Projeto Fartura apresenta "Semana do Conhecimento Mineiro" com programação virtual
16 ATRAÇÕES COMPÕEM A PROGRAMAÇÃO VIRTUAL, COM PALESTRAS,
MESAS DE CONVERSAS E AULAS-SHOWS
A iniciativa foi criada para debater gastronomia e a sua importância para a formação da identidade do povo mineiro. Para ampliar os temas envolvidos, foram convidados desde chefs e cozinheiros até empreendedores e instituições, no intuito de se transformar em uma importante ferramenta de discussão sobre os modos de fazer de nossa culinária.
As palestras contam com temáticas variadas. A turismóloga Fernanda Fonseca aborda “Plano da Cozinha Mineira e processo para reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural”. A chef de cozinha, historiadora, escritora e empresária que cuida do legado de Dona Lucinha, Márcia Nunes, apresenta “O impacto feminino no modo de fazer e a importância da mulher na gastronomia”.
Rafael Quick, da Cervejaria Vilela, é convidado a falar sobre o renascimento dos mercados mineiros, enquanto o chef e proprietário do restaurante Xapuri, Flávio Trombino, apresenta a palestra “Minas se encontra em BH”. O processo de candidatura de BH ao título de Cidade Criativa da Unesco é apresentado ao público por Ana Gabriela Baeta (Belotur). Além disso, a chef-proprietária do restaurante Capim Santo e curadora do Fartura, Morena Leite, fala sobre como preservar as tradições locais nos grandes centros.
Já os debates são mediados pela curadora gastronômica do Fartura Carolina Daher e Felipe Amado e trazem múltiplos pontos de vista sobre os assuntos propostos. Bernardo Garcia (restaurante Bení) e Kelma Zenaide (restaurante Kitutu Gourmet) debatem “Mulheres, negros e LGBTQI+” na gastronomia. Para o tema “Mercado Central: um retrato da gastronomia mineira”, os convidados são a jornalista Lorena Martins e Raí Amorim (A Tradicional Limonada). Já o chef Caio Soter (O Jardim) e Adriano Vilhena (Senac) discutem “Quais são as facetas da gastronomia mineira?”.
Dentre os temas também estão “Os impactos do Covid-19 na produção artesanal”, com os convidados Felipe Brazza (Café das Amoras) e Raquel Brandão (Du Pain), “Utilização de PANCs na alimentação”, com Lucas Mourão (Slow Food BH) e o curador botânico do Inhotim Juliano Borin. Para finalizar, a turismóloga Mariana Simião, o diretor superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, e o diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, Marcos Boffa, falam sobre “Cidade Criativa da Unesco – Quais são os próximos passos para que a cidade se fortaleça como destino gastronômico”.
A programação também conta com aulas-shows, em que chefs de cozinha preparam receitas deliciosas e o público pode conferir o passo a passo e reproduzir os preparos. Entre os convidados estão Ivo Faria, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, e Valdelicia Coimbra.
A Semana do Conhecimento Mineiro é executada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig e Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur. O evento tem realização da Arte Projeto Promoções, Salum Produções e do Governo de Minas Gerais.
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:
Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 88 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.
Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Semana do Conhecimento Mineiro
Data: 17 a 22 de agosto de 2021
Horário: 18h às 20h30
Acesso: youtube.com/FarturaBrasil
Mais informações:
https://www.farturabrasil.com.br/
https://www.instagram.com/farturabrasil/
Nenhum comentário