Loja de limpeza fatura R$ 100 mil em meio à pandemia
A mudança de comportamento do consumidor, que hoje entende a importância da higienização dos ambientes, aqueceu as vendas de produtos de limpeza e hábito deve se manter.
A indústria de
produtos de limpeza prevê um incremento de 3% em 2021, devido ao retorno de
várias atividades econômicas e à própria mudança de comportamento do
consumidor. De acordo com a análise da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos
de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla)
a pandemia de COVID-19 transformou o crescimento de vários setores e a
crescente preocupação das pessoas com saúde e higiene aumentou os gastos com
produtos de limpeza.
Dentro desse cenário
de expansão do setor, registrou-se também um aumento do interesse por lojas e
pontos de vendas voltados para o consumidor final. Foi o caso da Start Química,
que viu o número de lojas parceiras aumentar e atualmente conta com 280 centros
de limpeza em operação em mais de 20 estados e 170 cidades brasileiras e está
com mais 70 em processo de transformação, que devem ser inauguradas em breve.
"A companhia desenvolveu um modelo de centro de limpeza, a Start Shop, que
conecta a indústria às empresas e consumidor final com venda de produtos da
linha profissional. Nos últimos anos investimos na expansão do modelo para o
Brasil por meio de parceria e licenciamento de uso da marca. Os comerciantes
parceiros recebem todo apoio de marketing e treinamentos para oferecer em seus
estabelecimentos os produtos da marca Start", explica Vinícius Meneguin,
gerente comercial.
Com investimento
inicial a partir de R$ 40 mil, o empreendedor parceiro da Start terá direito ao
o uso da marca e receberá todo o apoio necessário, desde a abertura até a
manutenção, com orientação desde a escolha do ponto comercial até a escolha do
mix de produtos, além de todo o suporte de marketing. "Estimamos que o
parceiro invista em torno de R$ 1000,00 o m². Sendo R$ 500,00 para montar a
infraestrutura da loja e R$ 500,00 em produtos, mas lembro que esse valor não
contempla o capital de giro", reforça Meneguin. Foi o caso de Marcos Woth,
proprietário de uma loja no bairro de Moema, em São Paulo, que investiu cerca
de R$ 85 mil na parceria e hoje fatura uma média mensal de R$ 100 mil.
Para Woth, a
vantagem principal de ser parceiro Start é contar com o suporte técnico para
capacitar os colaboradores e oferecer produtos certos para os problemas dos
clientes, sobretudo pelo menor risco sobre o investimento por ter o apoio da
Start e não pagar taxas de franqueamento. Os parceiros da Start recebem
treinamentos presenciais e on-line, por meio da plataforma EAD Unistart, que
oferece cursos de alta qualidade sobre os produtos e processos da Start
Química, a fim de desenvolver a performance de cada um em campo, melhorando os
seus atendimentos e consequentemente aumentando as vendas. Além de oferecer
também, cursos voltados para capacitação pessoal.
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