Como utilizar os recursos do LinkedIn em suas estratégias digitais
Ederson Dé Manoel*
Em um mundo altamente
conectado, as mídias sociais têm papel fundamental. Para o bem ou para o mal. A
diferença está no uso das ferramentas com inteligência e critério. E também na
escolha da melhor opção de rede social para os interesses envolvidos.
Neste ambiente de redes
sociais, uma alternativa bem interessante é o LinkedIn, a maior rede social
para negócios do mundo. Diferente do que muitos acreditam, ele não serve apenas
para a busca de emprego e divulgação de currículos. Na verdade, seu objetivo
primordial é criar conexões entre pessoas e, a partir disso, gerar
oportunidades de relacionamentos profissionais e negócios entre empresas.
A ferramenta oferece a
possibilidade de expor ideias, conhecimentos, pesquisas, tutoriais,
compartilhar dicas e tendências de mercado, sendo bastante útil para pessoas e
empresas que queiram construir autoridade diante seu público-alvo inserido na
plataforma.
Além de perfis
pessoais, o LinkedIn permite a criação de páginas corporativas, para contar a
história da empresa, novidades sobre produtos e serviços, aproximá-la de seus
consumidores e publicar vagas de emprego.
Assim, seja qual for o
objetivo empresarial, o LinkedIn é claramente um canal relevante e que pode
gerar bons resultados já no curto prazo. Veja baixo:
8 sugestões para
impulsionar sua estratégia digital com o uso do Linkedin
Os principais objetivos
de empresas que investem nessa plataforma são gerar leads, nutri-los,
disponibilizar conteúdo relevante e criar boas oportunidades de negócios.
Para alcançar essas
metas, cujos desafios são muitos e grandes, a elaboração de um plano eficaz e
que impulsione os resultados se baseia em:
1 – Construir autoridade
O LinkedIn é um
instrumento incrível para quem quer construir uma imagem de autoridade. Mais
direcionado e focado, o conteúdo oferecido costuma ser de alta qualidade e
refinado.
Esse aspecto da rede
influencia de forma positiva, ajudando as pessoas, empresas ou marcas a se
tornarem referências de autoridade.
O objetivo do perfil
pessoal é apresentar projetos e habilidades, agregar informações da carreira
profissional e estruturar, a partir daí, a autoridade. Já a página empresarial
visa a expandir os negócios e divulgá-los. Na página da empresa, é importante
conter todas as informações que geram credibilidade, todas as novidades e
serviços oferecidos. Com todos esses itens estruturados, ganha-se espaço e
reconhecimento.
2 – Criar rede de
contatos
Para ter um bom alcance
é preciso ter contatos, seguidores, ou seja, rede de conexões. Mais importante
que a quantidade, é a qualidade das suas conexões.
É preciso trabalhar
para aumentar a lista, conectando-se com quem pode trazer vantagens,
proporcionar parcerias e fazer o seu empreendimento crescer, como pessoas que
são referência e que podem somar e agregar valor ao negócio.
O importante é
aproveitar a porta que se abriu e criar oportunidades que serão benéficas a
todos.
3 – Oferecer conteúdo
de qualidade
Disponibilizar
conteúdos de qualidade para seus seguidores é primordial, tanto para atrair
possíveis clientes e conquistar novos seguidores, como para a construção da
autoridade.
Pode-se compartilhar
links externos, artigos criados no próprio LinkedIn, compartilhar conteúdos
interessantes que viu em outros lugares. O crucial é sempre manter a página
atualizada, com uma frequência de postagens organizada e regular.
4 – Integrar grupos de
discussões
Os grupos no LinkedIn
proporcionam muitas vantagens. Um grupo fechado é um excelente local para
propagar temas relevantes, responder perguntas, esclarecer dúvidas e procurar
entender bem o que se passa na mente de seguidores de nichos específicos.
Uma dica interessante é
aproveitar e criar redes de contatos, já que os grupos possuem pessoas com
interesses que se unem para discutir assuntos pertinentes a elas.
5 – Buscar ser visto
No LinkedIn, é possível
firmar um contato direto com uma pessoa ou empresa com quem se quer estreitar
um relacionamento. Portanto, deve-se publicar materiais de interesse na página
da empresa, no perfil pessoal, e republicar conteúdos que são relevantes. Dessa
forma, a timeline do perfil pessoal ou empresarial estará mais ativa e será
mais acessada.
Segundo dados do ReTargeter.com,
a taxa de conversão no LinkedIn é 277% mais eficaz para empresas que no
Facebook ou Twitter.
6 – Usar ferramenta de
Pesquisa Avançada
Um dos grandes
benefícios de usar o LinkedIn é a oportunidade de fazer buscas sobre um
profissional ou empresa, utilizando filtro que permitem encontrar públicos ou
pessoas de segmentos exclusivos, únicos, por categorias, como empresa, cargo,
especialização, influenciadores, mercado, etc.
Quem utilizar a conta
Premium, pode ainda explorar recursos especiais, como o envio de mensagem
direta para o organizador de contatos, busca com resultados expandidos, entre
outras vantagens.
7 – Anunciar
O LinkedIn Ads é uma
ótima ferramenta para anunciar, por conta da grande audiência e segmentação
precisa. Ele permite que você estratifique seus anúncios baseados nas
informações disponíveis dos seguidores, tais como função, títulos, nível de
experiência, tamanho da empresa, entre outras.
8 – Analisar os
resultados
O LinkedIn oferece
ferramentas de análise que acompanham a interação dos seguidores, o que auxilia
na produção de novos conteúdos direcionados. Com elas, é possível observar as
melhores métricas, mensurar informações e os dados mais relevantes para traçar
suas estratégias.
*Ederson Dé Manoel é
Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em
Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente
dedica-se à projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos
de Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue,
Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, entre outros.
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