Virtual + Real x Experiência do Cliente = Phygital
Artigo por Rodrigo Quadrado, diretor de Customer Experience da Neo
Rodrigo Quadrado - Diretor de Customer
Experience - Neobpo Divulgação |
Há alguns anos, nunca pensaríamos que o
mundo físico e o digital poderiam ser uma coisa única. No entanto, esta união
hoje é tão plausível que temos que pensar nessa soma se quisermos potencializar
a experiência do Cliente. Essa integração, que cada vez mais possibilita
experiências marcadas pela conectividade e pela interação. E, como resultado
desta equação, um conceito vem sendo cada vez mais discutido: o phygital (que
nada mais é do que a combinação entre os mundos físico (physical, em inglês) e
digital).
A criação dos smartphones, por exemplo,
deu início a uma nova Era Digital, que foi se fortalecendo até os dias atuais.
Antes disso, ninguém imaginava que fosse possível fazer tudo a partir de um
simples objeto na palma da mão. Hoje pagamos contas, assistimos filmes e
utilizamos serviços de delivery ou de transporte com muita facilidade, e isso
nada mais é do que o phygital fazendo parte, de forma irreversível, em nossas
vidas e no dia a dia das empresas.
A área de consumo vem ganhando novos
costumes e opções para oferecer uma experiência do cliente (ou Customer
Experience - CX), cada vez melhor. Sendo assim, é preciso estar atento às
novidades, e entender como o conceito de phygital impacta os negócios e suas
relações com os consumidores.
Para as gerações mais novas, que já
cresceram com a internet, como a Z e os millenials, essa combinação é
praticamente imperceptível, pois o conceito “phygital” sempre esteve presente no
dia a dia delas). No entanto, há alguns anos, existia uma barreira entre o que
era físico e o que era digital, mas as profundas transformações digitais
passaram a ser mais presentes, e fizeram com que os dois campos pudessem se
integrar e, consequentemente, o comportamento das pessoas também acabou
mudando.
A pandemia também foi responsável por
potencializar essa digitalização, mudando os hábitos de consumo de pessoas de
todas as idades, aumentando o comércio online e mostrando a importância de
elaborar estratégias que não dependam exclusivamente do espaço físico,
principalmente quando o assunto é experiência do cliente. A missão agora é
proporcionar uma relação mais personalizada, simples e ágil entre marca e
Cliente e, para essa adaptação, é necessário investir em algumas áreas e
funções, como a inteligência artificial, softwares de gestão e atendimento ao
cliente.
Para quem lida com CX, está cada vez
mais claro que o phygital é essencial para a experiência do usuário. Oferecer a
melhor experiência para o consumidor é um objetivo importante em qualquer canal
de venda de uma marca, e o phygital pode ser a peça-chave para que isso
aconteça. Afinal, com tantas tecnologias disponíveis, não é mais aceitável, sob
o ponto de vista do Cliente, ser forçado a fazer algo em apenas um canal
específico - hoje, ele quer rapidez, agilidade, eficácia e a possibilidade de
realizar o que deseja em qualquer canal de atendimento (omnichannel), seja
físico, digital ou até em ambos ao mesmo tempo. Tudo para tornar sua experiência
fluida, com um atendimento ágil e de qualidade.
Mesmo que o contato físico tenha
diminuído por conta da realidade pandêmica e o isolamento social, isso não quer
dizer que o presencial perdeu totalmente o seu valor e tudo é somente 100%
digital. Pelo contrário, é preciso oferecer aquilo que o consumidor deseja.
Para uma marca de outro segmento, em um folheto, já virou costume ter um QR
code em que informações mais detalhadas sobre determinado produto ou serviço
aparecem ao ser escaneadas. Esse também é um exemplo de outros diversos tipos
de recursos disponíveis que envolvem inteligência artificial, encantando e
conectando ainda mais as marcas com seus clientes.
A tecnologia é uma área que vive em
constante mutação. A todo momento, surgem novas atualizações, que impulsionam
novas formas do consumidor se relacionar com as marcas. Se não houver a
adequação, elas podem ficar para trás na jornada do sucesso, com tanta
competitividade no mercado. O phygital é um conceito que chegou para ficar. Uma
tendência para o mercado e para a Experiência do Cliente (CX). E, por isso, é
essencial que as empresas pensem em ações, baseadas na integração do offline
com o online, cada um com suas características, mas também cheios de potenciais
e coisas em comum.
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