Últimas

Relatório do Clima exige mobilização imediata

 

Artigo de Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias


O relatório sobre o clima do IPCC (painel intergovernamental sobre mudanças climáticas), veiculado no mês de agosto, chamou-nos a atenção sobre um problema que é iminente e necessita de ações de todos.

De acordo com o documento, a temperatura global subirá 2,7 graus em 2100, sendo 1,5 grau em 2040, dois graus em 2060 e de 2,7 em 2100.

Esse aumento na temperatura global acarretaria mais acontecimentos climáticos extremos, como secas, inundações e ondas de calor. Além de estar longe do objetivo de reduzir para menos de 2 graus fixado no Acordo de Paris.

A pergunta que recai sobre cada um de nós é: o que podemos fazer para mitigar esse problema seus efeitos? Há várias frentes que precisamos estar alertas e nos engajar:

 

  • Temos que fiscalizar o compromisso e ação de governos e empresas;
     
  • Temos que repensar ações pessoais que devem visar o coletivo e não o individual.A sociedade civil organizada, nesse momento, também desempenha importante papel ao atuar diretamente no problema e ao educar a população para essas frente de engajamento.


No Instituto Melhores Dias, organização que presido, há anos implementamos ações mitigatórias do aquecimento global. 


Veja:

  • Junto com a empresa Ecooar, apagamos nossa pegada de carbono por meio de plantio árvores;
     
  • Em nossos programas de hortas escolares, comunitárias e domésticas, desenvolvemos compostagem para diminuir a emissão de CO2;
     
  • Em parceria com escolas públicas, conscientizamos equipes, alunos e familiares sobre como descartar resíduos corretamente, causando impacto positivo na cadeia alimentar e na gestão de resíduos sólidos;
     
  • Em parceria com a empresa Anduca, desenvolvemos o desenho animado “A Turma do Pinguinho” que conscientiza crianças de vários estados sobre as ações pessoais de preservação do meio ambiente;
     
  • Recuperamos 90 nascentes de água em um de nossos programas;


A cada dia, estamos buscando novas formas de trabalhar e conscientizar a população sobre as mudanças do nosso planeta e seu impacto.

Junte-se a nós na busca por melhores dias para todos!

 

Nenhum comentário