Semana de Trânsito: Excesso de velocidade é principal causa de colisões nas rodovias federais
Em meio às celebrações da Semana Nacional de Trânsito, entre 18 e 25 de setembro, uma informação alerta as entidades que atuam na segurança viária: o excesso de velocidade passou a ser a principal causa de colisões nas rodovias federais brasileiras. Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a pedido da Associação Mineira de Medicina de Tráfego (Ammetra) revela que, no primeiro semestre de 2021, dirigir em velocidade incompatível com a via foi a causa principal de colisões, com 3.467 ocorrências.
Nos anos
anteriores, a maior parte dos sinistros teve como causa principal a falta de
atenção do motorista na condução, com 25.031 casos em 2019 e 22.411, em 2020.
Nesses anos, o excesso de velocidade ocupava o terceiro lugar no ranking. “Esses dados revelam que, desde o início
da pandemia, as alterações na saúde mental e psicológica deixaram o motorista
brasileiro mais agressivo e imprudente. O excesso de velocidade, além de ser a
causa principal, também é um agente potencializador da letalidade dos sinistros
de trânsito, contribuindo para o aumento do número de mortes”,
analisa o diretor
científico da Ammetra, Alysson Coimbra.
Na avaliação
do especialista em Medicina do Tráfego, a mudança no perfil de acidentes também
é justificada pelo aumento do consumo de substâncias psicoativas por parte dos
motoristas. Conforme levantamento da Ammetra, feito com base em dados da PRF,
nos últimos dois anos, o número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito
de drogas praticamente dobrou nas rodovias federais brasileiras: em 2020 foram
aplicadas 1.872 multas, contra as 939 registradas em 2018. “Substâncias psicoativas causam
alterações no comportamento, consciência e capacidade de reação do motorista.
Também induzem a adoção de ações agressivas e imprudentes durante a condução
veicular, culminando em atos infracionais como dirigir em velocidade
incompatível, fazer ultrapassagens proibidas e desrespeitar as regras de
circulação no trânsito”, completa Coimbra.
Mais empatia
Para 2021,
o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a frase “No
trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O evento tem como objetivo
conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança viária. “O slogan para 2021 é adequado ao
momento atual em que vivemos. A segurança viária depende de todos nós. O brasileiro
precisa entender que nossa ação influencia a vida de todos os demais
integrantes do sistema nacional de trânsito. O respeito, a empatia e educação
devem ser regra, não exceção”, afirma o diretor da Ammetra.
Excesso de velocidade provocou 3.467 acidentes
em rodovias
federais no primeiro
semestre de 2021 (Foto: Adobe Stock)
Outras causas
No ranking
das principais causas de colisões de 2021, o excesso de velocidade é seguido
pela reação tardia do condutor, com 3.129 casos. Não manter a distância segura
do veículo da frente ocupa a terceira colocação, com 2.539 ocorrências, seguido
por acessar a via sem observar a presença de outros veículos, que provocou
2.464 acidentes. Tanto em 2019, quanto em 2020, a falta de atenção foi
seguida pela desobediência das regras de trânsito como o maior motivo para as
colisões.
Radares
Segundo o
diretor científico da Ammetra, o levantamento reforça a importância da
fiscalização eletrônica de velocidade nas rodovias. "A ONU estabeleceu a meta para até
2030 de reduzir pelo menos em 50% o número de veículos trafegando acima do
limite de velocidade e reduzir as lesões e mortes relacionadas à
velocidade. É preocupante as recentes alterações biopsicossociais dos
motoristas brasileiros, na medida em que comprometem a condução veicular segura.
Acreditamos que a revisão da periodicidade da avaliação psicológica dos
condutores seja uma das intervenções mais efetivas para mudar esse cenário em
curto prazo. Paralelamente precisamos de leis rígidas e de um Judiciário que
puna exemplarmente os infratores”, finaliza Coimbra.
Principais causas de colisões em rodovias federais no 1° Semestre de
2021
Velocidade
incompatível: 3.467 ocorrências
Reação tardia
ou ineficiente do condutor: 3.129 ocorrências
Deixar de
manter distância do veículo à frente: 2.539 ocorrências
Acessar a via
sem observar a presença de outros veículos: 2.464 ocorrências
Ausência de
reação do condutor: 2.298 ocorrências
Fonte:
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
O diretor científico da Ammetra Alysson Coimbra
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