Vendas de Dia das Crianças devem crescer 3%
Brinquedos e eletrônicos devem ser os setores mais procurados; Data será termômetro para vendas do fim de ano
Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP
Divulgação
Considerada a terceira data mais
importante para o varejo nacional, o Dia das Crianças deve movimentar as vendas
do comércio de São Paulo. Segundo o levantamento realizado pela FCDLESP
(Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com
participação das principais CDLs do Estado, o aumento deve ficar em 3%.
No ano passado, mesmo com a pandemia, as
vendas de Dia das Crianças apresentaram um aumento significativo em relação ao
ano de 2019. Grande parte desse aumento foi impulsionado pelo e-commerce.
Neste ano, com o fim das restrições no comércio, os lojistas estimam que o maior
volume de vendas deve ficar com as lojas físicas.
Cenário das vendas
No comércio físico, cerca de 70% dos
lojistas estimam que os shoppings receberão a maior parte dos consumidores. O
setor de brinquedos deve ser o mais procurado e, na sequência, eletrônicos e
vestuário.
Por ser tradicional para o varejo, a
FCDLESP aponta que, diferentemente das outras datas sazonais, o perfil do
consumidor é constituído também por familiares e parentes, que têm o costume de
presentear nesse período, o que gera boas expectativas para o balanço final do
semestre.
Dentro do atual momento do varejo, os
comerciantes afirmam que o Dia das Crianças tem potencial para alavancar as
vendas, mas os lojistas podem colaborar com esse cenário. Para eles, descontos,
promoções e facilidade nas formas de pagamento são aliados. Além disso,
alimentar e investir nas estratégias do ambiente digital colabora para o
crescimento da demanda.
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