O impacto do digital no mercado bancário e as soluções inovadoras para pessoas jurídicas
*Por Wagner Oliveira
A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente na mudança de hábitos dos consumidores digitais e as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade para atender a uma demanda nova e promover jornadas de excelência aos seus clientes e com os bancos não foi diferente. Houve um impulsionamento e a adesão cada vez mais intensa aos bancos digitais.
O fortalecimento da
tendência fez com que surgisse diversas opções no mercado e, nesse sentido, se
destaca quem oferece as melhores oportunidades ao usuário, seja em relação às
taxas free,
facilidade de transação, acessibilidade, qualidade no atendimento ou serviços
adicionais como cashback,
dentre outros.
Uma dessas opções de
banco digital voltado para pessoas jurídicas se mostrou uma solução para os
empresários, com o intuito de conectar seus clientes e colaboradores a um
método de pagamento inteligente, contribuindo para que tenham mais equilíbrio
financeiro. De uma forma que as empresas se beneficiam tendo dinheiro em caixa
para realizar as transações necessárias antes que a receita chegue ao banco, de
forma automatizada.
A conta Escrow é um
exemplo disso. Trata-se de uma conta garantia, digital, focada no universo das
necessidades de pessoas jurídicas. Ela funciona como uma conta caução,
permitindo que negócios sejam fechados com a garantia dos valores envolvidos
estarem assegurados em um banco terceiro. Com as cláusulas do acordo comercial
cumpridas, os valores são liberados para o empreendedor. É um mecanismo
utilizado em transações que envolvem grandes quantias e, consequentemente,
grandes riscos para as partes, objetivando por meio da criação desta conta, a
mitigação destes riscos. Para os bancos digitais, essa oferta é um micro
serviço financeiro com margens bem interessantes para a realização de negócios
entre partes com menor risco.
Exemplos de empresas
que utilizam esse tipo de transação são hospitais, nos quais os médicos
realizam cirurgias e só recebem 60 dias depois. Com essa tendência digital, a
instituição consegue pagar esse profissional pelo serviço realizado dentro de
um prazo adequado. O médico pode antecipar os seus recebíveis sem burocracia
bancária formal no momento que desejar, pois o pagador do médico seria o banco
e o prazo estipulado é determinado por esta instituição. Da mesma forma, pode
ocorrer com imobiliárias, em que o inquilino, ao fechar o negócio, terá acesso
à sua própria conta e o dinheiro debitado vai para o administrador. Este,
repassará os valores aos proprietários. Entre outros negócios.
Isso é uma maneira
simples de desburocratizar o processo financeiro das empresas e suas relações
com os empregados.
Saem ganhando o banco
digital pela movimentação, a empresa por ficar em dia com seus pagamentos, sem
juros excedentes, e o colaborador que vai receber na data correta pelo serviço
prestado.
Diante deste cenário
promissor do mercado, nosso trabalho consiste em customizar esse banco digital
dentro do negócio do nosso parceiro/cliente, viabilizando novas soluções
financeiras que nunca foram possíveis, sempre a possibilidade de aplicativo,
pois acreditamos que a única forma de a empresa estar 24 horas com seu cliente
é se ela estiver no seu smartphone.
*Wagner Oliveira é especialista em desenvolvimento de aplicativos corporativos e na área financeira e sócio-diretor da Two-s.
Nenhum comentário