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Documentação é entrave para 92% dos pequenos e médios empresários conseguirem crédito

Mauricio Rodrigues-CEO Openbox.ai 

Não é de hoje que as pequenas e médias empresas são engrenagens cruciais para a economia brasileira, o que ficou ainda mais evidente após o início da pandemia. Outro ponto que se destacou foi a alta busca por soluções de crédito, fundamental para manter a saúde financeira do negócio e do país, ainda mais em meio à crise. Porém, mesmo com os processos cada vez mais automatizados e digitalizados, 92% dos micro e pequenos negócios ainda não conseguiram crédito por conta de documentação incompleta, segundo dados da Openbox.ai, fintech de crédito empresarial que visa fortalecer micro, pequenas e médias empresas em um processo 100% online.    

De acordo com estudo do Sebrae (2020), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, são 7 milhões de micro e pequenas empresas, e 10, 9 milhões de MEI que, juntos, representam 99% de todas as empresas do país, responsáveis por cerca de 30% do PIB e 55% do estoque de empregos formais. Ao tratar sobre crédito empresarial, quase 33% dos donos de micro e pequenos negócios consideram o grau de exigência para concessão ou renovação de empréstimos bancários alto, sendo que apenas 10% acreditam ser baixo.

Em contrapartida, empresários assumem que a gestão financeira de seus negócios é uma dor em suas rotinas. Segundo a pesquisa da Endeavor, Neoway e J.P. Morgan “Desafios dos empreendedores brasileiros” (2021), os itens: planejamento orçamentário, citado por 22% das empresas entrevistadas; e contabilidade e auditoria, lembrado por 17%, são indícios dessa dificuldade de organização.

Para Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.ai, o primeiro ponto para dar o pontapé inicial na busca por melhores linhas de crédito é ter todos os documentos atualizados em mãos. “Apesar de cada instituição manter suas demandas específicas, é possível já ter em mente os documentos básicos que todo empreendedor precisa levar consigo, como contratos, histórico de crédito, registro de operações financeiras, plano de negócios, investimentos e movimentações financeiras”, reforça o CEO. 

Na Openbox.ai, por exemplo, como se trata de uma plataforma 100% digital e conta com rápido atendimento e descrição das etapas da operação bem detalhadas, o empreendedor que chega com toda a documentação completa (ao todo, são oito documentos cadastrais básicos gerados pela própria empresa ou seu contados), aguarda cerca de dois dias para a liberação do crédito, por conta da experiência menos burocrática e mais dinâmica que a fintech fornece. 

 

Sobre a Openbox.ai

Criada em 2019, a Openbox.ai é uma fintech de crédito empresarial que visa fortalecer pequenas e médias empresas com a concessão de créditos com taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais. A empresa, em amplo crescimento, também fomenta a sustentabilidade empresarial através da disponibilização de taxas ainda menores para aquelas que tenham ações sustentáveis. E foi justamente para conceder taxa que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas, que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado que tem auditoria da Ecocert e é concedido para pequenas e médias empresas que atendem os 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável. Mais informações em www.openbox.ai

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