Nova fábrica da Bem Brasil Alimentos abrirá 300 vagas
Além das contratações, a empresa investe no desenvolvimento dos atuais colaboradores para assumirem novos desafios.
Fábrica da Bem Brasil Alimentos, em Perdizes
(MG) Divulgação |
A política de valorizar a “prata da
casa” já nasceu com a Bem Brasil Alimentos. Neste ano, quando a empresa
completa 15 anos e se prepara para abrir sua terceira unidade produtiva, no
município de Perdizes, no Triângulo Mineiro, não seria diferente. Com as obras
entrando em sua fase final, a companhia iniciou as contratações, que seguem a
linha Employee Value
Proposition (EVP) – ou proposta de valor ao empregado, em tradução
literal. Ao todo, são 300 empregos diretos na nova fábrica, entre áreas técnicas,
de gestão e operacionais.
Simplificadamente, a estratégia de EVP
significa oferecer oportunidades de desenvolvimento aos funcionários atuais,
por meio de melhoria da experiência no ambiente de trabalho, promoções e
investimentos em treinamentos e capacitações. Para aqueles que estão chegando,
é traçada uma jornada na companhia, para que se sintam acolhidos, preparados
para as funções e, ao mesmo tempo, engajados com a cultura e possam desenvolver
o sentido de pertencimento ao time.
De acordo com a gerente de Recursos
Humanos da Bem Brasil, Franciele Reis, cerca de 76% das oportunidades para a
nova linha foram fechadas com pessoal interno. “É um índice muito relevante e,
para nós, importante, pois o colaborador consegue vislumbrar um crescimento
dentro da empresa e possibilidades reais na sua carreira”, pontua.
Assim, a companhia seguirá uma dinâmica
de treinamentos e programas de desenvolvimento das pessoas para atuarem na
fábrica de Perdizes. “Serão mentorias técnicas e processos de coaching, para a formação de
profissionais para os cargos de liderança. Nossa aposta é no On the Job Training, ou
seja, oportunidades e capacitação dentro do local de trabalho, valorizando
líderes que vão ocupar cargos de supervisor, assim como quem estava no
operacional e vai para os cargos de liderança”, detalha.
Franciele acrescenta, no entanto, que
haverá contratação externamente, tanto para novos postos de trabalho, quanto
para ocupar as vagas daqueles que alcançaram uma promoção. “A Bem Brasil tem,
no seu DNA, a diretriz de valorização do profissional e de oferta de
oportunidades internamente. Mas também acredita na importância de buscar
pessoas de fora para promover uma oxigenação e ampliar a inovação. As duas
estratégias são complementares”, explica.
Nova planta
Hoje a Bem Brasil é
líder em vendas de batata pré-frita congelada no país e conta com duas
unidades, em Araxá (MG) e Perdizes. Após a inauguração da terceira planta,
conseguirá ampliar a atual capacidade produtiva da empresa de 250 mil toneladas
ao ano para mais de 500 mil. Na nova fábrica, além dos diversos formatos de
batata – canoa, palito, bolinha, cortada etc. –, será processada uma linha de
anéis de cebola pré-fritos congelados. A expectativa é de que a inauguração
aconteça no início de 2022. O total de empregos diretos passará de,
aproximadamente, 800 para 1.100.
O método de gestão via employer branding, adotado
pela companhia, tem sido cada vez mais utilizado em todo o mundo, a fim de
garantir a competitividade das marcas. O intuito é reter os talentos, reduzir a
rotatividade e ainda atrair os melhores profissionais, justamente pela
visibilidade dos pontos positivos de se trabalhar na empresa. Prova de que a
receita funciona é que a Bem Brasil acaba de receber, pelo segundo ano
consecutivo, o Prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar”, definido por meio de
avaliação conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), justamente
com os próprios colaboradores.
Sobre a Bem Brasil
Fabricante 100%
brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem
Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro.
Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a
de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram
mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em
vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de
250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens
voltados para food service
e varejo nacional.
Nenhum comentário