Últimas

Apenas 10% dos CFOs das maiores empresas do Brasil são mulheres

 Estudo conduzido pela Assetz, em parceria com o Insper, mostra também que a maioria delas foi promovida internamente até chegar ao cargo

Em pesquisa inédita, realizada pela Assetz - consultoria especializada em recrutamento e seleção de posições de liderança em Finanças -, em parceria com o Insper, foram ouvidos 128 CFOs das maiores empresas do Brasil a fim de traçar o perfil deste Executivo no país. Entre os profissionais respondentes, cerca de 10% eram mulheres e, a partir disso, foi possível definir um perfil feminino que atua em um dos cargos mais importantes e estratégicos dentro de uma empresa. 

No estudo, foi constatado que a jornada é longa e 28,6% das mulheres fazem carreira na mesma companhia, permanecendo muitos anos na mesma empresa. Outro dado relevante é que 85% das participantes chegaram ao cargo de CFO, em média, aos 42 anos, por meio de seleções e promoções internas. Muitas relatam terem entrado em cargos entry level e trilhado seu caminho até a cadeira de maior destaque no setor financeiro. Também é possível notar que a ascensão ao cargo, para as mulheres, é mais tardia, já que os homens são promovidos aos 40 anos.

Ao longo da pesquisa, foram descobertas algumas diferenças nas competências comportamentais e estilo de liderança entre os dois gêneros. Apenas o público feminino reportou o domínio da Comunicação Efetiva entre suas habilidades mais importantes, enquanto o público masculino varia em todas as habilidades oferecidas na pesquisa: (Construção de Equipes Eficientes, Adaptação a Mudanças, Desenvolvimento de Pessoas e Cultivo de um Ambiente de Alta Performance). Quanto ao estilo de liderança, 62% das mulheres se consideram claras quanto às expectativas e solucionadoras de problemas, em contraste com 41% dos homens. "Essa é uma constatação interessante. Elas também apontaram as opções sobre ter uma equipe eficiente e se adaptar à mudanças como pontos importantes, mas apenas as mulheres apontaram que dominam a skill Comunicação Efetiva”, diz Guilherme Malfi, sócio fundador da Assetz. “Acredito que a comunicação efetiva atrelada a um claro alinhamento de expectativas façam toda a diferença na hora de reter talentos e ter uma equipe unida e engajada”, comenta Felipe Brunieri, sócio fundador da Assetz.

 

Sobre a Assetz

A Assetz é a única consultoria de recrutamento e seleção especializada, exclusivamente, em posições de liderança na área de Finanças. A empresa é referência em seleção e contratação de Executivos financeiros para companhias de todos os portes e setores da economia, além de buscar compartilhar conteúdo digital relevante sobre o tema “carreira em Finanças”. Com isso, por meio da combinação entre um processo de recrutamento diferenciado e a produção de materiais significativos e especializados, a Assetz contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho brasileiro. A empresa, por sua vez, recruta para várias disciplinas financeiras, entre elas: Auditoria Externa; Auditoria Interna; Business Support; Compliance; Contabilidade; Contas a pagar; Contas a receber; Controladoria; Controles Internos; Crédito e Cobrança; Custos; Finance Transformation; Fusões e Aquisições; Mercado de Capitais; Novos Negócios; Planejamento Estratégico; Planejamento Financeiro; Precificação; Project Finance; Projetos e Iniciativas Estratégicas; Relações com Investidores; Reporting; Riscos Financeiros; Riscos Operacionais e Tesouraria.

Nenhum comentário