Últimas

Prefeituras da Região Central de São Paulo apresentam ações para implantação das Cidades Inteligentes

 Quase 60 municípios participam do Webinar das Cidades Digitais da região para troca de experiências tecnológicas. Evento mostra como Araraquara, Brotas, Limeira e Piracicaba se modernizam para atender a população.

Prefeitos, gestores e servidores de quase 60 Prefeituras participaram, na manhã desta terça-feira (24), do Webinar das Cidades Digitais da Região Central de São Paulo, encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de inovação e modernização dos serviços públicos nos municípios.

O evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, mostrou de que forma as Prefeituras de Araraquara, Brotas, Limeira e Piracicaba estão utilizando a tecnologia para atender a população. “Todas as cidades têm que passar por uma transformação digital em função da pandemia que acelerou esse processo. Enfrentamos agora também outra situação emblemática que é o início de gestão. A Rede Cidade Digital fez um levantamento considerando um total de 45 municípios, em que 28 estão com nova administração, o que significa uma renovação de 60%”, disse o diretor da RCD, José Marinho, sobre a importância do encontro para o compartilhamento de experiências que possam contribuir com o planejamento das cidades.

Além da necessidade de se inovar na gestão pública e adotar novos processos e sistemas, o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), Daniel Rosenthal, ressalta que a implantação de uma cidade inteligente passa pela humanização e integração das pessoas na proposta. “Nesse sentido é importante o desenvolvimento das soft skills (habilidades interpessoais), que é a valorização do ser humano pelo próprio ser humano. Temos que estar obsevando essas questões quando formos implantar qualquer sistema e projeto de Smart City”, destaca.

O prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, destacou que o reposicionamento do setor de TI dentro da Prefeitura será importante para a implantação de soluções na administração pública e execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.  “Estamos buscando mecanismos e formas de evoluirmos com relação à questão de tecnologia. Temos investimentos em equipamentos, programas e também tem a questão de manutenção dessa rede”, observou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a ouvidoria digital foi uma das importantes ferramentas adotadas para receber as solicitações da população. “É um mecanismo muito direto e que estabelece prazos, onde nós fazemos o monitoramento para saber se as secretarias estão atendendo as demandas da população. Foi também um avanço muito grande pra nós aqui”, contou o Corrêa.

Araraquara também criou a Gerência de Modernização, ligada à Coordenadoria de Tecnologia da Informação, para poder desenvolver processos e torná-los mais rápidos, acessíveis e eficientes. “Não só fornecer um bom serviço para os munícipes, mas também a redução de custos é muito importante na esfera pública. Junto com a Gerência foi instituído um comitê multidisciplinar de modernização que tem a função de discutir os problemas na gestão e na prestação do serviço, propor soluções e desenvolver projetos”, explica o gerente de Modernização Institucional de Araraquara, Matheus Soto.

Entre as iniciativas da Prefeitura de Araraquara, acrescenta Soto, está a expansão do projeto Internet para Todos, que fornece o sinal gratuito em espaços públicos. De acordo com ele, atualmente são 22 pontos com o sinal. Outros 36 locais terão à disposição wi-fi gratuito, entre espaços públicos nos bairros e pontos de ônibus, o que permitirá cerca de 17 mil conexões simultâneas na cidade. “O comitê de modernização tem outros projetos também como na área de iluminação pública, onde a Prefeitura já está instalando iluminação de LED”, completa.

Retoma Limeira  - O plano de retomada econômica de Limeira, conforme ressalta o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, tem como um dos pilares centrais a capacitação das pessoas. “Nesse momento estamos tendo uma demanda por mão de obra onde estamos sentindo bastante limitação dentro do que as empresas pedem e o que o mercado está disponibilizando”, observa. “Quando a gente fala de tecnologia temos que realmente olhar as pessoas”.

PDTI – Para cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes, o professor Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), também reforça a importância do Plano Diretor de Tecnologia da Informação. “É importantíssimo fazer um diagnóstico da TI, entender aonde a gente quer chegar, tanto em termos de Prefeitura e em termos de TI, e elaborar um plano de ações e metas a serem cumpridas”, resume o especialista.

O  Webinar das Cidades Digitais da Região Central de São Paulo teve a parceria da S.Clara Comunicação, Sonner, Modus DPO, Furukawa Eletric, Sigma Telecom e IPM Sistemas.

Assista na íntegra:

https://youtu.be/vFNR_s1LhO8

Nenhum comentário