CCBB Educativo propõe diálogo sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
ENCONTRO OCORRE NO DIA 19/9, PRESENCIALMENTE,
COM VAGAS LIMITADAS.
Com a atividade, o CCBB busca ampliar o conhecimento dos participantes e envolver a todos em um processo de mapeamento dos diferentes aspectos que caracterizam esta luta que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.
A data foi criada para fazer parte das mais diversas dimensões e atividades da vida cotidiana em sociedade, garantir o acesso amplo e equiparar oportunidades, pessoas com deficiência que vivem em todo o país se unem em grupos de defesa e luta por seus direitos.
Como resultado da conversa, os participantes poderão criar cartazes utilizando palavras e imagens que comuniquem os principais aspectos desta luta nos tempos atuais.
A atividade faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que mensalmente celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro anualmente como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.
Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra o COVID-19, a oficina poderá contar com presença de até oito pessoas, mediante agendamento prévio na internet.
Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até três pessoas de sua família. Também é obrigatório o uso de máscaras e respeitar os protocolos de distanciamento.
Acessibilidade no CCBB Educativo
Em 3 anos de atuação, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação tem a acessibilidade e a inclusão como princípios transversais em todas as ações, contribuindo assim para a democratização do acesso à cultura. Para tanto, o Programa CCBB Educativo oferece visitas virtuais e presenciais com a presença de intérpretes de Libras, desenvolve visitas mediadas com descrição para pessoas cegas ou com baixa visão, participando ativamente das discussões sobre acessibilidade e inclusão promovendo atividades voltadas à valorização das diferenças, promoção dos saberes e incentivo ao diálogo em torno das especificidades e lutas dos mais diversos grupos e movimentos de pessoas com ou sem deficiências.
Destacam-se em seus arquivos os registros das ações presenciais e virtuais que somam mais de 200 horas de material acessível com interpretação em Língua Brasileira de Sinais, que pode ser acessada gratuita e livremente no website do programa. Além disso, a constante pesquisa de acessibilidade em mediação cultural, realizada de forma transversal durante todo o ciclo de atividades anualmente, privilegia a formação continuada de sua equipe de educadores e possibilita a realização de parcerias e atividades em colaboração com profissionais da educação e das artes, trazendo questões atuais que envolvem a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Transversalidades, Lugar de Criação, Com a Palavra, Historietas, são algumas das ações e materiais acessíveis no site www.ccbbeducativo.com.
SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Dia Nacional De Luta Da Pessoa Com Deficiência
Domingo, 19 de setembro, às 14h
Local: CCBB BH - Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos
Capacidade: 12 pessoas, mediante agendamento prévio pela internet.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com.br
Emissão de apenas um ingresso por CPF. O representante pode ser acompanhado por até 03 pessoas de sua família.
Evento gratuito
Protocolos de distanciamento: bb.com.br/cultura ou no site eventim.com.br
Informações: (31) 3431-9440/9441
www.ccbbeducativo.com
bb.com.br/cultura
Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Sobre Circuito Liberdade O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Nenhum comentário