7 benefícios dos chatbots no varejo
Redução de custos, fidelização dos clientes e otimização dos atendimento estão entre os pontos positivos
Rafael Souza é CEO da Ubots
Divulgação
Naturalmente, o varejo é um mercado que
possui alta demanda dos consumidores, logo, há vários aspectos que precisam
estar alinhados para que a experiência do atendimento ao cliente seja positiva.
Para isso, o ideal é contar com tecnologias que contribuam para agilizar esse
processo, como a inteligência artificial.
De acordo com Rafael Souza, CEO e
co-fundador da Ubots, aumentar a capacidade de atendimento, de modo que o
cliente nunca fique esperando para ser respondido é um dos benefícios da IA. “É
possível obter dados importantes para que a empresa faça melhorias no
atendimento, sem contar com a possibilidade de ampliação dos canais no qual os
clientes se comunicam com a empresa”, explica.
No universo do atendimento automatizado
há um elemento essencial para gerar uma experiência diferenciada no momento da
conversa com o cliente, o chatbot. Abaixo, Souza explica os benefícios da
atuação dos bots no varejo:
- Melhora na retenção dos
clientes;
- Aumento da satisfação dos
consumidores com a marca;
- Fortalece o gerenciamento dos
atendimento e obtenção de dados.
- Redução de custos com a
operação;
- Ampliação dos canais de relacionamento
com o cliente;
- Otimização dos atendimentos com
base em dados extraídos das conversas;
- Fidelização dos clientes que
estão satisfeitos com a empresa.
Como case da atuação do bot no varejo, a
Ubots desenvolveu o chatbot Ben, da Panvel - a maior rede de farmácias da
região Sul do Brasil. Atualmente, ele chega a realizar 90% dos atendimentos que
chegam ao Facebook Messenger, ajudando os clientes no processo de pesquisa e
compra de produtos.“Ele foi uma inovação no mercado do Rio Grande do Sul, foi
criado com o objetivo de fornecer mais uma opção de atendimento para os
clientes da farmácia”, comenta Souza.
Atuação dos chatbots no varejo
Os chatbots podem atuar em todas as
etapas da jornada do cliente. No início do processo, eles podem tirar dúvidas
dos clientes - como uma espécie de FAQ. Além disso, também podem mostrar
produtos com desconto ou baseado nos interesses dos consumidores, auxiliando no
processo de compra e ainda realizar demandas com gerar segunda via de boletos,
informar sobre pedidos realizados e prazos de entrega.
Rafael explica que a maior participação
dos bots no relacionamento com o cliente está concentrada nos sites ou aplicativos,
pois são canais de melhor usabilidade. “Vimos um movimento crescente das lojas
aderirem aos aplicativos e até disponibilizarem descontos nas compras através
do canal”, comenta.
Tendências do atendimento ao cliente
para 2022
Com a abertura da API do
Instagram, acredita-se que as empresas vão começar a olhar para a rede social
como uma nova possibilidade de canal de relacionamento com os clientes.
Além disso, o WhatsApp tende a se
fortalecer ainda mais, utilizando os chatbots para oferecer ainda mais
vantagens e, com isso, se tornar um super app no Brasil. Por fim, outras duas
tendências que devem crescer nos próximos meses é a utilização de vídeo nos
atendimentos realizados pelo bot e também os voicebots,
de acordo com o especialista de programação da Ubots.
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da
vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes
empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza
plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de
agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência
artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já
participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem,
StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais
informações no www.ubots.com.br
Nenhum comentário