Aquecimento global: saiba mais detalhes e seus impactos
O aquecimento global é um assunto constantemente discutido pela sociedade, tendo em vista os riscos e prejuízos que vem trazendo para a humanidade e para o ecossistema nos últimos anos.
Não é de hoje que o ser humano agride o planeta Terra para buscar recursos que beneficiem a ele próprio. No entanto, tudo o que foi feito e continua sendo praticado por algumas pessoas e empresas trouxeram consequências graves para o planeta.
Temos assistido constantemente a catástrofes naturais e sinais claros de desequilíbrio ambiental, como calor excessivo, derretimentos, tempestades, terremotos e tsunamis.
Esses acontecimentos são demonstrações claras de que muita coisa não vai bem por aqui e o principal causador de tudo isso é o aquecimento global, que na verdade é uma consequência do modo como o homem vem lidando com os recursos naturais.
Infelizmente, mesmo diante de todos esses fatos, algumas pessoas e até mesmo figuras públicas se negam a acreditar no problema. No entanto, ele existe e está cada vez pior.
Pensando na importância dessa pauta, vamos explicar o conceito de aquecimento global, por que ele é importante dentro dos vestibulares, quais são suas características e os impactos ambientais que vem trazendo. Confira!
Mas, o que é o aquecimento global?
Aquecimento global é a mudança de temperatura que está ocorrendo na atmosfera terrestre e nos oceanos. Tem-se acumulado uma grande quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, e ela bloqueia o calor do sol.
Consequentemente, o calor fica preso na superfície terrestre e a temperatura média da Terra aumenta. Por conta disso, muitas empresas especializadas em arquitetura para colégios e outros projetos estão em busca de alternativas que preservem o meio ambiente.
Podemos dizer que o nosso planeta está cada vez mais quente, e isso exige que as pessoas prestem mais atenção ao efeito estufa, pois apesar de ser um fenômeno natural, ele pode ser agravado pelo desmatamento e pela poluição.
Além de ser um tema muito importante para conscientização das pessoas, o aquecimento global é tema recorrente nos vestibulares, concursos públicos e em exames como o Enem.
A função do vestibular é testar o conhecimento dos alunos, assim como no caso da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Entretanto, essas avaliações também cumprem um papel social, que é justamente estimular as pessoas a entenderem assuntos valiosos como este.
O aquecimento global precisa ser de compreensão de todos, pois é dessa forma que a sociedade é capaz de investir em ações com o objetivo de reverter o quadro.
Por conta disso, é fundamental que qualquer pessoa que for realizar esse tipo de prova compreenda os vários aspectos que englobam o aquecimento da Terra.
Características destas mudanças climáticas
Uma das características do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa que, apesar de ser um processo fundamental para a vida na Terra, tornou-se mais intenso e por esse motivo está mais difícil manter uma temperatura habitável nela.
Muitas organizações, como uma empresa de alimentação escolar, têm procurado investir em ações que reduzem os impactos no efeito estufa.
Isso acontece porque o aumento das emissões de gases relacionados aos fenômenos naturais e às ações humanas, como o desmatamento, estão provocando o desequilíbrio energético do sistema.
O aquecimento da baixa atmosfera acaba por aumentar a temperatura dentro do planeta, e com isso surge o aquecimento global, que se tornou um dos maiores problemas e traz efeitos catastróficos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.
Toda a radiação da luz do Sol é absorvida pelos gases da atmosfera, que emitem de volta para a superfície a radiação infravermelha, o que intensifica o clima na Terra.
A radiação solar interage com os gases e forma a radiação infravermelha, que chamamos de gases de efeito estufa. Mas, ao contrário do que muitos pensam, suas consequências não se limitam apenas ao aquecimento da Terra.
Esse tema deve ser abordado por uma escola particular infantil e durante toda a vida escolar das pessoas. Por conta dos malefícios causados, todo cidadão precisa se conscientizar sobre esse problema.
Além de deixar a Terra mais quente, o aquecimento global resulta em outras implicações ambientais de grande proporção.
Quais são os impactos do aquecimento global?
Há anos os países e a sociedade como um todo têm colocado em pauta os prejuízos do aquecimento global para o meio ambiente e para a saúde do próprio ser humano.
Infelizmente, as consequências dessa situação não são mais apenas uma previsão, mas uma realidade que a humanidade está convivendo diariamente.
Por essa razão, uma escola particular ensino fundamental, assim como um colégio público, empresas, governos e ONGs estão em busca da conscientização das pessoas a respeito do problema.
A primeira consequência é o aumento médio da temperatura no planeta, que vem subindo anualmente. Em países tropicais, como o Brasil, o verão está muito mais intenso e começando muito mais cedo do que o previsto.
De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), uma entidade científica focada no assunto, o século XX foi muito mais quente do que todos os outros, desde o fim do período glacial.
No último século, a entidade registrou um aumento de 0,7° C na temperatura terrestre, e as previsões para o século 21 são de um aumento de 4° C em escala global.
Falando dessa maneira pode parecer muito pouco, mas é o suficiente para agredir diversas vidas na Terra. Por conta disso, muitas empresas do setor procuram por alternativas como estufa agrícola climatizada.
Para se ter uma ideia do estrago, um aumento de 2° C é o suficiente para extinguir praticamente todos os recifes de corais, 16% das espécies de plantas e aumentar consideravelmente o nível do mar, em consequência do derretimento de geleiras.
De acordo com o IPCC, é necessário que a humanidade adote medidas rápidas para limitar esse aquecimento em 1,5°C. Entre as principais preocupações relacionadas ao aquecimento global estão:
Perda da biodiversidade;
Prejuízos severos à agricultura;
Incêndios;
Secas;
Perda de territórios.
Assim, diversas empresas, como um fabricante de mochila feminina personalizada, estão em busca de maneiras de reduzir as emissões de Dióxido de Carbono. Segundo o IPCC, essa redução precisa ser de 45% até 2030.
Além disso, é necessário alterar consideravelmente as fontes energéticas e de uso da terra, utilizar tecnologias para remoção de CO2 da atmosfera e mudar os processos produtivos nas indústrias.
Quanto às pessoas, é papel de cada um mudar o seu estilo de vida, reduzindo o consumo, o desperdício de alimentos e investindo em transportes menos poluentes.
Adotar medidas sustentáveis, tanto na impressão de livros quanto em outras necessidades do dia a dia, ajuda a reduzir impactos problemáticos para o meio ambiente.
O principal impacto do aquecimento global é um aumento da intensidade de eventos climáticos extremos, como furacões, secas, enchentes e tempestades.
O fenômeno El Niño, que costuma ocorrer a cada 5 ou 7 anos, será muito mais recorrente, provocando secas severas no norte e nordeste do Brasil e chuvas intensas na região sudeste.
O clima no Alasca também está sendo profundamente afetado, e os especialistas apontam que as tempestades podem triplicar, o que aumenta o risco de deslizamento de terra e incêndios florestais.
O nível do mar deve subir entre 18 e 59 cm até o final do século XXI, levando ao desaparecimento de ilhas e até países. Uma elevação de 50 cm no Oceano Atlântico pode reduzir as praias do norte e nordeste do Brasil em 100 metros.
Desde o ano 1900, o Ártico perdeu 7% de sua superfície de gelo, nos próximos anos, a Terra pode perder ainda mais parte do seu gelo, tanto no Ártico quanto na Antártica.
Se a Groenlândia, por exemplo, perder toda a sua camada de gelo, pode aumentar 7 metros do nível do mar, trazendo prejuízos ainda mais drásticos para as gerações futuras e para as espécies de vida na Terra.
Devido às mudanças no regime de chuvas, as partes áridas do planeta podem se tornar ainda mais secas, além da diminuição dos rios, levando à escassez de água potável.
É por esse motivo que muitas empresas, como aquelas que fazem impressão de apostilas, estão investindo em recursos, como a reciclagem de papel, para reduzir os problemas hídricos que já estamos enfrentando.
Se houver uma diminuição dos estoques de água nas geleiras e na cobertura de neve, muitas partes do planeta não terão acesso à água potável, levando ao colapso várias nações.
Conclusão
Cuidar do planeta Terra é papel de todos nós, e entender os efeitos do aquecimento global é importante não apenas para prestar exames e vestibulares, mas também para que possamos entender o preço que a humanidade vai pagar por isso.
A Terra é o único local em que podemos viver no momento, por isso, precisamos conservá-la e manter todas as suas espécies protegidas. Afinal, somos parte do meio ambiente e sofremos as consequências junto com ele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário