ARTIGO DIA DO CLIENTE (15/9) - O que aprendi com os meus clientes?
Por Elizabeth Brandes - Diretora Comercial e Marketing da Brandili, que há 20 anos atua no relacionamento com clientes
Atender as expectativas dos clientes é o
anseio de toda empresa, um dos alicerces do sucesso. E um dos pontos é: quanto
mais próximos dos consumidores, melhores e mais rápidos seremos atendendo seus
desejos. O comportamento é uma mudança constante e isso exige que estejamos
lado a lado para conseguir ler essas transformações no tempo certo e fazer
acontecer. Isso serve tanto para atender as necessidades quanto para
surpreender.
O cliente é, de fato, o centro de tudo.
É para ele que a gente trabalha. E ele pode ser tanto a loja que revende quanto
o shopper. Sempre,
é claro, respeitando todos que fazem parte desta jornada de compra. Porque cada
atravessador também tem sua leitura e responsabilidade neste processo. E se
nesse caminho surgiu algum contratempo, seja rápido na solução da solicitação
do cliente. Tenha empatia nessas tratativas.
Apesar de existirem processos e
procedimentos, é preciso capacitar o time para saber lidar cada vez melhor com
as adversidades e urgências do cotidiano. Quando a gente tem foco no cliente,
resolve rápido e já ajusta o processo para não se repetir. E estar presente no
seu dia a dia pode ser mais proveitoso do que se imagina. Eu diria: é a melhor
parte do trabalho, uma troca incrível.
A gente leva nosso ponto de vista, o que
estamos estudando no mercado, através de consultorias, boas práticas e
pesquisas, e recebemos de feedback do cliente o que de fato está funcionando ou
não, as adequações que precisam ser feitas para o que estamos propondo fazer
dar certo e termos sucesso juntos. Afinal, o êxito do cliente é o nosso. Ou
seja, precisamos estar atentos e com os ouvidos bem abertos para trazer as
melhorias para dentro de casa. O tempo inteiro o cliente está contribuindo conosco.
Basta ouvir e se conectar.
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