Leandro Sobrinho, empreendedor e apaixonado por gestão
Leandro começou a
empreender aos 22 anos, em 2008, e chegou a ter mais de 20 franquias, entre
elas óticas, bolsas e acessórios femininos, choperias e ser master franqueado
de uma rede de cursos profissionalizantes até 2019. Em paralelo, se preparou
com cursos no mercado imobiliário americano e em 2017 começou seus primeiros
investimentos nos EUA.
Quando começou seu
primeiro negócio, uma choperia, aos 22 anos de idade, terminando o último ano
de Faculdade de Direito, ele não entendia nada desse negócio, desde a
composição de um prato, compras, funcionários e tudo mais que esse
empreendimento demanda. Mas ele sabia aonde queria chegar e com muita pesquisa
criou um direcionamento de como as coisas deveriam ser. Eram 15 horas de
trabalho sem folga por um bom tempo até as coisas engrenarem.
Passando por todos os
setores de um restaurante, começou a entender como tudo funcionava, e então
criou um modelo de gestão. Conforme o faturamento foi aumentando, contratou profissionais
para agregarem conhecimento, como uma nutricionista, um comprador, gerente de
vendas, chef de
cozinha, chef de
bar. E é justamente a partir do gerenciamento de pessoas que começam os
desafios da gestão e onde muitos empreendedores perdem o controle. Quando se
coloca profissionais para gerenciar determinados segmentos do negócio, é
preciso criar indicadores para acompanhar o desempenho das funções. Delegar não
é abandonar, é gerar mais tempo para pensar em novas oportunidades.
Um ano após comprar seu
restaurante, optou por adquirir uma franquia de óculos em shoppings, e dessa
forma, partir para novo ramo exigiu adaptação, mas ainda trilhada pelo mesmo
conceito de gestão, conhecer, delegar e acompanhar indicadores.
Já com esse novo
negócio, fez uma reserva de área com a franqueadora, que o permitia, dentro de
um prazo determinado, abrir novas unidades. Em paralelo, procurou novos
negócios e foi para o ramo de franquias de bolsas femininas e na sequência
escolas profissionalizantes.
A partir daí, começou a
desenvolver o projeto de um negócio nos Estados Unidos, uma mudança que fazia
parte de uma meta pessoal, um novo desafio, mas que demandou muito planejamento
e preparo financeiro, pois empreender nos EUA exige uma curva de aprendizagem
cultural e técnica.
Hoje, morando nos EUA,
Leandro conseguiu adaptar seu modelo de gestão que iniciou em um restaurante e
chegou a uma empresa de investimentos e incorporadora de imóveis. Atuando na
Florida com foco no público americano, neste ano já conta mais de 12 polos de
construção em andamento, com expectativa de gerar mais de 2 mil empregos
indiretos e meta de dobrar o faturamento nos próximos dois anos.
*Para mais informações,
acesse www.raiseinvestor.com ou pelo
Instagram raise.investidor
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