Últimas

Neusa Sorrenti fala sobre poesia para crianças em palestra na Academia Mineira de Letras

VÍDEO ESTARÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE DA AML A PARTIR DO DIA 19 DE AGOSTO

Existe poesia específica para crianças, adolescentes ou adultos? A professora Neusa Sorrenti fala sobre o assunto na palestra virtual “Poesia para crianças” da Academia Mineira de Letras, em vídeo disponível no YouTube da AML a partir do dia 19 de agosto, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A vídeo-aula pretende abordar o tema poesia para crianças, por sinal, bastante amplo, a partir de alguns aspectos, como lirismo, ludismo e musicalidade, focalizando também o importante papel dos mediadores (familiares, educadores) na formação do gosto pelo texto poético, gosto que esse leitor poderá levar para a adolescência e idade adulta.

Na ocasião, Neusa Sorrenti fará a apresentação de alguns poemas em língua portuguesa de diferentes autores e temáticas com comentários críticos pertinentes ao assunto em questão.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante:

Neusa Sorrenti nasceu em Itaguara, Minas. Cursou Letras e Ciência da Informação, fez pós-graduação/especialização em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa. Lecionou durante quase 20 anos no Ensino Fundamental, trabalhou na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e aposentou-se na Divisão de Biblioteca e Vídeo Escola da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Depois voltou ao magistério com as disciplinas Literatura I e II na PUC Minas e lecionou no Curso de Pós-graduação/Especialização em Educação com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, na Universidade Presidente Antônio Carlos, em Betim.

Publicou cerca de 40 livros para crianças e jovens, como: Borboletas na chuva, Carta de um menino para a pior avó do mundo, Chorinho de riacho e outros poemas para cantar, Pintando poesia e o teórico A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades.



SERVIÇO:

Palestra virtual “Poesia para crianças” – com Neusa Sorrenti

Data:a partir de 19 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras



Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.





Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário