A assessoria de imprensa, com a criação do selo de verificação e o aumento de “autoridades na internet", se tornou mais relevante que nunca
Cada vez mais procurada, a assessoria de imprensa se tornou o caminho perfeito para quem deseja ter aquele selo azul ao lado do nome nas redes sociais. Conhecido por ser o recordista de fontes na internet, o empresário e jornalista Fabiano de Abreu conta como é possível adquirir essa visibilidade de destaque na grande mídia.
Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global
Quem nunca desejou ter
aquele selo azul ao lado do seu nome na rede social, não é mesmo? Para
conseguir o famoso “selo de verificação”, as redes sociais fazem uma série de
exigências que o usuário deve cumprir. Para cumprir a todos estes requisitos
várias tentativas são buscadas, mas uma em especial tem sido cada vez mais
comum: os serviços de assessoria de imprensa.
Do lado dos jornalistas, é preciso entender o que de fato os clientes desejam, e como atender as expectativas deles. Quem explica este “processo” é o jornalista, Fabiano de Abreu. O luso-brasileiro é proprietário da empresa de assessoria de imprensa e mídia social MF Press Global, e é apontado pelos colegas de profissão como o maior criador de personalidades na história da imprensa brasileira.
Confira as recomendações de Fabiano de Abreu:
1 - Ser publicado em um
veículo de comunicação, é um carimbo de identidade, de relevância,
diferenciando a pessoa, o usuário, dos demais usuários.
2 - Hoje em dia há
muitos profissionais como especialistas e coaches, que se lançam na mídia social
e convencem a milhões de pessoas. Um profissional com graduação precisa
utilizar a imprensa para se diferenciar e elevar sua imagem, assim como um
especialista também precisa da imprensa se destacar dos demais.
3 - A imprensa gera
tagueamento; O que é isso? É facilitar a busca do seu nome/marca no Google. A
rede social apenas aparece no Google com vínculo à própria rede, o que coloca o
profissional no mesmo patamar de qualquer usuário de rede, que são todas as
pessoas hoje em dia.
Segundo Abreu, sua
empresa de comunicação “tem estratégias de construção de textos que geram um
bom tagueamento, o que é necessário para conquistar ou manter selos de
verificações nas redes sociais, para melhorar na busca da própria mídia social
e para não só o nome da pessoa, mas palavras sou frases relacionadas a
profissão, que digitem no Google ou outros browsers, possam levar ao
profissional”, explica.
4 - Nenhum jornal
aprova pautas com profissionais sem avaliar a veracidade do texto, seja no tema
ou nas suas formações, portanto, quando publicado de forma orgânica, a notícia
torna-se portfólio de autoridade, competência e também serve como registro.
5 - Matérias servem
como registro oficial para um melhor currículo.
6 - Matérias podem ser
usadas para credibilidade, como material de marketing e utilizado pelo setor
comercial, chamando a atenção do público para o objetivo.
7 - A assessoria de
imprensa trabalha de forma orgânica, ela busca aprovações, ou seja, a matéria
não é Publi post ou patrocinada, valorizando a imagem do cliente. “Uma matéria
paga, o leitor não só vê escrito que é paga, mas mesmo se não estiver escrito, cognitivamente
é percebido pelo tipo de conteúdo, escrita, que condiciona à percepção de lago
pago desmerecendo assim o profissional. Claro que isso não acontece com
produtos”, explica Fabiano.
8 - Os textos são do
cliente, podendo ser utilizados em suas redes sociais, blog, como ferramenta e
tema para movimentação.
9 - Um fator importante
é a consultoria por trás de uma assessoria de imprensa, onde pode condicionar
comportamentos e temas que resultem no sucesso profissional.
10 - A mídia social e a
imprensa é um trabalho conjunto, um precisa do outro e, ambos, são a melhor
ferramenta de marketing para o sucesso.
Diante dessas dicas,
Fabiano deixa uma orientação: “Se o cliente realmente deseja este selo de
verificação, siga este caminho com afinco e dedicação. O resultado esperado,
que é esta forma de reconhecimento, será alcançado o quanto antes, e todos
nesta relação, a empresa e seu cliente, sairão ganhando”, finaliza o renomado
jornalista.
Nenhum comentário