M. Dias Branco anuncia aquisição da Latinex e se fortalece no mercado de alimentos saudáveis
Portfólio será ampliado com as marcas Fit Food, Frontera, Smart e Taste & Co. Investimento na aquisição é de pelo menos R$ 180 milhões
EUSÉBIO,
28 DE SETEMBRO DE 2021- A
M. Dias Branco,
líder nacional em massas e biscoitos, anuncia a aquisição da Latinex, empresa
brasileira de snacks doces e salgados, temperos e condimentos, e dona das
marcas Fit Food, Frontera, Smart e Taste & Co. O custo total da aquisição é
de R$ 180 milhões, podendo chegar a R$ 272 milhões, se forem cumpridas algumas
metas de desempenho até 2023.
A aquisição representa o fortalecimento
da M. Dias Branco no mercado de healthy
food. “As marcas da Latinex vão ajudar a companhia a se aproximar
de um público que busca opções saborosas, porém mais saudáveis. São marcas
diferenciadas e atraentes, com produtos que atendem, inclusive, ao exigente
público vegano. Todas têm grande potencial de crescimento e margens atrativas”,
explica Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e
Relações com Investidores da M. Dias Branco.
Theodozio destaca que a companhia atuará
para o crescimento acelerado da Latinex não apenas apoiando a empresa em
gestão, mas, principalmente, criando oportunidades de distribuição. “Nossas
marcas estão em todo o país, em locais em que os produtos da Latinex ainda não
chegaram. O potencial de ampliação de mercados é enorme”, afirma o executivo.
Fundada há cerca de dez anos pelo
empreendedor Eduardo Moraes, a Latinex iniciou sua trajetória como importadora
de snacks doces e
salgados. Em 2020, a empresa inaugurou uma nova planta industrial em São José
dos Pinhais, no Paraná, triplicando sua capacidade de produção.
Atualmente as marcas Fit Food (snacks doces e salgados,
macarrões, farinhas especiais e chocolates), Smart (temperos), Frontera
(tortillas de farinha de trigo e milho com inspiração mexicana) e Taste&Co
(maple syrup), são produzidas no Brasil na unidade industrial do Paraná. A
Latinex também importa da Inglaterra e distribui a marca de snacks de batata de
verdade Tyrrell´s. O portfólio conta com mais de 120 itens.
Nos últimos anos, a M. Dias Branco tem
dado passos importantes para entrar no mercado de alimentos voltados para
consumidores que buscam saudabilidade. Um bom exemplo é a linha de biscoitos
doces e salgados Adria Plus Life, lançada em 2017, e o lançamento, em 2021, de
uma linha de snacks
salgados assados de batata da marca Piraquê. Por meio do programa Germinar, que
busca parcerias com startups, a empresa realizou um aporte de capital na
Mandala Comidas Especiais, que oferece pratos saudáveis e livres de
alergênicos.
“A aquisição da Latinex vai acelerar
enormemente nossa evolução em um mercado que cresce de forma exponencial em
todo o mundo”, destaca Theodozio.
Fundada em 1953, em Fortaleza, a M. Dias
Branco é dona de marcas líderes de massas, biscoitos, farinhas e margarinas,
entre elas Piraquê, Vitarella, Adria, Fortaleza, Richester e Finna. O
crescimento da companhia ao longo dos anos ocorreu organicamente e, também, por
meio de aquisições.
“Uma das características da empresa é
respeitar a história das marcas adquiridas e o legado de seus fundadores. Esta
também será a filosofia em todo o processo de integração com a Latinex”,
finaliza Theodozio.
Sobre M. Dias Branco S. A.
Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A.
Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações
negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira
do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na
década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco
inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para
todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as
principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a
companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo,
margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de
chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos
e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no
ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos
diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores
importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do
Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas
iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14
indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de
moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo
os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração
vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a
farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais
produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente
instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas
marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos
os continentes.
Nenhum comentário