Seis dicas para otimizar os negócios de pequenas e médias empresas
Em meio a dificuldades, criam-se oportunidades. Em um momento de incertezas políticas e econômicas e a crise por conta da pandemia, muitas pessoas resolveram empreender. É o que aponta um levantamento feito pelo Sebrae, que mostra que mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril deste ano. Fazendo uma comparação, ao longo de todo 2020 foram registrados cerca de 4 milhões de novos CNPJs, sendo que nos mesmos quatro primeiros meses do ano foram mais de 316 mil micro e pequenas empresas fechadas no país, o que significa, aproximadamente, 31% do total de empreendimentos fechados no ano passado.
Além do cenário adverso, é preciso entender que, para manter o negócio sustentável, adotar algumas práticas são fundamentais. A pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, feita recentemente também pelo Sebrae, mostra que três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. A taxa de mortalidade desses negócios é de 29%. As microempresas possuem uma taxa de 21,6% e as de pequeno porte, 17%.
Entre alguns aspectos apontados como fatores que contribuem para a sobrevivência e mortalidade das empresas estão: experiência no ramo, planejamento do negócio, gestão do negócio e capacitação dos donos em gestão empresarial. A gestão financeira é também uma das grandes dificuldades apontadas por empreendedores e empresários, pois quanto menor o porte da empresa, mais difícil de conseguir crédito para manter o capital de giro e enfrentar os desafios. A partir desses dados, Bruno Grahl, CEO da Débito Direto, fintech de gestão financeira, recomenda algumas dicas, com base na sua experiência na área e com seus clientes de diferentes setores.
1-
Capacitação e inovação: a pandemia
oportunizou ainda mais acesso a conteúdos digitais para aprendizagem. Por isso,
ficou mais fácil e acessível aprender novas habilidades e aprofundar outros
conhecimentos técnicos necessários ao se pensar em abrir e planejar um negócio
e também para aprimorar a gestão, vislumbrando novas possibilidades para você
aplicar no seu negócio. Aproveite, existem muitas opções disponíveis
gratuitamente com conteúdo rico para ajudar a ser mais criativo e inovar no seu
empreendimento.
2-
Acompanhe o fluxo de caixa: é fundamental
ficar atento a todas as movimentações do seu fluxo de caixa. Avalie tudo o que
entra e tudo aquilo que sai. Quanto mais automatizados forem esses dados,
melhor. Assim você economiza tempo e garante que aquelas informações estejam
corretas. Desenvolver gráficos também ajuda a visualizar e ter o maior controle
da situação, pois em apenas alguns segundos é possível identificar qual é a
situação atual do seu empreendimento. Além disso, verifique se todos os gastos
são realmente necessários e se estão valendo a pena, ou se é necessário recuar
e desenvolver novas estratégias. Sempre é possível economizar, principalmente
quando uma avaliação minuciosa de gastos desnecessários nunca tenha sido feita.
3-
Tenha ajuda de contadores: determinados
gastos são, na verdade, investimentos. Um deles é a contratação de um contador.
Sair do vermelho e manter-se longe dessa zona é muito mais fácil quando a
empresa, mesmo que pequena, conta com a ajuda destes profissionais. Além de
organizar todas as contas e o livro caixa da empresa, bons contadores saberão
economizar em impostos (o que, no Brasil, sabemos que é uma grande vantagem).
Estando os pequenos e jovens empresários extremamente sobrecarregados, contar
com ajuda de profissionais especializados é muito importante para dar foco a
outros pontos do negócio.
4-
Utilize a tecnologia a seu favor:
hoje existe uma infinidade de ferramentas para trazer vantagens ao dia a dia. A
Débito Direto é uma dessas opções, que surgiu com o propósito de economizar
tempo e dinheiro de empreendedores e empresários, a partir da centralização,
organização e pagamento de contas para empresas. A plataforma gratuita permite
a quitação de boletos
de forma integrada e propõe soluções em parcelamentos, além de descontos quando
a empresa realizar pagamentos antes do prazo de vencimento. Desta forma, o
usuário cadastra todos os tipos de conta, fornecedores, impostos, despesas
correntes, entre outras, que ficam armazenadas no perfil a partir do primeiro
registro, já organizando as contas com datas de vencimentos conjuntas e
otimizando também o tempo a cada período com esses pagamentos. Conforme surgem
novas despesas ou saem outras, é possível gerenciar para adicionar ou excluir
pelo aplicativo, site, WhatsApp ou e-mail. “No seu perfil da Débito Direto, o
empreendedor ou empresário possui acesso a todas as suas contas do mês, pode
selecioná-las e pagar com um pix, economizando tempo e trabalho de acesso a
diversos bancos”, comenta o CEO da Débito Direto, Bruno Grahl.
5-
Renegocie suas dívidas: o fluxo de
vendas está realmente baixo e isso dá um baque na receita, fazendo com que as
dívidas cheguem. É importante encará-las de frente, mas, claro, tentar
encontrar a melhor maneira de quitá-las. Sendo assim, tente renegociar as suas
dívidas, pois é possível encontrar condições bem interessantes.
6-
Não misture dívidas pessoais e empresariais: separe os gastos, bem como a forma de pagamento e controle de dívidas.
Misturar essas duas receitas é um dos maiores erros do pequeno empreendedor e
empresário. “Outra dica sobre tudo isso é: mantenha a calma, o momento está
realmente difícil para todos. O movimento está baixo e as dívidas batendo à
porta, para solucionar tudo isso busque ter uma visão detalhada do seu
negócio”, pondera Bruno.
A fintech oferece uma ferramenta gratuita, disponibilizada por aplicativo e web, que ajuda micro, pequenas e médias empresas na gestão financeira e a colocarem as contas em dia. Com a plataforma, o usuário se cadastra, adiciona os boletos, gera uma fatura única e a Débito Direto paga as contas, oferecendo prazo e parcelamento para o pagamento de boletos. E para quem tem dinheiro em caixa, garante um desconto de até 5% no pagamento antecipado.
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