Últimas

Tempo médio para abertura de empresas no Brasil cai 18% desde o início do ano

Investimentos em soluções tecnológicas melhoram o ambiente de negócios nos estados

Priscilla du Preez - unsplash.com

Os estados brasileiros têm registrado, desde o começo do ano, uma expressiva evolução nos tempos médios para abertura de empresas. Os dados de agosto da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) mostram que o tempo médio de abertura de empresas no Brasil foi de 70 horas, queda de 18% na comparação com janeiro deste ano, quando o tempo médio total foi de 85 horas.

Entre os estados mais bem posicionados no ranking estão: Goiás (25 horas), Espírito Santo (29 horas), Sergipe (31 horas), Paraná (38 horas) e Rio Grande do Norte (39 horas).

Algo em comum entre os cinco estados com melhor performance de tempo é o uso da solução tecnológica SIGFácil, desenvolvida pela Vox Tecnologia, que integra as informações na Redesim de prefeituras, secretarias da fazenda, juntas comerciais, bombeiros, órgãos ambientais e sanitários, além de OAB e cartórios. 

Aliás, entre os 10 estados melhores ranqueados, sete são usuários da ferramenta SIGFácil, da Vox Tecnologia.

"Todo nosso esforço é focado na melhoria do ambiente de negócios nos estados, facilitando os processos de abertura e manutenção das atividades empresariais de quem quer empreender e gerar emprego e renda. A nossa tecnologia permite aos empreendedores um ambiente digital simplificado. Assim, o empresário pode destinar mais tempo e energia apenas na evolução do seu empreendimento", comenta James Matos, diretor da Vox Tecnologia.

 

Melhorias constantes

 

Com objetivo de aprimorar, ainda mais, a ferramenta SIGFácil, a Vox tecnologia implementou o novo módulo de análise automática de nome de empresas, uma forma de simplificar o ambiente de negócios. Com essa funcionalidade , no momento em que o empresário preenche a consulta prévia, o sistema já aponta se o nome escolhido está liberado pelas regras de colidência e de composição. 

Outra novidade do SIGFácil é a assinatura avançada, que permite ao  empreendedor assinar  documentos eletronicamente  a partir de sua  conta no site gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física, regulamentado pelo decreto 10.543, de 13/11/2020.

Nenhum comentário