Últimas

Especialista dá dicas de como evitar ataques cibernéticos nas Prefeituras

 Vazamento de dados nos órgãos públicos é a principal preocupação depois da covid-19. RCD Cidades desta quinta-feira (16) vai mostrar medidas para minimizar os riscos

Uma das principais preocupações de empresas e órgãos públicos durante a pandemia é com a segurança da informação e ataques hackers, que triplicaram durante o período, segundo pesquisas recentes. Para se prevenir é preciso adotar uma série de práticas para evitar o vazamento de dados e sequestro de informações ou recursos, conforme o Engenheiro Especialista em Cibersegurança, Eduardo Dalpiaz.

No RCD Cidades desta quinta-feira (16), às 10 horas, o especialista vai trazer dicas a gestores públicos e empresários que acompanham o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, sobre diversas medidas que devem se tornar prática nas organizações.

De acordo ele, os cuidados com a segurança da informação devem ser diários. “Isso é um problema gravíssimo porque depende de treinamentos e instrução aos usuários. A primeira dica que eu daria é ter boas empresas parceiras para que possam ter discussão sobre segurança da informação periodicamente”, orienta o especialista.

Uma pesquisa realizada pela Agência EY (publicada em reportagem no portal Uol), mostra que o número de ataques cibernéticos contra empresas cresceu 300% em todo mundo durante a pandemia. Outro levantamento divulgado pela CNN revela que o Brasil é o quarto país que mais tem senhas de órgãos públicos vazadas.

Dalpiaz reforça que 90% da entrada de vírus e outros malwares acontecem via e-mails. “Todas as Prefeituras também têm disponibilizado sites e sistemas para os cidadãos fazerem consulta de serviços e esse tipo de tela disponível para o cidadão pode ter também vulnerabilidade de segurança. E o mais importante disso tudo é que todos esses sistemas precisam conversar”, observa o engenheiro sobre a necessidade de integração de sistemas.

Para participar do RCD Cidades é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma http://sympla.com.br/rcd. “Vamos tirar dúvidas ao vivo do público que acompanha o RCD Cidades. O objetivo do programa é contribuir com informações que auxiliem os gestores nas cidades, principalmente”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Serviço:

RCD Cidades – 16/09, às 10 horas

Como ter redes seguras para evitar vazamento de dados e ataques de hackers nas administrações públicas

Inscrições gratuitas:

https://www.sympla.com.br/rcd

Nenhum comentário