Estudo da Kantar relaciona avanço da vacinação com retomada do consumo de alimentos e bebidas fora do lar no final do segundo trimestre de 2021
A segunda edição deste ano do estudo Consumer Insights da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, aponta que, com o avanço da vacinação, mais consumidores passaram a consumir fora de casa a partir de abril. A frequência, porém, ainda é menor, e por isso ainda não houve retomada dos volumes.
Os mais jovens retomam o consumo fora do lar associado ao retorno à vida
social, enquanto os sêniores ainda se resguardam no isolamento.
Considerando o segundo
trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, o consumo
fora do lar foi opção majoritariamente dos jovens
entre 18 e 29 anos, de classes AB e C, que priorizaram a vida social,
principalmente aos finais de semana. Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente
para o cenário fora do lar (+0,8%) e suas
principais escolhas foram os bares, que representaram 4,2% deste crescimento, e
fast food (2,7%). Enquanto isso, os maiores de 50 anos se resguardaram, com uma
retração em valor de 26,3% no mesmo período.
O mesmo cenário positivo não foi visto nas classes mais baixas. Apesar da prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o benefício foi menor, assim como os valores, o que não trouxe um impacto positivo no consumo. E ainda que a taxa de desemprego esteja estável, 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia, segundo o estudo LinkQ Covid da Kantar. Dentro desse universo, 80% são lares da classe CDE.
“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são
as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse
consumo, além dos ciclos de lockdown. As estratégias devem considerar a
retomada em etapas e será necessário entender o mercado para criar ocasiões de
acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo”
explica Renan Morais, Gerente de Soluções da Kantar.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário