Como é ser a empresa que conversa com você todo dia?
*Por Luis Leão, Desenvolvedor
evangelista na Twilio
Engraçado pensar que no último ano
mantivemos contato com todos por meio da tecnologia na tela do celular ou do
computador. Além dos colegas de trabalho, amigos, paqueras e familiares, os
apps de serviço e as grandes redes de varejo também conversaram conosco o tempo
todo. Os chats com o suporte ao cliente, quando recebemos um lembrete de
consulta médica, enviamos uma mensagem ou ligamos para o motorista do
aplicativo, aquela videoconferência com médico especialista: o que isso tem em
comum? Fique sabendo que por trás de tudo isso, está uma solução integrada de
comunicação, que oferece aos apps e sites formas eficazes de contato em massa
com seus clientes.
As empresas devem se adaptar para ficar
à frente das expectativas de mudança dos consumidores. O mundo ideal por dentro
da transformação digital é uma central de contato totalmente programável que
permite uma ampla gama de canais que envolvam os clientes. Ao mesmo tempo, essa
central fornece as ferramentas para criar, alterar ou estender qualquer parte
de sua solução personalizada.
Enviar e receber mensagens em grande
escala ainda é difícil para companhias com atendimento digital. Por isso uma
aplicação, que usa recursos de envio inteligente para garantir que as mensagens
cheguem aos usuários finais de forma confiável onde quer que estejam, para além
da comunicação, temos segurança de dados.
Empresas ou robôs?
Agora que já entendemos a tecnologia que
facilita a comunicação entre empresas e clientes, é o momento de falar das
tendências. O ano de engajamento digital que ninguém esperava foi 2020, segundo
o Relatório do Engajamento
do Cliente em 2021 feito pela Twilio, 54% das empresas
participantes informam que suas interações digitais aumentaram 50% ou mais
durante a pandemia. Ou seja, esse tipo de comunicação que virou uma facilitação
no dia a dia, deixou de ser tendência e agora é o mercado.
Isto posto, a conclusão do Relatório
diz: para que o engajamento do cliente prospere na prática são menos robôs e
mais personalização. Quando sentimos que no atendimento digital há mais
personalização, uma relação mais humana entre cliente e empresa é estabelecida.
Sendo assim, os dados que nós como clientes fornecemos, permite que todas as
empresas criem uma visão mais rica e abrangente dos nossos desejos dentro
daquela marca, adaptando a experiência para cada um dos usuários.
Concluindo, construir uma rede global de
operadoras de software não é pouca coisa. As mensagens ou chamadas com certeza
chegarão ao destinatário final, graças a dedicação das pessoas desenvolvedoras
e a adaptabilidade da aplicação em diversos apps de bancos, convênio médico,
serviços de entrega ou grandes sites de varejo.
Sobre a Twilio
A Twilio é a plataforma líder global em
comunicação na nuvem. Com suas soluções é possível interagir com clientes em
todos os canais - SMS, voz, vídeo, WhatsApp, e-mail e outros. No Brasil desde
2019, a Twilio tem a missão de democratizar o mundo das comunicações por meio
de APIs que são simples o suficiente para qualquer desenvolvedor usar, mas
robusto o bastante para alimentar os aplicativos mais exigentes do mundo. Ao
tornar as comunicações uma parte do kit de ferramentas de cada desenvolvedor de
software, a Twilio permite que inovadores em todos os setores - de líderes
emergentes às maiores organizações do mundo - reinventem a forma como as
empresas se envolvem com seus clientes.
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