Últimas

SJC: primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO abre caminho para o desenvolvimento dos municípios

Detalhes do projeto piloto foram apresentados a gestores do país, nesta quinta-feira (19), durante o RCD Cidades, o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, conduzido pelo diretor José Marinho

A certificação de São José dos Campos como a primeira cidade inteligente brasileira dentro das normas internacionais de qualidade ISO vai muito além de um selo de reconhecimento. A iniciativa abre caminho para que mais localidades no país elevem seus indicadores de atendimento e melhoria na qualidade de vida da população. Foi o que destacou o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marcelo Nunes, durante o RCD Cidades desta quinta-feira (19).

O programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor, José Marinho, trouxe detalhes do projeto que deve ser finalizado até o final do ano. São José dos Campos, localizada no interior paulista, no Vale do Paraíba, se juntará a um grupo seleto de 79 cidades espalhadas pelo mundo, entre elas Londres, Boston, Amsterdam, Porto, Buenos Aires e Dubai (confira a relação completa abaixo), a partir de normas técnicas internacionais.

O trabalho de qualificação está sendo realizado por meio da parceria entre Prefeitura Municipal, Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT) e Parque Tecnológico de São José dos Campos.  São 259 indicadores presentes em três normas ISO: 37.120, 37.122 e 37.123, que tratam de aplicações tecnológicas de cidades inteligentes, sustentabilidade e qualidade de vida, e resiliência.

Segundo o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, a certificação reflete ainda positivamente nas 17 áreas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas  (ONU). “O que interessa muito, por exemplo, a investidores internacionais em saber, hoje em dia, como é o posicionamento do município frente a essa característica de sustentabilidade, de respeito ao cidadão e à qualidade de vida”, argumenta Nunes.

O diretor ressalta que o resultado dará condições de tomada de decisão ao poder público local a partir da identificação das prioridades a serem atendidas. “O grande ganho é conseguir levar a qualidade pra quem precisa que é o cidadão. Economicamente também é um ganho porque alguém que escolhe um município para morar está olhando hoje o quanto o gestor público está preocupado com a qualidade de vida e a estrutura que ele está montando para a sua cidade”, analisa.

Desenvolvimento - São José dos Campos também servirá como uma grande vitrine positiva, conforme reforça o diretor do Parque Tecnológico, para que outros municípios, independente do porte, compreendam a importância de se investir em uma cidade inteligente. “Mesmo que não seja a busca pela certificação, mas a busca pelo atendimento aos indicadores que levam à certificação. Muitas coisas não necessariamente precisam de tecnologia. Precisa de boa vontade, organização, coordenação dentro do município”, completa Nunes.

Para o diretor da RCD, José Marinho, a certificação de São José dos Campos traz um novo cenário para o desenvolvimento das cidades brasileiras. "Vejo altamente impactante na concepção de cidade inteligente este trabalho que São José dos Campos está liderando. E por este motivo trouxemos os detalhes sobre como as Prefeituras podem seguir o exemplo".

Confira o programa na íntegra:

https://youtu.be/D_kRxbDMcHA

Conheça as 79 cidades inteligentes do mundo com certificação ISO:

 

City

Country

Aalter

Belgium

Ahmedabad

India

Al Madinah

Saudi Arabia

Amman

Jordan

Amsterdam

Netherlands

Annapolis Valley Region

Canada

ArRiyadh

Saudi Arabia

Bahía de Banderas

Mexico

Barcelona

Spain

Boston

United States of America

Brampton

Canada

Brant

Canada

Brisbane

Australia

Buenos Aires

Argentina

Cambridge

Canada

Charlottetown

Canada

Corner Brook

Canada

Doral

United States of America

Dubai

United Arab Emirates

Edmonton

Canada

Eindhoven

Netherlands

Gdynia

Poland

Guadalajara

Mexico

Guadalupe

Mexico

Guelph

Canada

Heerlen

Netherlands

Helsinki

Finland

Jamshedpur

India

Kielce

Poland

Kitchener

Canada

Kópavogur

Iceland

Koprivnica

Croatia

León

Mexico

London

United Kingdom

Los Angeles

United States of America

Makati

Philippines

Makkah

Saudi Arabia

Markham

Canada

Melbourne

Australia

Mississauga

Canada

Moscow

Russia

Mount Pearl

Canada

Oakville

Canada

Oshawa

Canada

Oslo

Norway

Piedras Negras

Mexico

Portland

United States of America

Porto

Portugal

Pune

India

Quebec City

Canada

Richmond Hill

Canada

Rotterdam

Netherlands

Saint-Augustin-de-Desmaures

Canada

San Diego

United States of America

Saskatoon

Canada

Selkirk

Canada

Shawinigan

Canada

Sintra

Portugal

St. John's

Canada

Sudbury

Canada

Surat

India

Surrey

Canada

Tainan City

Taiwan

Taipei

Taiwan

Tbilisi

Georgia

The Hague

Netherlands

Toronto

Canada

Torreón

Mexico

Valencia

Spain

Vaughan

Canada

Vijayawada

India

Warsaw

Poland

Waterloo

Canada

Welland

Canada

Whitby

Canada

Yanbu Al Sinaiyah

Saudi Arabia

Yellowknife

Canada

Zagreb

Croatia

Zwolle

Netherlands

Nenhum comentário