Como gerar lead B2B?
O mercado B2B é um dos mais desafiadores e interessantes de se trabalhar, isso porque, diferente daquele tipo de consumidor mais comum, envolvido pela emoção e por vezes fazendo uma compra de forma rápida, os clientes desse tipo requisitam muito mais.
Agora, se o consumidor desse mercado já exige muito das empresas que tentam se aproximar dele, com o lead essa situação não poderia ser menos envolvente.
Afinal, esse potencial cliente, conquistado por meio de estratégias tão específicas quanto aquelas que potencializam seus resultados, estão muito mais interessados em provas e aconselhamentos que de fato apontem para a prioridade de uma compra de serviços.
Caso seja aquilo que imaginou, o tomador de decisão de uma empresa de torre de iluminação LED poderá facilitar que uma venda seja feita, trazendo benefícios.
No texto a seguir vamos entender mais sobre o que é o lead B2B, de que maneira começar a busca por esses contatos de forma prática,
Além das potencialidades de uso desses prospects em relação a uma venda dentro de um negócio de administração de obra.
O que são leads B2B?
Os leads são considerados aqueles consumidores em potencial, ou seja, clientes que ainda não fizeram nenhum tipo de ação de compra com uma empresa, mas que se encaixam em todas as determinações do público-alvo da marca, considerados então importantes.
A captação desses leads acontece a partir de estratégias feitas pelas equipes de marketing de um negócio de nobreak bateria externa dentro dos canais e situações devidas.
Agora, quando falamos de um lead B2B, estamos nos referindo a um tipo de cliente completamente diferente daquele que compra em uma loja de roupas ou vai até um posto de gasolina encher o tanque do seu veículo, neste caso, o lead é uma empresa.
Isso porque o mercado B2B, uma sigla que representa a frase ‘Business to Business’, ou em português, ‘Negócios para Negócios’, trabalha justamente com vendas entre empresas.
Por exemplo, é o caso de uma loja de brindes para empresas, que tem como foco a venda de seus produtos apenas para fábricas dentro de uma cidade.
Dessa forma, podemos dizer que ela atua dentro de um mercado B2B, e que seu lead é do mesmo ramo.
Outra popular forma de venda para empresas se faz por meio de serviços, quase sempre com o intuito de melhorar a produtividade de funcionários ou até mesmo os resultados.
Entretanto, as principais diferenças em relação a um mercado tradicional, onde nós mesmos somos os consumidores, não se faz apenas neste sentido do que oferecer.
Também é possível notar a mudança de cenário quando olhamos para toda a forma de contrato.
Em primeiro lugar, essas vendas acontecem de forma muito mais lenta, tendo em vista que envolvem uma série de decisões, que precisam ser cada vez mais certas de resultados.
Um segundo ponto é o valor dos contratos de trabalho entre uma empresa e outra, que costumam ser mais vantajosos, em relação ao retorno financeiro.
Por fim, temos o próprio cliente, representado por profissionais de ponta, preparados para indagar e questionar.
Sendo assim, o lead de uma empresa de limpeza de cadeiras de escritório que trabalha em um mercado B2B é muito mais complicado de se conquistar à primeira vista, o que também acontece no convencimento, em meio à transformação para um consumidor nato.
Não é à toa que dentro dessa modalidade de atuação, existem algumas formas, tanto para captação de leads, quanto para o tratamento dessa rede de contatos.
Como gerar esse tipo de lead?
A seguir vamos mostrar as formas mais eficazes de gerar o lead, ou seja, de começar a ir atrás de seus potenciais clientes, antes mesmo de tentar convencê-los.
Ter essa lista de empresas que podem ser consumidoras do que seu negócio oferece é a forma mais interessante de se trabalhar dentro do mercado.
Tendo em vista que toda essa delimitação agrega maiores oportunidades para que um negócio seja de fato fechado.
Confira, abaixo, os tópicos que vão ajudar a sua empresa de coberturas de policarbonato retrátil a trabalhar e conseguir os melhores leads.
Delimite o seu tipo de cliente
O primeiro passo na conquista do lead ideal para a sua empresa é a partir da segmentação e da organização em grupos, daquelas empresas que são ou não interessantes para você.
Isso porque nem todo negócio pode ter um interesse no serviço ou produto que a sua empresa oferece, e saber separar ‘o joio do trigo’ pode poupar tempo e facilitar o trabalho.
Para começar, busque por meio de filtros que delimitam a sua própria atuação, como o caso da área, do tipo de oferta, a localidade onde atua e até mesmo um segmento de mercado.
Faça buscas por empresas com esse perfil
A partir da descoberta do seu tipo de cliente, por meio das características conquistadas no tópico acima, é hora de partir para a busca das empresas que se encaixam nesse perfil.
Uma forma interessante de procurar por isso é pela internet, ou até mesmo por levantamentos de espaços como sindicatos, grupos de trabalho e instituições profissionais.
Encontre os tomadores de decisões das empresas
Por meio dessa busca inicial, é possível que você entre em contato com nomes dentro dessas companhias de cadeira jantar moderna que possam dar mais informações.
No entanto, é necessário que você tenha um tipo de ligação com aqueles que são considerados os tomadores de decisões, aquelas pessoas com alto poder dentro do negócio, que são capazes de decidir pela companhia a compra ou não de um serviço.
Ainda que você possa entrar em contato com outras pessoas, é com esse profissional que você vai tratar até o fim de um possível processo, sendo este, o lead mais ideal.
Faça um primeiro contato
É importante fazer um primeiro contato com esses leads, principalmente, para que eles possam se transformar oficialmente em um, tendo então um interesse pela empresa.
Eles poderão ter acesso ao que a companhia apresenta, mas sobretudo entender que seu negócio pode ser uma possível opção para algum problema que eles possuem.
Formas de trabalhar com essa informação
Agora que você já conquistou esses leads, o trabalho não pode parar, é preciso saber como utilizar esses contatos em favor da sua empresa, desenvolvendo principalmente o interesse deles em relação ao que seu negócio de elevador de carga pequeno oferece.
Por meio do passo a passo a seguir é possível chegar em um bom resultado, ou seja, uma compra feita pelo lead, que então, passa a ser oficialmente um cliente.
Promoção de eventos
É importante procurar situações onde você possa oferecer oficialmente os serviços da sua empresa para o cliente, e quanto a isso, nada melhor do que eventos e ações promocionais, moldadas especialmente para esse tipo de lead, com tudo o que ele deseja.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é, sem dúvida, uma das formas mais interessantes de trabalhar o interesse do lead.
Esse tipo de estratégia atua chamando esse cliente à empresa, a partir de pontos que são pontualmente tratado dentro de canais de comunicação, como:
Blogs;
Redes Sociais;
Newsletters;
Landing pages.
É importante seguir uma forma de comunicação que privilegie todas as características próprias de um consumidor, como as informações que ele deseja encontrar, a maneira de conversas, os pontos onde ele deseja ser convencido, dentre outras formas de atração.
Faça uma consultoria gratuita
Trabalhar com o mercado B2B pede que empresas atuem não como vendedoras de seus produtos e serviços.
Mas, sobretudo, como consultoras, entendendo e se aprofundando nos problemas dos clientes, buscando ao máximo a localização de suas dores.
Isso é importante para que o lead entenda que há uma compreensão do que eles precisam, de que forma o negócio pode resolver algo, sempre com atenção ao que é pedido.
Utilize os clientes que já possui
Não hesite em utilizar os clientes que sua empresa já trabalha na hora de convencer os leads.
Aliás, esse tipo de estratégia pode fazer com que se crie uma confiança, além de um certo respaldo, principalmente, se o negócio for importante dentro do setor.
Considerações finais
Os leads B2B são de longe os mais específicos e personalizados que você pode encontrar no mercado.
Afinal, se trata do negócio de empresas entre empresas, onde os clientes em potencial são tomadores de decisões, atentos às propostas e à resolução de suas dores.
Nesse sentido, tão importante quanto procurar e gerar esses leads, por meio de estratégias de ações diferenciadas, é necessário saber como tratá-los, para que então se tornem os clientes tão esperados pelas empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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