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Como automatizar processos?



Os processos dentro de uma empresa exibem uma forma de trabalho necessária para que haja uma entrega ao cliente. 

No entanto, dentro de grande parte dos negócios essas ações e suas metodologias podem trazer menores resultados, pedindo então por uma automação.

A automação pode ser definida como uma maneira de deixar máquinas e tecnologias fazerem trabalhos considerados repetitivos, quase sempre realizados por humanos.

O mais interessantes dessa prática dentro de empresas de impermeabilização de estofados de carros é que o processo automatizado é viabilizado em situações onde a atuação de pessoas se faz dispensável, podendo gerar uma importante produtividade.

Para submeter sua empresa a essa mudança, no entanto, é preciso primeiramente compreender toda a estrutura de trabalho, e saber em que pontos ela pode ser melhorada.

Sendo assim, preciso reconhecer quais tecnologias podem ser colocadas neste espaço, além de preparar as equipes de trabalho de uma empresa de jardinagem e paisagismo para essa mudança, que com certeza será altamente estrutural.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre a automação de processos, sobretudo as formas de viabilizar essa mudança na empresa e os benefícios que ela traz. 

A notoriedade da automatização de processos

A automação de processos é uma das principais mudanças a serem feitas dentro das empresas nos dias de hoje.

De modo a auxiliar as equipes internas a melhorarem suas formas de trabalho, trazendo resultados cada vez mais significativos ao negócio.

Entretanto, antes mesmo de entrarmos dentro do que consiste uma automação, é importante olharmos para a evolução do mercado, e sobretudo das formas de atuação.

Por exemplo, uma empresa de desengraxante industrial, assim que foi criada, há mais de décadas, tinha um modus operandi específico, que foi moldado e concretizado por seus funcionários a partir de materiais e formas de processos que faziam sentido na época.

No entanto, com o passar do tempo, o surgimento de algumas tecnologias provocou uma mudança nas maneiras de trabalhar, quase sempre facilitando aquele trabalho feito.

Um caso que indica a presença das tecnologias dentro das empresas são os computadores, que surgiram nesses espaços para facilitar trabalhos feitos manualmente, melhorando e até mesmo tornando mais rápido o dia a dia de pessoas que se envolviam nesses setores.

Entretanto, em relação à automação, foi possível considerar uma presença praticamente nula de envolvimento humano, ainda que seja para teclar ou ativar alguma máquina.

Para colocar em prática essa mudança dentro de qualquer tipo de negócio, foi preciso entender que alguns pontos de trabalho poderiam ser facilmente substituídos por máquinas e tecnologias. Estes podem ser vistos como trabalhos estritamente manuais e contínuos.

Alguns dos principais exemplos em relação a isso são: verificações, ativações, anotações. Todo e qualquer processo que não precise de um rigor imaginativo e criativo, apenas focando em uma atividade que tenha um início, meio e fim bem delimitado.

Dessa forma, podemos dizer que a automação dentro das empresas de manutenção em portão pode trazer uma produtividade alta para as equipes, principalmente, em meio às entregas para cliente, que com certeza passaram a ser muito mais rápidas.

Neste sentido, pensar na automação nada mais é do que entender as formas de trabalho dentro de um negócio, e saber exatamente onde é possível retirar um foco humano para que seja incorporada uma tecnologia, podendo, ainda, melhorar outras áreas e setores.

Afinal, aquele funcionário de uma confecção de uniformes que sai de um trabalho manual e altamente automatizável, pode se atentar a outros lugares com demandas importantes.

Os privilégios concedidos que ela agrega

Ao entendermos mais sobre a automação de processos, fica fácil saber que não são poucas as mudanças que podem ser oferecidas dentro de uma empresa, em muitos casos, indo além de uma maior produtividade das equipes.

Dessa forma, vamos entender nos pontos a seguir alguns benefícios que podem ser notados dentro dessas empresas, e que podem impulsionar, inclusive, as entregas aos clientes e o reconhecimento da situação dentro de uma companhia.

Menos chances de erros

Por meio de ferramentas próprias para trabalhar processos manuais, a automação que acontece dentro da empresa consegue permitir muito menos erros do que ocorreria se houvesse uma pessoa envolvida, tendo como principal ponto a imperfeição humana.

Geralmente, os processos que são automatizados passam a ter a participação de máquinas ou computadores, programados para exibir o mínimo ou até mesmo nenhum problema.

Para qualquer tipo de empresa esse ponto é mais do que satisfatório, pois traz ao negócio de aventais coloridos menores chances de custos extras, de atraso em entregas e até mesmo de atendimento ao cliente que sai errado, uma preocupação nos dias de hoje.

Correções em tempo real

Em uma situação onde um erro aconteça, por exemplo, em meio a um processo de envio de produtos, que transita em setores de distribuição de cargas, envio para caminhões e entregas a clientes, algumas correções podem ser feitas rapidamente por meio tecnológico.

Isso acontece porque quase sempre os processos automatizados exibem sistemas, que são comandos para entender toda a situação onde estão sendo utilizados por humanos.

Com isso, o erro que aparece pode ser facilmente visualizado, localizado e modificado, muito antes que possa vir a trazer algum tipo de problema para a empresa, e muito menos ainda aos seus clientes que compraram uma mesa escritório branca.

Comunicação entre setores

A comunicação entre setores é um dos pontos que mais agrega mudanças positivas com a presença de um processo automatizado. 

Portanto, para entendermos isso, basta olharmos para a organização dentro de uma grande fábrica, onde cada setor é essencial para uma entrega.

Novamente a visualização por meio de sistemas consegue agregar pontos positivos, fazendo com que todos os envolvidos na empresa possam trabalhar juntos e entendendo cada uma de suas atividades, estando então em plena comunicação ativa.

Isso ajuda tanto na maneira como problemas podem ser rapidamente resolvidos entre colaboradores de áreas diferentes, quanto em situações de compreensão das atividades.

De que maneira fazer essa mudança?

Apesar de benéfica e extremamente importante, a automação de processos dentro de um negócio jamais pode ser feita sem a mínima atenção de profissionais ligados à direção desta organização de trabalho.

Afinal, são modificações praticamente estruturais, que podem ter alguns pontos de importância para a forma como os funcionários trabalham, e até nas entregas ao cliente.

Por isso, separamos abaixo alguns pontos que devem ser considerados neste sentido, auxiliando todos que estão envolvidos, de forma natural e potente. 

  1. Reconhecer os pontos de melhoria

Antes de qualquer tipo de mudança, é necessário reconhecer onde se faz necessária uma melhoria a partir de processos de automação. 

Para tal, se faz importante mapear toda a organização de trabalho dentro de uma empresa de revelação de fotos.

Isso vai proporcionar um reconhecimento por parte dos tomadores de decisões e também uma melhor compreensão de que setores e cargos poderão ser modificados.

  1. Escolher as ferramentas necessárias

A escolha das ferramentas que serão utilizadas no processo de automação determinam todos os bons resultados que serão incorporados à empresa.

Tendo em vista que essas tecnologias vão de fato entrar dentro de um negócio para melhorar as atividades.

Nessa situação, o melhor a apostar é na personalização, seja de ferramentas ou de sistemas, que possam entender o próprio processo da empresa.

  1. Pense na qualidade para o cliente

Jamais pense apenas na forma como tudo pode melhorar para sua empresa. 

O resultado do trabalho interno que é entregue ao seu cliente deve ser o principal ponto de interesse, tendo em vista que isso vai trazer a melhor solução e produtividade possível.

  1. Providenciar capacitações internas

Os treinamentos são essenciais dentro das empresas, afinal, toda a forma de trabalho que os funcionários estão acostumados vai ser mudada, e tudo isso precisa ser bem assistido por pessoas capacitadas, se possível contratadas ou determinadas exclusivamente tal.

Em meio a isso pode ser fazer interessante:

  • Cursos;

  • Palestras;

  • Acompanhamentos;

  • Métricas a serem alcançadas.

Tudo isso vai ajudar durante essa transição, trazendo um conforto maior para os profissionais envolvidos nessa nova forma de trabalho.

Além de proporcionar para a empresa um acompanhamento saudável de algo que tem grande significado estrutural.

Considerações finais 

A automação de processos é vista como uma das mais rentáveis e positivas soluções dentro de empresas.

De modo a retirar pessoas de atividades repetitivas, que podem claramente ser feitas por equipamentos e tecnologias diversas.

Porém, para que essa transformação aconteça da melhor forma possível, é preciso submeter equipes a uma imersão, identificando os pontos de mudanças e colocando dentro da empresa projetos de transição, viabilizados por acompanhamentos e treinamentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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