesse mútuo em contribuir; em ser solidário
com a dor do outro. Sempre um ambiente de apoio! As capacitações também foram
muito importantes para os negócios selecionados. No caso da WeCancer,
contribuíram muito para a nossa evolução e trouxeram contatos importantes”,
finaliza.
Sobre o BNDES Garagem | O BNDES
Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e
fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição
do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79
participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%,
indicando alto grau de satisfação dos empreendedores. Essa edição contou,
também, com ampla participação dos funcionários do BNDES como mentores das startups, contribuindo para
a renovação da cultura corporativa e adoção de práticas mais inovadoras e
ágeis. Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada
a Rede
BNDES Garagem; não restrita aos participantes do programa, ela procura
disseminar a cultura da inovação e do impacto por meio de iniciativas como
divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.
A edição 2021 tem como foco impulsionar
negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais
ou ambientais. Nas categorias Criação e Tração, a proposta é reunir e apoiar
negócios inovadores – que tenham potencial de impacto positivo – em linha com o
propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo
o desenvolvimento sustentável. Saiba mais no site: garagem.bndes.gov.br.
BNDES | Fundado em 1952 e atualmente vinculado
ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal
para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações
têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece
condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos
sociais direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento
básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma
anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento
da economia. www.bndes.gov.br
ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins
lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social
no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de
vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e
provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão
da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de
impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e
justo. A organização já apoiou mais de 530 iniciativas de todo o Brasil em
seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de
impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional e
escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br
WAYRA | A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo
no Brasil e da Telefônica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e
parceiros de tecnologias e investimentos. O objetivo é gerar oportunidades de
negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países
(Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino
Unido e Venezuela) e já investiu mais de R$300 milhões em 800 startups no mundo todo
Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio global de inovação aberta.
Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 81 startups e possui 32 em
portfólio atualmente, sendo que aproximadamente 50% delas geram negócios com a
Vivo. Dentre as áreas prioritárias estão educação (edtechs), saúde
(healthtechs), serviços financeiros (fintechs), internet das coisas (IoT), 5G,
inteligência artificial (IA), big data, entre outras. https://br-pt.wayra.com
LIGA VENTURES | É uma plataforma de inovação aberta,
que conecta empresas e startups
a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015, é
pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou
na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores
do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em
seu portfólio, soma mais de 250 startups
aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações.
Também conta com o Liga
Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo
objetivo é mapear tendências e startups
que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em
temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros. https://liga.ventures/
Nenhum comentário