Liga Solidária retoma atividades presenciais para idosos de alta vulnerabilidade
Número por turma é reduzido e protocolos de segurança são mantidos
A Liga Solidária, organização social sem fins lucrativos que atua na capital paulista, retoma em agosto as atividades presenciais para idosos de famílias com alta vulnerabilidade, após a interrupção de mais de um ano e meio imposta pela pandemia. A programação é executada pelo Programa Idosos da instituição.
Dos 325 idosos atendidos, cerca de 190 devem retornar para ter aulas de ginástica, dança, yoga, artesanato, entre várias outras, todas gratuitas. As aulas são oferecidas de segunda a sexta, no Educandário Dom Duarte, no Jardim Esmeralda (região do Butantã). Além dessas, os idosos poderão fazer aulas de coral, vivência musical, pilates e fisioterapia.
Para Simone Santos, coordenadora do Programa Idosos da Liga Solidária, esse retorno, com todos já vacinados, é muito importante. Mas ela ressalta que os protocolos de segurança sanitária são observados em todas as atividades, “como controle de entrada e saída, para evitar aglomerações; orientação de higienização das mãos antes de entrar no local das aulas e antes de iniciar o lanche; no refeitório, é observada a distância de 1,0 metro entre as cadeiras e mesas, com lugares intercalados, e os idosos não podem compartilhar objetos, como copos e talheres”.
Além disso, os ambientes têm janelas abertas para ventilação; todas as áreas dispõem de álcool 70% para higienização das mesas; o uso correto de máscaras é monitorado pelos colaboradores da Liga Solidária; e, nas salas de atividades, foram realizadas marcações no piso para promover o distanciamento.
“Seguimos todos os protocolos para recebê-los. O isolamento deixou marcas que precisam ser vistas, acolhidas e cuidadas”, afirma Simone. “A equipe da Liga Solidária está preparada para receber seus idosos. O importante agora é celebrar a vida, sem deixar de prestar homenagens aos que faleceram durante a pandemia”.
De acordo com Simone, dos 325 idosos, 75 são atendidos em domicílio. Esses idosos com dificuldades de deslocamento recebem, pelo menos, uma visita mensal de uma equipe da Liga Solidária. A equipe é formada por uma orientadora socioeducativa, uma assistente social e uma psicóloga. “As visitas não foram interrompidas e continuaram mesmo durante a pandemia”, ressalta Simone.
O Educandário Dom Duarte fica à Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985, Jardim Educandário.
Nenhum comentário