Últimas

Receita líquida do AgroGalaxy cresce 37,2% no primeiro semestre de 2021

Resultado é reflexo do incremento na venda de insumos e da alta no preço da soja

AgroGalaxy, uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, registrou no primeiro semestre deste ano fiscal uma receita líquida de R$ 2,2 bilhões, aumento de 37,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com same store sales (vendas em lojas abertas há mais de dois anos) de 22,7% e incremento de 21,1% na receita de insumos por consultor técnico de venda.

O EBITDA ajustado alcançou R$ 31,1 milhões, um acréscimo de R$ 40,7 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior e margem EBITDA ajustada de 1,4%, ante um valor negativo de -0,6% no mesmo semestre de 2020. O endividamento seguiu em níveis saudáveis, com alavancagem em 2,7x dívida líquida/EBITDA ajustado, redução de 0,9x em relação a junho do ano passado.  O resultado é expressivo ao considerarmos que a receita da Companhia tem sazonalidade relevante, já que as atividades dos clientes do AgroGalaxy estão diretamente relacionadas aos ciclos das lavouras. Dessa forma, o primeiro semestre do ano é, historicamente, o período com menor receita, ao passo que mais de 50% do faturamento anual ocorreu no quarto trimestre nos últimos 3 exercícios sociais.

A receita viabilizada por meios digitais totalizou mais de R$ 1 bilhão desde outubro de 2020, quando a empresa colocou em prática suas iniciativas digitais.

Aquisições, parcerias e iniciativas ESG marcam o semestre

Nos primeiros seis meses de 2021, o AgroGalaxy concluiu as aquisições da Boa Vista, da participação remanescente na Sementes Campeã e assinou o contrato de compra e venda da Ferrari Zagatto. Esta última já foi aprovada pelo CADE e, assim que concluída, representará um importante passo para a consolidação de sua presença no estado do Paraná e adicionará mais 14 lojas e 9 silos ao seu portifólio.  A empresa também firmou uma parceria com a corretora de seguros Alper, para o oferecimento de novos serviços aos produtores, como seguros de safra.

“Estamos muito entusiasmados com nossas realizações, conquistas e os relevantes avanços que fizemos na frente ESG nesta primeira metade do ano fiscal”, afirma Welles Pascoal, CEO do AgroGalaxy.

Em maio, a empresa foi a primeira companhia do agronegócio brasileiro a ser certificada com o selo Women on Board (WOB). O prêmio é concedido às empresas que possuem pelo menos duas conselheiras em seus Conselhos de Administração ou Consultivos. O AgroGalaxy conta com três mulheres em seu conselho de administração, sendo duas delas membros independentes, desde dezembro do ano passado. Por outro lado, em junho o AgroGalaxy fez sua primeira campanha nacional de biológicos no Brasil, reafirmando seu compromisso em fomentar o aumento de produtividade do agricultor com a minimização de impactos ambientais.

Após o fechamento do semestre, o AgroGalaxy realizou seu IPO, concretizando sua listagem no Novo Mercado com o ticker AGXY3, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa da B3. Os recursos líquidos, de R$ 333 milhões, serão destinados a aquisições e abertura de lojas, visando dar continuidade à trajetória de crescimento da companhia. 

Acesse o informe de resultados completo

Sobre o AgroGalaxy


Criado em 2018, o AgroGalaxy é uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos, além de prestação de serviços financeiros e agrícolas.

Holding listada no Novo Mercado, o AgroGalaxy tem como bloco de controle veículos de investimento do Aqua Capital e é composto pelas empresas Rural BR, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Sementes Boa Nova, Grão de Ouro e Boa Vista, representando um total de 7,9 milhões de hectares de área plantada. A companhia tem como missão tornar-se o maior varejista agrícola do País, gerando valor para o produtor brasileiro, colaboradores, comunidades, meio ambiente e acionistas. Conta com 108 lojas, em 9 estados atendendo mais de 18 mil clientes, segundo divulgação de resultados do segundo trimestre de 2021.

Nenhum comentário