Últimas

Web designer: como vender seu serviço como freelancer?

 

Trabalhar como web designer freelancer pode ser uma excelente carreira para quem tem conhecimento na área e gosta de desafios. Afinal, se existe uma área que não para de crescer é a internet. 

Portanto, um web designer é aquele profissional que saberá como montar sites, de maneira profissional e resolverá diversos problemas que o cliente pode apresentar. 

Mas, como vender esse serviço de modo eficaz sendo freelancer? Para alcançar esses objetivos, você precisa seguir alguns passos. 

Ficou interessado (a)? Então, confira esses passos essenciais para vender seu serviço como web designer freelancer. 

Melhores dicas para você vender o seu serviço como freelancer

  1. 1 – Tenha conhecimentos sólidos 

De nada adianta tentar começar sua carreira como web designer freelancer se você simplesmente não sabe absolutamente nada sobre criação e desenho de sites. 

Portanto, o primeiro passo é apostar no conhecimento: faça cursos, testes, desenvolva projetos iniciais próprios, para depois você conseguir vender o que sabe. 

Muitas pessoas acreditam que devem aprender somente quando a necessidade chegar, ou seja, quando você tiver um cliente e simplesmente não ter a menor ideia de como resolver a demanda dele. 

Mas, o ideal é ao menos você já ter bastante conhecimento básico antes de querer começar a vender seus serviços em uma área tão concorrida. Afinal, você precisa se destacar frente a concorrência pela qualidade do que oferece. 

Assim, o ideal é antes de você querer alçar voos como freelancer, estude bem o básico e invista em cursos, antes de começar a ofertar seus serviços. 

Outro fator importante e que está diretamente relacionado ao conhecimento é o quanto você consegue investir em formação. Você está querendo atuar como webdesigner freelancer apenas para complementar sua renda ou pretende seguir essa carreira em tempo integral? 

Caso você já tenha um emprego, o tempo para se dedicar a outra formação é menor, mas isso não quer dizer que você não possa se dedicar a isso também. 

Conforme seus objetivos, é possível também traçar metas de onde você pretende chegar, tanto em aprendizagem quanto em metas financeiras. 

E não se esqueça que bom web designer é aquele que se mantém sempre atualizado: portanto a formação e o aprimoramento devem ser constantes. 

  1. 2 – Crie um perfil no LinkedIn 

O LinkedIn é a rede social profissional. Portanto, se você pretende trabalhar como freelancer, você precisa ter um perfil nela. 

Se você ainda não tem, crie hoje mesmo seu perfil lá e já busque contatos. Você também poderá se candidatar a vagas e serviços, oferecidos pelo LinkedIn. 

A criação da página no LinkedIn é gratuita e você paga somente se quiser buscar vagas mais específicas. Portanto, se a verba for pequena, opte por não investir nisso, no momento. 

Para começar, é importante ter um bom perfil e começar, aos poucos, a divulgar o seu trabalho. 

Dessa forma, se você pretende oferecer serviços como desenvolvimento de loja virtual, o LinkedIn é uma ótima maneira. 

  1. 3 – Encontre uma plataforma de freelancers 

Para quem ainda não tem uma vasta clientela, ter um perfil e poder submeter propostas em diferentes demandas de trabalho é uma ótima maneira de começar sua carreira como freelancer. 

Assim, encontrar uma plataforma de freelancer que permita você fazer isso é uma das maneiras de se iniciar na carreira de webdesigner freelancer. 

As opções no mercado são variadas: 99freelas, getninjas, freelancer.com, dentre outras, por exemplo. 

Todas as plataformas cobram uma taxa em cada serviço fechado,  mas certamente é uma excelente maneira de você iniciar e captar clientes. 

  1. 4 – Saiba seu preço 

Quanto você vai cobrar por cada serviço é uma das questões mais importantes. Afinal, quem está começando tende a cobrar muito barato. Mas, você também precisa valorizar seu trabalho, bem como ter um preço competitivo no mercado atual. 

Uma boa maneira de saber se quanto você pretende cobrar pelo serviço está dentro do mercado é verificar quanto a concorrência cobra por um trabalho semelhante. 

Assim, observe nas plataformas de freelancer quanto está o valor médio de propostas em trabalhos semelhantes ao que você pretende oferecer. 

Grandes empresas de publicidade costumam cobrar preços  mais elevados, por terem mais profissionais à disposição e mais experiência no mercado. 

Mas, você também pode fazer uma pesquisa para saber quanto essas empresas cobram. 

Lembre-se que embora você seja iniciante, cobrar excessivamente barato pode desmerecer seu trabalho e você também precisa ter lucro com o trabalho realizado. 

  1. 5 – Capriche no seu site e no seu portfólio 

Todo web designer precisa ter um site e também um bom portfólio. 

Afinal, como outros clientes terão ideia do que você é capaz de criar e desenvolver, sem você mostrar o fruto do seu serviço? 

Portanto, crie um portfólio caprichado, onde você poderá expor os trabalhos que já realizou. 

Além disso, referências também são boas formas de você conseguir convencer seus futuros clientes da qualidade do seu trabalho. 

Dessa forma, solicite, quando possível, um feedback dos seus clientes que já receberam seus respectivos trabalhos. Do que mais gostaram, pontos positivos e cumprimento dos prazos são boas maneiras de pontuar com depoimentos, por exemplo. 

Seguindo essas estratégias e com muito esforço e dedicação, certamente você terá uma bela carreira como webdesigner freelancer. 


Nenhum comentário