Lojas de materiais de construção contam com novo aliado para estimular os negócios
Usando o saldo da maquininha de cartão para pagar fornecedores, lojas de bairro podem dar mais prazo para o cliente, eliminar custos financeiros e ganhar competitividade
São Paulo, 30 de setembro de 2021 - Nos últimos 12 meses, o varejo de material de construção tem vivido um aumento recorde nos preços do setor, que ultrapassa os 30% — trata-se do maior patamar desde o início do Plano Real. Uma realidade que impacta o dia a dia do lojista e exige a busca de alternativas para a manutenção do ritmo dos negócios. Neste cenário, novas tecnologias financeiras surgem como aliadas para o empreendedor. A Alpe, empresa de meios de pagamento que já atende o mercado de pneus e autopeças, está expandindo a sua atuação com o objetivo de conectar lojistas e distribuidores para impulsionar negócios também no setor de materiais de construção.
Com a tecnologia da Alpe, os varejistas podem usar o saldo a receber das vendas parceladas no cartão de crédito como forma de pagamento aos fornecedores. E a operação não tem nenhuma taxa de antecipação. O lojista que hoje antecipa o saldo da maquininha com o banco pode ter uma economia superior a 10% ao usar o saldo para a reposição de seu estoque. E ainda pode oferecer prazos maiores aos clientes.
“Hoje em dia, fazer uma obra grande sem parcelamento é inviável para o consumidor. Então, oferecer a possibilidade de pagar em mais vezes aumenta o ticket de venda”, afirma Orlando Barros dos Santos, da ÁguiaLar, loja especializada em tintas na zona leste de São Paulo.
Com a Alpe, o varejista continua tendo total liberdade para usar seus recebíveis futuros como preferir, mas com o benefício adicional de usá-los como forma de pagamento ao fornecedor. “Temos plena certeza de que, sem alterar a rotina do lojista, simplesmente usando o saldo da maquininha como forma de pagamento, podemos melhorar a margem de lucro, as condições de compra com o fornecedor e a oferta da loja para o consumidor. É bom para todos”, comenta João Victor Martins, diretor comercial da Alpe.
Com mais limite de crédito e prazos maiores para pagar os pedidos junto ao fornecedor, a Alpe amplia o poder de compra do varejista ajudando, inclusive, a driblar os efeitos dos aumentos de preço que têm superado a inflação. Com um melhor planejamento de estoque e menos descasamento de caixa, o lojista pode enxergar um reflexo imediato na sua margem de lucro, mesmo ampliando o parcelamento aos consumidores.
A Alpe já conta com importantes fornecedores do segmento como a Dexco e a Gama Tintas, distribuidora das marcas Tigre, Tramontina e Coral, entre outras. “Com a solução da Alpe, aceitamos até 10 parcelas como forma de pagamento, sem juros nem acréscimos. Isso aumenta a competitividade dos nossos clientes, inclusive frente ao parcelamento oferecido pelos grandes home centers”, afirma Carlos Pasquini, Diretor da Gama Tintas.
A Alpe começa a expansão no segmento de materiais de construção por São Paulo – Capital e Litoral Sul do Estado. A intenção da empresa é, gradativamente, ampliar a oferta de fornecedores na região para atender de forma cada vez mais ampla as necessidades de reposição de estoque do varejo.
“Temos consciência que o descasamento de caixa e o custo da antecipação de recebíveis são problemas que bloqueiam o desenvolvimento do varejo. O nosso sistema chega para simplificar e estreitar a relação junto aos fornecedores, barateando o crédito para abastecimento e impulsionando os negócios”, acrescenta Martins.
Para saber mais sobre a solução da Alpe, clique aqui.
Sobre a Alpe
A Alpe é uma fintech brasileira que conecta fornecedores e varejistas, por meio de soluções financeiras, para facilitar o crédito, impulsionar as vendas e fomentar os negócios na cadeia B2B. Atua nos setores de pneus e autopeças, materiais de construção, vestuário e alimentar, buscando melhorar as condições de abastecimento entre indústria e varejo e trazer mais eficiência a cadeia B2B.
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