E-commerce acelera a importância de proteger o meio ambiente na América Latina, aponta estudo da DHL
- Crescimento do e-commerce na
América Latina em virtude da contingência gerada pela COVID-19 estimula
região a incorporar melhores práticas ambientais
- DHL identifica 6 áreas-chave
para revolucionar a logística do e-commerce na região
- De acordo com o MIT Real State
Innovation Lab, as compras on-line geram 36% menos emissões do que as
compras realizadas em uma loja física
São Paulo, setembro de 2021: O rápido crescimento do e-commerce na
América Latina está transformando as cadeias de suprimentos ao mesmo tempo em
que promove ações de sustentabilidade no setor, segundo estudo recente
publicado pela DHL (empresa líder em armazenagem, distribuição e serviços
expressos). O estudo intitulado "A sustentabilidade ambiental do
e-commerce: a América Latina vai aderir à revolução?" identifica as
principais áreas de transformação e ações que contribuem para diminuir o
impacto no meio ambiente, além de destacar a posição-chave em que a América
Latina se encontra para construir seu caminho no e-commerce sustentável.
O estudo da DHL foi produzido em
coordenação com o Conselho das Américas, uma organização internacional com foco
no desenvolvimento econômico e social das pessoas, e incorpora o conhecimento
de executivos das unidades da DHL Supply Chain e DHL Express na América
Latina.
Este estudo aponta que antes da
pandemia, esperava-se que a demanda no trecho final de entrega (last mile
delivery) crescesse 78% até 2030. No entanto, a pandemia acelerou a migração
para o e-commerce na mesma medida em apenas 12 meses, trazendo também um
desafio de infraestrutura, já que a América Latina tem uma taxa de urbanização
de 80%, ou seja, as megacidades da região enfrentam tanto os desafios locais
quanto os desafios das economias mais desenvolvidas.
Para superar esses desafios de
infraestrutura, a revolução do e-commerce gerou uma transformação na operação,
tanto no âmbito tecnológico quanto em termos de gestão de recursos. O estudo da
DHL indica a incorporação de novas tecnologias (como big data, análise
preditiva, inteligência artificial etc.) e o uso da robótica para fornecer
eficiência sustentável em 6 áreas principais: soluções para last mile,
embalagem, economia circular e logística reversa, agenciamento de carga,
armazenagem e supply chain.
Dentre as transformações que estão sendo
realizadas na América Latina, destacam-se: o uso de bicicletas e de veículos
elétricos; a integração de algoritmos para a redefinição do design de
embalagens com o objetivo de utilizar materiais sustentáveis ou reciclados
junto com a otimização do espaço; software de gestão de inventário, bem como
edifícios inteligentes que economizam até 45% de energia em um período de cinco
anos.
"Dada a situação atual, o
e-commerce tem sido essencial na economia da região e, na DHL Supply Chain,
colaboramos com nossos clientes para uma transformação flexível que integra
práticas mais sustentáveis", disse Javier Bilbao, CEO da DHL Supply Chain
América Latina. "Um exemplo disso é a incorporação de mais de 200 veículos
híbridos e elétricos na América Latina, que contribuem para a redução da geração
de CO2, bem como as operações de armazéns com certificação LEED (tanto no
Brasil como no México), com as quais garantimos eficiência tanto de recursos
quanto de energia".
“No Brasil, tivemos um grande
crescimento do e-commerce durante a pandemia, o que aumentou a nossa demanda
por qualidade e eficiência. Passamos a investir em soluções inovadoras em prol
do meio ambiente, principalmente no last mile. Até agosto receberemos 10 bikes
e 5 scooters elétricas, estimulando o EcoDelivery, parte da estratégia da DHL
em diminuir as emissões de carbono. Planejamos introduzir 10 veículos elétricos
em 2022 e outros 35 em 2023 e esse é só o início da nossa jornada sustentável,”
acrescentou Mirele Mautschke, CEO da DHL Express.
Menos CO2 com compras on-line
Embora as compras on-line gerem 36% a
menos de emissões do que as compras na loja física, de acordo com o MIT Real
Estate Innovation Lab, a implementação de novas tecnologias tornam a operação
mais eficiente, sendo essa apenas uma parte do segredo para garantir um
e-commerce sustentável. O estudo da DHL destaca a necessidade de colaboração
entre empresas, os investidores ESG, os governos e as agências de colaboração
internacional a fim de atender às necessidades e às preocupações dos
consumidores. O levantamento contemplou algumas ações por parte de empresas da
região, como é o caso do Mercado Livre, que anunciou a incorporação de sacolas
feitas com materiais 100% biodegradáveis em seu plano de sustentabilidade.
Em março de 2021, o Grupo Deutsche Post
DHL anunciou seu novo plano de sustentabilidade, reafirmando sua ambiciosa meta
de zero emissões líquidas relacionadas ao transporte até 2050. A empresa também
se comprometeu a investir 7 bilhões de euros em soluções verdes, expandindo sua
frota de veículos elétricos para 80.000 em todo o mundo e aumentando o uso de
combustíveis sustentáveis em seu transporte de longa distância até 2030.
“Somos uma empresa consciente a respeito
dos impactos do transporte ao meio ambiente, e estamos sempre em busca de
alternativas sustentáveis para o setor. Além dos carros elétricos, estamos
negociando a introdução de 2 caminhões elétricos de entregas que devem ficar
prontos ainda este ano,” complementa Mirele.
Por fim, a grande questão: "a
América Latina entrará na revolução do e-commerce sustentável?” se transforma
em uma oportunidade, dada a maturidade relativamente precoce em que a região se
encontra tanto no e-commerce quanto na sustentabilidade ambiental, a fim de
construir juntos um desenvolvimento abrangente.
Para ler o estudo na íntegra, clique aqui.
Sobre a DHL – A empresa
de logística para o mundo
A DHL é a marca líder
mundial no setor logístico. Nossas divisões oferecem um portfólio único de
serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e
internacionais, soluções de operação e transporte de comércio on-line, expresso
internacional e transportes marítimos, aéreos e rodoviários, até o
gerenciamento da cadeia de suprimentos industriais. Com 380 mil colaboradores
em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e
negócios de maneira segura e confiável, o que possibilita fluxos de comércio
global sustentáveis. As soluções especializadas para os mercados e setores em
crescimento, que incluem tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia,
manufatura e energia, automobilístico e varejo, colocam a DHL significativamente
na posição de “the logistics company for the world” (a empresa de logística
para o mundo). A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL, que gerou receitas
de mais de € 63 bilhões em 2019. Com práticas empresariais sustentáveis e um
compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente
para o mundo. Até 2050, planeja alcançar uma logística sem emissões.
Na Internet: https://www.dhl.com/br-pt/home/imprensa.html
No Twitter: twitter.com/DHLAmericas
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