Laboratório de Crítica, do CCBB Educativo, aborda as estratégias de criação de pessoas racializadas
O ARTISTA RAFAEL RG FALA SOBRE O TEMA EM EVENTO DIGITAL NO DIA 19/08
Quais são as estratégias que já foram desenhadas e utilizadas por pessoas racializadas? Esse assunto norteia o próximo “Laboratório de Crítica”, do CCBB Educativo. O artista Rafael RG apresenta “Rotas de Fuga / Rotas de Criação” no dia 19 de agosto, às 14h. Em formato de webinar, na plataforma Zoom, o público deve se inscrever pelo site (www.ccbbeducativo.com.br). A participação é gratuita.
Nesse encontro, Rafael RG convida o público interessado nas diversas formas de escrita como expressão artística. Rotas de Fuga / Rotas de Criação é um encontro que explora as diferentes estratégias que já foram desenhadas e utilizadas por pessoas racializadas.
O objetivo é compreender como tais rotas de fuga reverberam nos tecidos sociais das cidades nos dias de hoje, podendo tornar-se disparadores de processos artísticos.
No universo musical, "fuga" significa uma forma específica de composição que utiliza um número determinado de vozes que interpretam de forma consecutiva o mesmo tema. Um tema musical, repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.
Rafael RG (1986) vive e trabalha entre Salvador, Belo Horizonte e Guarulhos. É formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. (Bolsista PROUNI - 2010). Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG), entre suas residências recentes estão Gasworks em Londres (2018) Black Rock Senegal em Dakar (2019), Triangle France - Astérides em Marseile (2020).
Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego. A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade. Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, e questões de identidade racial têm sido suas áreas de interesse atuais. Essas pesquisas geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.
Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo
Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.
SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Laboratório de Crítica
“Rotas de Fuga / Rotas de Criação” - com Rafael RG
Quinta-feira, 19 de agosto, às 14h
Duração: 3h
Transmissão: Plataforma Zoom
Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Evento gratuito
Informações: (31) 3431-9440/9441
www.ccbbeducativo.com
Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Nenhum comentário