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Startups LATAM: de US$937 milhões a US$13 bilhões em menos de cinco anos

 Relatório inédito destaca crescimento do volume de investimentos na região em mais de 13x. Dados reúnem informações de mercado do Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai.

São Paulo, 29 de setembro de 2021 - Até 2017, apenas duas startups detinham o posto de unicórnios latino-americanos: as argentinas Mercado Livre e Decolar e, em menos de cinco anos depois, 34 unicórnios já habitam as terras da América Latina.  As informações são do Relatório Sling Hub LATAM, que traz um panorama completo do ecossistema de startups na América Latina - e foi produzido pela plataforma de inteligência de dados brasileira.  Ao todo, o relatório contempla informações sobre 24.409 startups e 656 investidores.

Os volumes de investimento também impressionam, nos últimos cinco anos as startups latino-americanas receberam mais de US$36 bilhões de dólares. Os 10 maiores rounds captaram juntos US$14.1 bilhões de dólares - representando quase 40% do valor total. Ao todo, foram 5.175 rodadas de investimento, a maior parte delas focada em volumes menores: 48% dos rounds captaram valores até US$1 milhão de dólares, e 52% ocorreram com startups em estágio inicial (seed).

Os dados da Sling Hub apontam que o protagonismo argentino foi superado em 2018, quando em um único ano o Brasil produziu seus primeiros sete unicórnios (Ifood, 99, PagSeguro, Nubank, Arco Educação e Ascenty). Em 2020, o país recebeu mais  de 60% dos investimentos dedicados à América Latina, e hoje concentra 77% das startups e 60% dos unicórnios. 

O relatório apresenta ainda a distribuição de startups por setor, com destaque para as Fintechs. Cerca de 10% das startups da América Latina são Fintechs, seguido das Edtechs (6%) e Health Techs (6%). A análise também inclui o ranking dos maiores investidores da região. “Se olharmos especificamente para o ranking de investidores em unicórnios, oito dos quinze maiores investidores são americanos, mas a japonesa Softbank ocupa o primeiro lugar - a empresa investiu em 13 dos 34 unicórnios da América Latina”, destaca João Ventura, CEO da Sling Hub.

O Brasil também é o país mais ativo se considerarmos fusões e aquisições: 83% de todas as startups adquiridas na América Latina são brasileiras. O número de aquisições possivelmente baterá seu recorde em 2021. Foram 200 startups adquiridas em 2020, porém, até agosto deste ano, 195 startups latino-americanas já passaram por este processo. “A Magalu, é hoje a maior compradora de startups na América Latina, já adquiriu 25 empresas. É uma informação que só reforça a importância da Magalu no ecossistema brasileiro”, analisa Ventura. 

A produção do relatório só foi possível por conta da expansão da Sling Hub para cinco novos países: Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. A plataforma, que já captava os dados de negócios do Brasil e México, passa a cobrir 98% do ecossistema de startups no território Latino Americano, se estabelecendo como o maior player do setor.

“Nosso principal objetivo é ajudar grandes empresas e investidores a encontrarem startups. Por isso, a expansão será uma peça chave para cumprirmos nossa meta. A América Latina é hoje um dos principais mercados de startups no mundo, foram mais de 13 bilhões de dólares investidos só neste ano. Queremos oferecer todas as informações necessárias para fundamentar e até apresentar novos negócios aos investidores”, afirma Ventura.  Para atender ao público global, a plataforma Sling Hub é totalmente em inglês, com valores financeiros convertidos em dólares americanos.

Sobre a Sling Hub
A Sling Hub é a maior plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups da América Latina. São mais de 2.2 milhões de dados do Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai, e quase 25 mil startups cadastradas. Nossa missão é organizar informações sobre startups, investidores e corporações latino-americanas para facilitar a interação entre os players e gerar novos negócios.  

RELATÓRIO LANDSCAPE LATAM - SLING HUB

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