Covid-19 e a saúde mental do estudante: a pandemia silenciosa
Por Christophe Aniel, Chefe Global de
Mobilidade Estudantil Internacional do Grupo Allianz Partners
Após quase dois anos de desafios e
aprendizagem à distância devido ao COVID-19, o novo ano letivo começa com um
renovado sentimento de otimismo. A taxa de vacinação na Europa atingiu um marco
importante de 70%, um passo crucial para garantir o retorno seguro das aulas
presenciais. Juntamente com outras medidas de proteção, esta será nossa melhor
defesa contra novas restrições no ensino superior.
À medida que as fronteiras
internacionais se abrem, também estamos vendo o retorno da mobilidade
estudantil internacional. O renascimento do setor está sendo alimentado pela
demanda reprimida de estudantes que colocaram seus planos de estudos
internacionais em espera por um tempo e agora estão ansiosos para desfrutar de
uma experiência de imersão no exterior com todos os benefícios culturais,
acadêmicos e sociais que isso acarreta.
Embora o vírus não tenha diminuído o
desejo de estudar no exterior, a pandemia está transformando a forma como os
alunos planejam e se preparam nestes tempos incertos. Antes de embarcar em uma
viagem de estudos no exterior, os alunos querem se certificar de que estão
preparados para o ressurgimento do vírus com cobertura de saúde abrangente,
consultas de telemedicina e uma variedade de apoios de bem-estar. É claro que,
além da ameaça de bloqueios futuros, os alunos que procuram estudar no exterior
estão preocupados com sua saúde geral e bem-estar.
Também estou muito atento aos impactos
contínuos do COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. Embora essa
tenha sido uma preocupação crescente para administradores de faculdades, a
pandemia do COVID-19 exacerbou os problemas de saúde mental entre as populações
de estudantes vulneráveis. 46% da geração Z (idades entre 18-25) estão
preocupados em sofrer de problemas de saúde mental (estresse, depressão e
esgotamento), de acordo com nossa última pesquisa* que teve como objetivo
lançar luz sobre a saúde mental dos jovens no contexto de a pandemia.
No início da pandemia, quando os
bloqueios foram impostos em todo o mundo, os estudantes universitários
relataram que se sentiam deprimidos, isolados, estressados, ansiosos e
desinteressados. Esta imagem sombria do estado mental dos jovens vai contra a
noção popular de que "a faculdade são os melhores quatro anos da sua
vida". Em circunstâncias normais, o caminho do ensino superior está
repleto de oportunidades; conhecer novas pessoas, participar de clubes e
sociedades, buscar o crescimento pessoal e alcançar objetivos acadêmicos. No
entanto, também pode ser uma fonte de enorme estresse e ansiedade.
Para muitos alunos, o retorno ao
"normal" é um ajuste de vida que requer apoios adicionais. Alguns
foram afetados negativamente por experiências traumáticas, como luto,
isolamento social, perda de rotina, bem como aumento do custo de vida e
incerteza sobre seu futuro. À luz dos efeitos persistentes do COVID-19 no
bem-estar mental dos alunos, é importante que os alunos tenham acesso a
tratamento precoce e apoio psicológico adaptado às suas necessidades, seja
apoio entre pares, módulos online de saúde mental ou presencial, com
aconselhamento face a face. Os serviços de apoio à saúde mental podem ser ainda
mais importantes para os alunos que estudam no exterior, que não têm acesso às
suas redes de apoio habituais.
Outro dado interessante de nossa
pesquisa mostrou que 55% da Geração Z (idades de 18-25) tem alto interesse em
usar soluções digitais de saúde mental, com 29% da Geração Z relatando já ter
usado serviços de e-terapia (incluindo 15% antes a pandemia). Outros 27% confirmaram
que pensariam em usar a e-terapia no futuro. Isso sublinha a importância de
fornecer apoios de saúde mental em formatos diversos e acessíveis que reduzam
as barreiras à procura de ajuda.
Uma das maneiras pelas quais os jovens
estão assumindo o controle proativo de sua saúde é usando tecnologias vestíveis
e inteligentes para monitorar uma variedade de indicadores de saúde. Embora
esses dispositivos sejam usados predominantemente para monitorar atividades
físicas e frequência cardíaca, há uma expectativa clara entre os consumidores
de que mais recursos estarão disponíveis em seus dispositivos conectados no
futuro - nossa pesquisa mostra que 29% da Geração Z usaria um dispositivo
vestível para monitorar seu estado emocional.
Ao promover uma cultura de bem-estar
mental e emocional no ensino superior, garantimos que todos os alunos tenham
acesso aos apoios de que precisam para prosperar, causamos um impacto positivo
na qualidade de vida dos alunos e retemos alunos que podem estar em risco de
desistência.
Esperançosamente, esta pandemia servirá
como um alerta para enfrentar a escala da crise de saúde mental no setor de
ensino superior. Este ano, mais do que qualquer outro, precisamos garantir que
o bem-estar do aluno seja colocado no centro da questão.
* Customer Lab Research - pesquisa do
segundo trimestre de 2021 com 11 mil consumidores no México, Tailândia, Suíça,
Áustria e Cingapura e incluindo questões relacionadas aos novos comportamentos
emergentes do COVID.
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