Documentação é entrave para 92% dos pequenos e médios empresários conseguirem crédito
Mauricio Rodrigues-CEO Openbox.ai |
Não é de hoje que as pequenas e médias
empresas são engrenagens cruciais para a economia brasileira, o que ficou ainda
mais evidente após o início da pandemia. Outro ponto que se destacou foi a alta
busca por soluções de crédito, fundamental para manter a saúde financeira do
negócio e do país, ainda mais em meio à crise. Porém, mesmo com os processos
cada vez mais automatizados e digitalizados, 92% dos micro e pequenos negócios
ainda não conseguiram crédito por conta de documentação incompleta, segundo
dados da Openbox.ai, fintech de crédito empresarial que visa fortalecer micro,
pequenas e médias empresas em um processo 100% online.
De acordo com estudo do Sebrae (2020),
em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, são 7 milhões de micro e pequenas
empresas, e 10, 9 milhões de MEI que, juntos, representam 99% de todas as
empresas do país, responsáveis por cerca de 30% do PIB e 55% do estoque de
empregos formais. Ao tratar sobre crédito empresarial, quase 33% dos donos de
micro e pequenos negócios consideram o grau de exigência para concessão ou
renovação de empréstimos bancários alto, sendo que apenas 10% acreditam ser
baixo.
Em contrapartida, empresários assumem
que a gestão financeira de seus negócios é uma dor em suas rotinas. Segundo a
pesquisa da Endeavor, Neoway e J.P. Morgan “Desafios dos empreendedores
brasileiros” (2021), os itens: planejamento orçamentário, citado por 22% das
empresas entrevistadas; e contabilidade e auditoria, lembrado por 17%, são
indícios dessa dificuldade de organização.
Para Maurício Rodrigues, CEO da
Openbox.ai, o primeiro ponto para dar o pontapé inicial na busca por melhores
linhas de crédito é ter todos os documentos atualizados em mãos. “Apesar de
cada instituição manter suas demandas específicas, é possível já ter em mente
os documentos básicos que todo empreendedor precisa levar consigo, como
contratos, histórico de crédito, registro de operações financeiras, plano de
negócios, investimentos e movimentações financeiras”, reforça o CEO.
Na Openbox.ai, por exemplo, como se
trata de uma plataforma 100% digital e conta com rápido atendimento e descrição
das etapas da operação bem detalhadas, o empreendedor que chega com toda a
documentação completa (ao todo, são oito documentos cadastrais básicos gerados
pela própria empresa ou seu contados), aguarda cerca de dois dias para a
liberação do crédito, por conta da experiência menos burocrática e mais
dinâmica que a fintech fornece.
Sobre a Openbox.ai
Criada em 2019, a Openbox.ai é uma fintech de crédito empresarial que visa fortalecer pequenas e médias empresas com a concessão de créditos com taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais. A empresa, em amplo crescimento, também fomenta a sustentabilidade empresarial através da disponibilização de taxas ainda menores para aquelas que tenham ações sustentáveis. E foi justamente para conceder taxa que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas, que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado que tem auditoria da Ecocert e é concedido para pequenas e médias empresas que atendem os 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável. Mais informações em www.openbox.ai.
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